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Regras para a 16ª Temporada – 2019

Este documento tem por objetivo regulamentar o conjunto de regras a serem seguidas na temporada 2019.

Tais regras foram coletadas durante 2018 e alinhadas pelos pilotos em dezembro do mesmo ano, entrando em vigor a partir de janeiro/2019.

lllll 1. Datas das Provas & Pistas

As provas ocorrerão no 2º Sábado do mês salvo problemas de disponibilidade com o kartódromo.

Caso o sábado caia em um final de semana prolongado, a corrida será realizada no sábado anterior ou posterior.

As corridas serão realizadas conforme o Calendário.

O Calendário do ano subsequente será enviado para o grupo até 1º de dezembro para conhecimento, avaliação, questionamentos e ajustes de todos devendo ser concluído até 31 de dezembro. Reclamações a partir do primeiro dia do ano referente ao Calendário não serão aceitas.

Constarão justificativas no quadro do Calendário quando qualquer corrida não estiver marcada para o 2º Sábado.

Independente do clima (garoa, chuva, sol, vento, furacão, tsunamis e erupções vulcânicas), as provas serão disputadas normalmente, mesmo em pistas abertas salvo em caso de proibição por parte da direção da pista.

As datas das corridas podem sofrer alterações de acordo com a disponibilidade da pista ou da maioria dos pilotos ativos. Para melhores informações sobre as datas, checar o Calendário.

As alterações no Calendário por parte dos pilotos deverão seguir as seguintes regras:

• As solicitações para alteração de datas deverão ser feitas no período entre a corrida anterior e 14 dias de antecedência da corrida em questão;

• A data pode ser alterada para o sábado anterior ou posterior à data original.

• O piloto que solicitar a prorrogação da data não precisa se manifestar abertamente aos outros pilotos, porém deve se dirigir ao coordenador do campeonato.

• Os votantes não precisarão ter seus votos individuais divulgados. O coordenador deverá se comprometer em manter cada voto em sigilo quando assim for solicitado.

• O coordenador deverá divulgar o resultado final sete dias antes da data original da corrida.

Os pilotos que não votarem terão seus votos considerados favoráveis à alteração da data, não cabendo recurso após a divulgação do resultado.

Porém cabe a solicitação de uma nova prorrogação desde que esta ocorra no mesmo mês e em tempo hábil.

A data só será alterada com a aprovação de 100% dos pilotos considerados ativos. Pilotos ativos são pilotos que correm a mais de um ano e não possuem faltas expressivas no campeonato corrente.

O piloto solicitante fica com a responsabilidade de remarcar a corrida.

Atrasos não serão tolerados. O atrasado deve tentar entrar na bateria se a direção permitir. Cabe aos presentes informar a direção sobre a entrada tardia de um integrante no intuito de facilitar sua entrada. O atrasado largará no final do grid caso este atraso influencie no início da corrida e/ou forma.

A pista escolhida para a final terá prioridade caso haja alguma lacuna no calendário.
O agendamento das baterias continua sob responsabilidade do coordenador, porém os Chefes de Equipe devem auxiliar na chamada em suas respectivas equipes. Cada equipe possuirá um grupo de WhatsApp para comunicação. Também será utilizada a fanpage no Facebook para informar sobre o evento.
O campeonato conta com duas categorias nomeadas como OsKarteiro Master (OKM) e OsKarteiro Light (OKL) com pontuação, grid, e posição de pilotos independentes. As categorias correrão em baterias separadas, porém em caso de não fechamento da pista, poderão correr na mesma bateria caso a pista permita a quantidade total de pilotos. Caso contrário, a categoria que não tiver quórum suficiente correrá com bateria aberta ou ainda as vagas faltantes poderão ser compradas.
As baterias poderão ser em horário não sequenciais, pois dependerá de disponibilidade de horário da pista. Preferencialmente, haverá uma janela de 30 minutos entre as baterias para que os presentes possam acompanhar as baterias em sua plenitude.
O início das baterias será alternado. Nos meses ímpares, a Light correrá na primeira bateria e a Master na segunda. Nos meses pares a Master correrá na primeira bateria e a Light na segunda.

