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Pirelli define gama macia de pneus para GP de Las Vegas

Com estreia do GP de Las Vegas, Pirelli tenta se adaptar a novidade no calendário e define a gama macia de pneus

A Fórmula 1 retorna aos Estados Unidos, agora para disputar a terceira prova no país durante a temporada 2023. A categoria vai visitar Las Vegas, depois de ter passado por Miami e Austin.

Em outro momento da história da categoria, a F1 realizou dois GPs em Las Vegas (1981 e 1982), com provas que foram disputadas no estacionamento do Ceasars Palace – o evento na época também teve este nome.

A prova será mais uma corrida noturna, sendo disputada em um traçado de rua. Para a prova que acontece neste fim de semana, a Pirelli optou por fornecer a gama macia de pneus. Composição que também foi escolhida para as provas no Azerbaijão e Singapura outros dois circuitos de rua que fazem parte do calendário.

Os competidores vão trabalhar portanto com os pneus: C3 (faixa branca – duro), C4 (faixa amarela – médios) e C5 (faixa vermelha – macios). Com esses compostos os pilotos vão se sentir mais seguros em testar os limites do traçado, pois vão contar com mais aderência.

“Selecionamos o trio de compostos mais macios para este fim de semana: C3, C4 e C5, que devem garantir uma boa aderência. As pressões mínimas dos pneus devem ser de 27 psi na frente e 24,5 psi na traseira, devido às baixas temperaturas esperadas, bem como ao traçado da pista. Em condições frias, a diferença entre as pressões dos pneus frios e as pressões normais de funcionamento é bastante reduzida – por isso, quando o carro está em movimento, a pressão dos pneus aumentará muito menos do que em outros circuitos devido às baixas temperaturas do asfalto. Como resultado, pensamos que as pressões de operação ainda serão mais baixas do que em outros circuitos que são difíceis para os pneus, como Baku, por exemplo”, disse Mario Isola da Pirelli.

Pneus escolhidos para o GP de Las Vegas – Foto: reprodução Pirelli

No horário local, as sessões vão ocorrer bem tarde. Nos EUA, o primeiro treino livre será realizado na quinta-feira às 20h30, enquanto o TL2 terá início a meia noite. No Brasil, as atividades serão realizadas na madrugada de sexta-feira, com o TL1 programado para a 1h30, enquanto TL2 começa às 5h. A corrida será disputada na noite de Nevada, às 22h, pegando um ‘horário nobre’, mas para os brasileiros a largada está programada para as 3h do dia 19.

O circuito que receberá este evento conta com 17 curvas e três retas, além de duas zonas de DRS. A velocidade máxima estimada está na casa de 342 km/h. O circuito é bem estreito, fácil de cometer erros e se os competidores não tomarem cuidado, o regime de bandeira vermelha e o Safety Car podem aparecer ao longo da prova.

“Será também um grande desafio técnico tanto para as equipas como para nós, à medida que avançamos para esta corrida sem referências reais, além da simulação. Ninguém jamais guiou no circuito de Las Vegas de 6,12 quilômetros antes, que só perde para Spa em termos de extensão total este ano, caracterizado por três retas e 17 curvas. A superfície será uma mistura do asfalto habitual das ruas, além de outras partes que foram totalmente asfaltadas para a ocasião; adicionando outro elemento desconhecido. Não haverá corridas de apoio e a pista será aberta novamente ao tráfego durante longos períodos do dia, o que significa que a superfície não irá emborrachar como de costume e proporcionará melhor aderência”, comentou Mario Isola da Pirelli.

Foram avaliadas cerca de 30 layouts diferentes para formar o traçado que receberá a F1 a partir deste ano em Las Vegas.

“Esperamos que os carros tenham níveis bastante baixos de downforce, semelhantes a Baku ou Monza: atingir uma alta velocidade máxima será a chave para ser competitivo. Todas as sessões acontecerão à noite, com temperaturas ambientes e de pista incomuns para um fim de semana de corrida; mais semelhantes aos encontrados quando os testes de pré-temporada aconteciam na Europa. Essas longas retas também dificultam o aquecimento dos pneus na qualificação, além de mantê-los na janela certa: o mesmo desafio visto em Baku, que provavelmente será mais pronunciado em Las Vegas”, seguiu.

A farofa está garantida, nas últimas semanas a Fórmula 1 fez questão de promover o evento, na busca de realizar um grande evento em Las Vegas. Shows são esperados para os dias que a categoria estará em Nevada, aproveitando a áurea da cidade do pecado.

Programação – Horários do GP de Las Vegas 2023 – Foto: Ale Ranieri / Boletim do Paddock
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Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

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