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Para mais uma edição do GP de Mônaco, Pirelli aposta na gama mais macia de pneus

A chuva é esperada para o fim de semana do GP de Mônaco. Novo compostos de chuva extrema da Pirelli será levado para o evento

Depois do cancelamento do GP da Emilia-Romagna, a Fórmula 1 parte para Mônaco. Essa deveria ser a segunda corrida de uma rodada tripla, mas a prova no Principado vai marcar o retorno da categoria após o GP de Miami.

Outra vez a Pirelli seleciona os pneus mais macios da sua gama para oferecer aos competidores. Desta forma, estão disponíveis para a prova de Mônaco os pneus C3 (faixa branca – duro), C4 (faixa amarela – médio) e C5 (faixa vermelha – macio).

Pirelli escolhe os pneus da gama mais macia para usar durante o GP de Mônaco. Chuva pode aparecer durante o evento – Foto: reprodução Pirelli

Este traçado tem a menor velocidade média de volta de todo o Campeonato, ela fica em torno de 150 km/h. Por conta das curvas e do potencial de evolução do asfalto neste traçado, os pneus da gama mais macia se torna a mais indicada para trabalhar neste traçado.

No início das atividades no Principado é possível notar a baixa aderência, mas com os carros circulando ao longo do fim de semana, o emborrachamento é construído, colaborando para melhorar a performance dos competidores. Esse é um traçado muito técnico, que os pilotos precisam passar bem próximos dos muros de contenção que delimitam o traçado para obter o melhor tempo. Encostar no muro, além de provocar um dano a suspensão do carro, também pode gerar um furo no pneu, eliminando um conjunto de compostos daquele competidor.

Os compostos mais macios fornecem mais aderência aos competidores. Quando o piloto acaba escorregando pela pista, isso pode gerar granulação na superfície dos pneus, prejudicando mais ainda o seu desempenho. Monte Carlo pode ser resumida como uma pista de rua com voltas lentas e asfalto pouco abrasivo.

Para a preparação da corrida nesta pista, os times precisam levar em consideração os altos níveis de downforce.

O traçado não oferece muito espaço para as ultrapassagens, desta forma se classificar bem é importante, mas contar com uma boa estratégia e saber o momento exato de parar, também acaba influenciando no resultado. A parada obrigatória pode acontecer no momento estipulado pela equipe ou ser determinado pela entrada do Safety Car.

Mônaco é um circuito muito conhecido pelos times, afinal, o traçado icônico já recebeu a Fórmula 1 68 vezes. Os times preparam os carros para ter uma performance melhor nas curvas de média e baixa velocidade. Fazer uma boa classificação em Mônaco também colabora para o resultado da corrida, pois esse traçado conta com poucas oportunidades de ultrapassagem para os carros de F1.

O traçado é estreito, mas os carros de F1 cresceram muito com o passar dos tempos. A Fórmula E consegue fazer uma corrida bem dinâmica no traçado, mas os pilotos de Fórmula 1 não conseguem fazer muitos milagres ao longo da prova.

O tráfego é intenso durante os treinos livres e classificação, fazendo alguns pilotos ficarem irados ao perder a chance de registrar um bom tempo na tabela. Na classificação é importante garantir rapidamente uma marca, pois ela pode livrar o piloto de uma eliminação, principalmente se uma bandeira vermelha surgir próximo do encerramento de algumas das fases que compõem a classificação.

O início da corrida do ano passado foi marco pela chuva. Esse foi um fator que mexeu nas estratégias, com o erro cometido pela Ferrari, Charles Leclerc que liderava a corrida, terminou a prova apenas no quarto lugar. Sergio Pérez venceu em Mônaco, acompanhado por Carlos Sainz e Max Verstappen. O espanhol da Ferrari esperou um melhor momento para trocar os seus pneus, se encaminhando para os boxes apenas no momento que era possível abandonar os pneus de chuva, para instalar os compostos de pista seca – sem passar pelos intermediários como muitos fizeram.

Estratégias trabalhadas durante o GP de Mônaco de 2023 – Foto: reprodução Pirelli

Com a pista seca a estratégia de uma parada geralmente é a mais trabalhada, mas no ano passado três trocas foram realizadas por conta do piso molhado. Porém, se a chuva lavar o traçado tirando o seu emborrachamento, é possível que os pneus apresentem uma degradação um pouco maior ao longo da prova.

Os novos pneus de chuva extrema que não precisam da manta térmica deveriam realizar a sua estreia na Emilia-Romagna, mas com o cancelamento da prova eles serão levados para o GP de Mônaco.

Neste começo da semana é possível imaginar que os pneus de chuva serão trabalhados ao longo do evento, pois a previsão aponta chuva em Mônaco a partir da quarta-feira. Vamos acompanhar para ver se alguma mudança acontecerá até que as atividades da Fórmula 1 sejam iniciadas no traçado.

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Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

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