CALENDÁRIO Clique no link

lllll 2. PONTUAÇÃO

Os pilotos receberão a seguinte pontuação de acordo com seu posicionamento final em cada prova:

01º – 20 pontos
02º – 18 pontos
03º – 16 pontos
04º – 14 pontos
05º – 13 pontos
06º – 12 pontos
07º – 11 pontos
08º – 10 pontos
09º – 09 pontos
10º – 09 pontos
11º – 08 pontos
12º – 08 pontos
13º – 07 pontos
14º – 07 pontos
15º – 06 pontos
16º – 06 pontos
17º – 06 pontos
18º – 05 pontos
19º – 05 pontos
20º – 05 pontos
Demais Posições – 05 pontos

Melhor Volta: 1 ponto.
Piloto sem camiseta: Menos 2 pontos.
Piloto ausente no briefing: Menos 1 ponto.
Bandeira Preta ou Desclassificação: o piloto fica com pontos zerados e não pode utilizar descarte.
Aos pilotos ausentes, vide regra #6

Cada categoria (Master e Light) terão pontos individuais, ou seja, os pontos dos pilotos ou das equipes de uma categoria não influenciarão na pontuação da outra.

O piloto que não comparecer ao briefing, será descontado 1 ponto.

Demais descontos de pontos de pilotos e equipes, vide regras #3 e #12

A corrida com pior resultado, seja por pontos ou falta será descartada. Essa regra limita-se a uma corrida.

lllll 3. FAIR PLAY E IDADE MÍNIMA

Caso o piloto haja de forma antidesportiva, este será avaliado pelos demais pilotos envolvidos para que seja definida sua permanência ou não no campeonato através de voto, o qual poderá ser aberto ou fechado. A decisão se dará pela maioria dos votos. Em caso de empate, será feito um sorteio entre os votos.

Quando possível pela organização do kartódromo, serão aplicados 5 segundos de penalização a cada bandeira de advertência ou o tempo que for possível tecnicamente.

Quando a pista tiver somente corredores nossos, fica estabelecida a idade mínima de 16 ou comprovação de habilidade.

O Diretor de Prova será informado para cumprir as regras de segurança de forma extrema, penalizando a partir de toques onde ‘não foi possível frear’. Portanto, pense antes de realizar uma manobra forçando por dentro e espalhando seu oponente ‘sem querer’.

lllll 4. INSCRIÇÃO E GRID DE LARGADA

lll CATEGORIA LIGHT

A largada de cada prova ocorrerá em ordem invertida ao resultado do campeonato, exceto na primeira corrida do ano por não haverem resultados a serem tomados como base.

Novos pilotos largarão no final do grid tendo prioridade de largar mais à frente quem se registrou primeiro na corrida em questão.

Se não for aplicável, o mais pesado larga na frente.

Veteranos que não correram no campeonato corrente a partir de fevereiro, largam do final do grid pois ainda não ingressaram efetivamente no campeonato.

Pilotos que não desejarem largar em suas posições originais, poderão requisitar a alteração com até 24 horas de antecedência. Sua nova posição será 10 vezes a original. Por exemplo, um rookie que não desejar largar da pole, será movido para posição 11.

Pilotos com ausência na corrida anterior, perderão o benefício de largar na frente, largando nas últimas posições. Após o retorno do piloto, a penalidade de grid só será aplicada novamente em caso de nova falta.

Não fechando a pista, os participantes de fora correrão à nossa frente ou se o grupo preferir, pagamos a diferença das posições em aberto ou ainda realizaremos a classificação normalmente.

Pilotos que se atrasarem para entrar na pista ficarão à mercê da organização do kartódromo podendo ou não correr.

Caso as duas categorias corram na mesma bateria, a Light largará no pelotão de trás, com distância de duas filas as separando.

O grid será definido com aqueles que confirmarem presença e pagamento até a quinta-feira, 9 dias antes da corrida. Aqueles que confirmarem entre a sexta-feira (8 dias de antecedência) e a quinta-feira (2 dias antes da corrida) após a divulgação do grid definitivo, largarão nas últimas posições da sua categoria conforme sua posição no campeonato também de forma invertida. Aqueles que confirmarem na sexta-feira antes da corrida ou mesmo no sábado, largarão atrás da categoria Light independente da sua posição no grid. Não haverá pré agendamento.
O pagamento deve ser realizado na conta do organizador ou a quem este designar por motivo de logística.


