ColunistasFórmula 1Post

Para mais uma Sprint em São Paulo, Pirelli aposta outra vez na gama intermediária de pneus

Com possibilidade de chuva para o fim de semana, times podem lidar com uma ligeira bagunça pelo grid

A Fórmula 1 disputará neste fim de semana o GP de São Paulo, atuando como a penúltima etapa do calendário de 2022.

O campeão está decidido, Max Verstappen conquistou o título, assim como a Red Bull superou a Ferrari para obter o título no mundial de construtores.

Para o time austríaco, a forma como eles gerenciaram os pneus neste ano, garantiu uma soberania na pista à Max Verstappen, além disso, a equipe austríaca foi a que melhor soube lidar com as estratégias e a forma que uma corrida pode ser dinâmica, enquanto muitos times apostaram em abordagens mais conservadoras.

Neste final de temporada a Mercedes apareceu e tem buscado um bom resultado na pista, mas é equipe perdeu a chance de ter uma prova melhor no México, pois foi muito conservadora em sua estratégia. Instantes antes da largada, Lewis Hamilton percebeu que a aposta da Mercedes foi ruim, principalmente com os adversários começando a corrida com os pneus macios.

A Pirelli escolheu os pneus intermediários da gama para o GP de São Paulo – Foto: reprodução Pirelli

Para o GP do Brasil a Pirelli definiu os pneus da gama Intermediária, assim como foi a aposta para o GP dos Estados Unidos e México. A fornecedora de pneus foi mais uma vez na zona de segurança.

A grande diferença fica por conta da distribuição dos compostos, pois como o GP do Brasil receberá a terceira Sprint do ano, os competidores vão trabalhar apenas com doze compostos. Cada piloto conta com dois jogos de pneus duros (C2 – faixa branca), quatro jogos de pneus médios (C3 – faixa amarela) e seis jogos de pneus macios (C5 – faixa vermelha).

A Pirelli segue o que foi praticado no Brasil durante a prova da temporada passada, onde forneceu a gama intermediária. Em 2019, os competidores trabalharam com os pneus mais duros da gama.

Neste início de semana existe a previsão de que choverá nos três dias do evento, podendo afetar as sessões. Se a chuva invadir interlagos, os pilotos terão a atenção voltada aos compostos de chuva extrema e os intermediários.

LEIA MAIS: Estratégias e os pneus usados durante a Sprint e o GP de São Paulo

Interlagos conta com um microclima, desta forma, é muito comum ver outros pontos da cidade sofrendo com a chuva e ela não chegando nem próximo de Interlagos, mas a situação inversa também pode ocorrer. O clima em São Paulo anda instável nos últimos dias, a primavera na cidade neste ano é marcada pelas baixas temperaturas e por muita chuva.

Com a chuva, é difícil construir a aderência no traçado, os pilotos enfrentam mais vezes a pista verde, atrapalhando a evolução do traçado. Interlagos é um circuito curto, veloz, sinuoso e traiçoeiro na chuva. A pista é bem desafiadora, além disso, também conta com o ar rarefeito.

A prova é executada no sentido anti-horário. Por ser um traçado curto, os pilotos tentam resolver as coisas rapidamente, mas podem lidar com um tráfego intenso. Os times então precisam avaliar e escolher o melhor momento para deixar os boxes e não estragar os pneus.

Desclassificado e punido, Lewis Hamilton deu show em Interlagos e venceu a prova de 2021 – Foto: reprodução Mercedes

Por conta da prova Sprint, a classificação no formato Q1, Q2 e Q3 será disputada na sexta-feira, enquanto a corrida de 100 km acontece no sábado.

O Safety Car também precisa ser considerado na estratégia das equipes, pois ele é bem comum neste traçado. Novamente com duas largadas neste ano, os pilotos precisam de uma maior atenção. A reta de largada que encerra no “S” do Senna, é um trecho complicado na primeira volta, por conta da proximidade entre os carros.

Os pneus são bem exigidos, pois a pista tem curvas inclinadas, que aumentam a carga nos pneus. Eles trabalham intensamente por toda a volta, as retas são curtas e existem vários trechos sinuosos.

Lewis Hamilton foi desclassificado e começou a Sprint do final do pelotão. Usando os pneus médios o piloto terminou a prova no quinto lugar. Valtteri Bottas que guiava pela Mercedes venceu a Sprint. Para a prova que aconteceu no sábado, os pilotos trabalharam com os pneus médios e macios, em uma boa variedade de estratégias pelo grid.

No GP de São Paulo de 2021, os pilotos usaram como estratégia principal duas paradas – Foto: reprodução Pirelli

Com a punição para o domingo o inglês iniciou a corrida da décima posição e fez mais uma prova de recuperação e rapidamente se aproximou de Max Verstappen. Como o inglês e o holandês disputavam o título, ponto por ponto, era importante para Hamilton obter um bom resultado no Brasil. Com a escolha de duas paradas como a estratégia principal, Hamilton venceu a prova no domingo.

Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo