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Pérez lidera TL2 no COTA, atividade é encerrada com grid bem misturado

O TL2 inverteu a situação, se a Mercedes sobrou no TL1, a segunda atividade mostrou um grid mais misturado. A Red Bull assumiu a liderança da sessão com Sergio Pérez, o mexicano anotou 1m34s946, enquanto Lando Norris encaixou uma boa volta rápida com os pneus macios e ficou com a segunda posição.

A dupla da Mercedes apareceu na terceira posição com Lewis Hamilton que anotou 1m35s310, separado por 0s364 de Pérez. No entanto, a dupla do time alemão encontrou pista livre para fazer algumas voltas rápidas, antes de partir para a simulação de corrida, desta forma, Valtteri Bottas ficou com o quarto lugar. O finlandês focou bastante no trabalho para verificar a durabilidade dos pneus médios

Certamente a disputa no GP dos Estados Unidos promete, principalmente com a Mercedes já informando a troca do motor a combustão usado por Valtteri Bottas.

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Restou para a Red Bull treinar a simulação de corrida pois Max Verstappen não encontrou pista livre para aferir uma volta rápida com os pneus macios. O holandês foi apenas o sexto colocado nesta sessão.

Daniel Ricciardo mostrou uma recuperação com o trabalho feito no TL2, a McLaren focou com o australiano os treinos com os pneus macios. Ricciardo fechou a atividade no quinto lugar. Lance Stroll colocou a Aston Martin em sexto, superando Charles Leclerc com a Ferrari, que ficou com o sétimo lugar.

Carlos Sainz foi o nono colocado com a Ferrari, ao final da atividade o espanhol bateu em uma zebra e pediu para a equipe realizar uma verificação do carro quando retornasse para os boxes. Antonio Giovinazzi completou o top-10 com a Alfa Romeo, se mantendo em mais uma sessão de treinos livres entre os dez primeiros.

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Quando a atividade começou, a temperatura na pista estava na casa dos 37°C, com 29°C no ambiente. As temperaturas tinham subido desde a realização do TL1.

Com o circuito liberado, rapidamente os pilotos passaram a ocupar a pista, neste momento grande parte do grid estava focada nos trabalhos com os pneus médios – faixa amarela.

Aos poucos os primeiros tempos foram aferidos, Lance Stroll anotou 1m37s446 em sua primeira passagem, o piloto da Aston Martin estava com os compostos médios instalados. Após completar a primeira passagem, Pérez superou a dupla da Mercedes, com o mexicano anotando 1m35s883, enquanto Bottas estava com a segunda posição depois de anotar 1m35s887. Verstappen encaixou o carro na terceira posição com 1m35s914, superando Hamilton que tinha 1m35s919.

Logo, Norris reclamou de algo solto no carro, próximo ao capacete, desta forma o piloto precisou retornar para os boxes. Enquanto isso, Daniel Ricciardo representava a McLaren na pista, mas ele estava testando os pneus macios, tentando melhorar a sua performance.

Max Verstappen e Lewis Hamilton se enfrentavam na pista como se fosse corrida, os pilotos brigaram por espaço na pista.  

A atividade seguiu e após quinze minutos de sessão, os dez primeiros eram: Pérez, Bottas, Verstappen, Hamilton, Norris, Sainz, Leclerc, Ricciardo, Vettel e Stroll. Entre os dez primeiros, apenas Ricciardo estava com os pneus macios – faixa vermelha. Norris pode retornar para a pista depois e passou a ocupar a quinta posição. Enquanto Russell era o único piloto sem tempo aferido até este momento.

Os pilotos estavam fazendo diversas reclamações sobre coisas soltas no carro, mas também dos seus capacetes. Na primeira atividade, Giovinazzi informou que o capacete estava se levantando, enquanto Mazepin no TL2 informou sobre o vento que entreva em seu casco.

As equipes estavam investindo nas simulações de corrida, antes de fazer uma breve parada nos boxes para usar outros pneus. Stroll usou um conjunto de pneus macios, quando substituiu os compostos médios, desta forma o canadense saltou brevemente para a ponta da tabela de tempos, anotando 1m35s561.

Como as equipes foram mudando para os pneus macios, uma nova sequência de voltas rápidas ocorria no circuito. Bottas retomou a liderança anotando 1m35s360, com Leclerc levando o carro da Ferrari para a terceira posição com 1m35s572.

Os 30 primeiros minutos de atividade foram concluídos e os dez primeiros eram: Pérez, Bottas, Ricciardo, Stroll, Leclerc, Verstappen, Hamilton, Sainz, Giovinazzi e Ocon. Norris aproveitou o bom desempenho de Ricciardo para assumir a segunda posição anotando 1m35s203.

Com a pista movimentada, Verstappen encontrava dificuldade para lidar com o trânsito e encontrar um espaço para abrir uma volta rápida, desta forma o holandês retornou para os boxes. Nos últimos minutos, as equipes preparavam os carros para a simulação de corrida, desta forma os pilotos estavam focados em verificar a durabilidade dos pneus, começando pelos macios, antes de reinstalar os médios.

Por ser um horário próximo ao que a corrida será disputada, os times tinham que investir nos treinos em modo de simulação de corrida.

Verstappen retornou para o circuito nos últimos 20 minutos, trabalhando com os pneus médios. O mexicano e o holandês da Red Bull aproveitaram a saída do pit-lane para investir nos testes de largada

Em voltas de simulação de corrida, os tempos passavam de 1m41s. Os pilotos estavam dando atenção aos pneus médios nas voltas finais, passando dos sete giros com este tipo de composto. Ocon, Vettel e Mazepin eram os únicos que estavam trabalhando com os compostos duros – faixa branca.

Na curva 19, Alonso escapou na pista com a parte traseira, depois de tocar na zebra, o carro saiu e bateu a asa traseira na barreira de contenção. O espanhol retornou para os boxes pouco depois, pois ele estava próximo do pit-lane, mas o seu Alpine estava cheio de brita e com danos na asa.

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Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

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