Categoria MASTER

A largada de cada prova ocorrerá em definição por TOMADA DE TEMPO.
Não fechando a pista, a tomada de tempo se mantém.
Pilotos que se atrasarem para entrar na pista ficarão à mercê da organização do kartódromo podendo ou não correr.
Caso as duas categorias corram na mesma bateria, a Light largará no pelotão de trás, com distância de duas filas as separando. A posição de largada da Master se mantém mediante aos tempos se classificação.

INSCRIÇÃO, GRID DE LARGADA E PÓDIO – DISPOSIÇÕES GERAIS

É obrigatória o uso da camiseta para entrar em uma equipe no início da temporada. Sempre que um piloto entrar em tempo hábil para aquisição e confecção, este entrará na equipe com menor frequência ou membros ou pontos, ficando a critério da Diretoria.
Haverá sorteio de karts realizado por nossa própria organização.
Haverá uma sequência de karts a serem utilizados caso o piloto troque de kart.
A tomada de tempo será definida por aqueles que confirmarem presença e pagamento até a quinta-feira, 9 dias antes da corrida. Aqueles que confirmarem entre a sexta-feira (8 dias de antecedência) e a quinta-feira (2 dias antes da corrida), largarão nas últimas posições da sua categoria conforme sua posição no campeonato de forma invertida. Aqueles que confirmarem na sexta-feira antes da corrida ou mesmo no sábado, largarão atrás dos primeiros punidos. Não haverá pré agendamento.


Caso, por qualquer motivo, um piloto seja removido do grid e não possa voltar à sua posição original, por exemplo, sendo obrigado a largar dos boxes ou do fim do grid por penalidade ou regra do kartódromo, seu lugar original deve permanecer vazio.
O pódio só será formado por pilotos devidamente uniformizados com a camiseta de sua equipe, preferencialmente de macacão. Caso este já não tenha vindo, é liberado o uso da camiseta de um companheiro de equipe. Caso este insista a estar no pódio sem camiseta, será penalizado com menos 2 pontos na etapa.

lllll 5. NOVOS PILOTOS

Ao piloto que entrar no decorrer do campeonato, não receberá pontuação referente a corridas passadas. O mesmo correrá na categoria OK Light. Este não pontuará se entrar após o mês de agosto.

lllll 6. AUSÊNCIA

O piloto que comparecer no momento da corrida e tiver algum impedimento (acidente, indisposição, etc.) receberá os pontos imediatamente abaixo do último colocado da sua categoria. Caso esse valor de referência seja 1, este receberá 1 ponto.

Um piloto nunca terá seus pontos zerados exceto exemplos citados no item 3.

A saída de um piloto durante o campeonato não altera os pontos dos demais envolvidos.

Caso o piloto pague e não compareça, o valor será devolvido, exceto para o caso onde o valor for necessário para fechar a pista, ou um outro piloto ainda não pagante se responsabilize a usar a quantia e devolver ao piloto ausente. Não haverá crédito para as próximas corridas.

lllll 7. QUEBRA E TROCA DE KART

Caso venha ocorrer a quebra do kart e não haja reserva para que o piloto retome a corrida em tempo hábil, o mesmo receberá os pontos da posição imediatamente abaixo do último colocado que concluiu a prova.

Ocorrendo mais de um abandono por motivo de quebra na mesma volta, o competidor que possuir o melhor tempo terá vantagem da posição.

Para o caso de corrida com lastro, o piloto poderá correr sem o peso extra normalmente, quando esta troca for realizada durante a corrida.

Caso o piloto troque de kart durante as voltas de aquecimento ou corrida haverá uma sequência de karts a serem utilizados.

Lembrando que estamos correndo entre amigos e não existe motivo para agir de má fé, como quebrar um kart propositalmente para pegar outro sem lastro.

Anexo referente a caso C.A.C.A 2010/0001 – Toda e qualquer situação que envolva falhas operacionais dos funcionários das pistas e que não estão contempladas nas regras vigentes não serão acatadas, valendo então somente o resultado final da corrida sendo este indiscutível desde que fatos absolutamente indiscutíveis se oponham ao resultado impresso.

lllll 8. EQUIPES & CATEGORIAS

As equipes foram formadas com base na performance do campeonato no 4º trimestre. Os participantes foram divididos em grupos de acordo com seu resultado e frequência com base nos resultados de 2018 escolhidos por meio estatísticos visando maior equilíbrio e competitividade.

São 5 equipes compostas por participantes oficiais/ativos/históricos com base em novembro de 2018. Novos integrantes entraram na categoria ‘OKL’.

Os cabeças de chave levarão o título de Chefe de Equipe. Este será responsável por substituições na equipe, identificação de sua equipe e decisões internas de ambas categorias.

Nas mudanças, de 2018 para 2019, a Kart’arina é extinta e Ferrault assume seu lugar. As equipes ficam da seguinte forma:



No caso da saída de um piloto de sua equipe, a equipe pode convidar outro piloto ou manter a vaga em aberto.

Novos pilotos, independente da experiência serão incluídos em nova equipe ou incorporados em equipes que porventura tenham vagas disponíveis sempre na categoria Light.

Os pontos conquistados pela equipe não sofrerão alterações caso haja troca de integrantes. O piloto migrante não levará seus pontos para sua nova equipe.

Os pontos das equipes serão compostos pela soma dos pontos de seus três pilotos com melhor resultado na corrida em questão.

Os pilotos da Master que terminarem o campeonato entre a 16ª e a 20ª posição migrarão para a categoria Light.

Os pilotos da Light que terminarem o campeonato entre a 01ª e a 05ª posição migrarão para categoria Master. Desde que o piloto tenha 7 corridas ou mais.

Esses números poderão ser alterados durante o campeonato dependendo da quantidade de pilotos ativos até julho.

As táticas de corrida serão de responsabilidade exclusiva de cada equipe.

lllll 9. COPA OSKARTEIRO

A II Copa OsKarteiro ocorrerá em paralelo com o campeonato convencional, começando na corrida de fevereiro, e sendo organizada em duas fases:

• Na primeira fase os pilotos serão divididos em grupos de 5 (um de cada equipe) e cada piloto enfrenta uma vez os outros 4 pilotos do grupo, com vitória valendo 3 pontos e empates 1 ponto.

Na categoria Master se classificam os 4 melhores de cada grupo e na Light os 3 melhores (com a 16ª vaga sendo para o melhor 4º colocado).

• A segunda fase, de mata – mata, será disputada em partida única, com as chaves sendo definidas pela classificação nos grupos.

Faltas serão contadas como W.O. (W.O. duplo resultando em empate) e eventuais desempates ocorrerão pela classificação no campeonato.

Cada categoria terá sua Copa. Ao final do ano, o vencedor também receberá premiação mesmo se já tiver recebido alguma outra premiação pois os prêmios são cumulativos.

lllll 10. EMPATES

Caso haja empate no resultado final do campeonato, os seguintes critérios serão adotados:

• Número de Corridas – O piloto que disputou mais corridas terá vantagem.
Persistindo o empate ou não se aplicando…

• Soma de melhores resultados – O piloto que tiver menor valor na soma de colocação terá a vantagem.
Ex. Piloto A = 1º + 3º = 4 pontos
Piloto B = 2º + 4º = 6 pontos
Nesse caso, o piloto A tem a vantagem.

Persistindo o empate…

• Número de Vitórias – O piloto com maior número de vitórias terá a vantagem.
Persistindo o empate ou não se aplicando…

Persistindo o empate…

• 2º Lugar – O piloto com maior número de segundo lugares terá a vantagem;

Persistindo o empate…

• 3º Lugar – O piloto com maior número de terceiros lugares terá a vantagem; – E assim sucessivamente…

Persistindo o empate…
Regra do Uni-Duni-Tê!
Entende-se por ‘vantagem’ uma melhor qualificação em qualquer situação. Por exemplo: caso a montagem do grid tenha dois pilotos com mesma pontuação, quem vencer no desempate, larga à frente.

lllll 11. EXCEÇÕES E SOLICITAÇÕES GERAIS

Nenhuma exceção será tratada verbalmente, exceto em casos que necessitem agilidade na decisão onde o grupo já esteja dentro do kartódromo.

As solicitações não abrangidas neste regulamento deverão ser realizadas por e-mail ou no grupo do Whatsapp com todo o grupo em cópia.

Solicitações verbais que influenciem diretamente no andamento das atividades do grupo serão ignoradas.

lllll 12. LASTRO

Haverá lastro sempre que possível alinhando todos a 90Kg.

lllll 13. UNIFORME

O Chefe de Equipe é responsável pelas camisetas e toda a tratativa de confecção. Caso o piloto não compareça devidamente uniformizado, serão descontados 2 pontos da corrida em questão.
Caso o piloto esteja em posição de pódio, porém não esteja devidamente uniformizado, o mesmo não participará da foto de vencedores, se limitando a apenas a foto coletiva. Essa regra visa maior comprometimento e uma boa visibilidade do grupo.

lllll 14. BÔNUS E TAXAS

Os bônus disponibilizados pelas pistas que tem essa prática, serão utilizados para os custos do churrasco de final de ano e pagamento do domínio oskarteiro.com.br.

A cada corrida, os participantes colaborarão com R$ 10,00 por corrida os quais serão utilizados para prêmio do Campeão da Temporada, para as equipes vencedoras de cada categoria e vencedores das Copas Master e Light.

Para a confraternização em dezembro, acompanhantes maiores de 06 anos contribuirão com R$30,00 limitados a filhos e cônjuge. Dependendo do local esse valor pode ser ajustado.

lllll 15. PREMIAÇÃO

O valor coletado durante as etapas será convertido em prêmios para Os Campeões Individuais de cada categoria, todos os integrantes ativos das equipes campeãs de cada categoria e para os Campeões das Copas.

Caso uma equipe vença em uma categoria, mas não vença em outra, apenas os integrantes campeões serão premiados.
Exemplo: Ferradis venceu a Master, mas chegou em 2º na Light, apenas os integrantes da Master receberão premiação referente ao campeonato de equipes.

A premiação nunca será em espécie.

lllll 16. RESPONSABILIDADE.

Ao entrar em qualquer corrida do OsKarteiro, o piloto assume todos os riscos da prática do kartismo, inclusive nos âmbitos cíveis e criminais quando aplicáveis. O piloto é responsável pelos dados informados ao kartódromo no termo de responsabilidade isentando participantes, diretoria e coordenação do campeonato de qualquer responsabilidade ocasionada por ele mesmo ou por outros em pista.

O OsKarteiro procura desde sua fundação manter o respeito, amizade e boa convivência dentro e fora das pistas. Portanto todo piloto que está no campeonato assume que as boas maneiras, educação, compreensão e bons hábitos de convívio são primordiais para sua permanência no campeonato respeitando a todos, seja piloto, sejam os fiscais de pista, sejam convidados ou quaisquer outras pessoas durante o evento.

Não serão admitidas discussões de cunho discriminatório como raça, opção sexual, religião, futebol, condição física e psicológica entre outras práticas que não sejam dignas de pessoa moralmente correta.

Caso algum piloto haja contra esses termos, sua exclusão será aplicada imediatamente podendo responder criminalmente por seus atos.

lllll 17. C.A.C.A. – CONSELHO PARA ASSUNTOS COMPLEXOS E ALEATÓRIOS.

A Diretoria deve participar de deliberações ordinárias e ser consultada sempre que necessário, porém quando o grupo não conseguir resolver impasses o caso será passado para julgamento do C.A.C.A. – Conselho de Assuntos Complexos e Aleatórios.

Os casos que forem levados ao C.A.C.A. serão analisados e julgados por seus membros. Este conselho possui plenos poderes de decisão devendo seu veredito ser tomado como verdadeiro e regra.

Após julgamento, não haverá apelação, seja individual ou coletivamente.

As novas definições aplicadas pelo Conselho serão automaticamente incorporadas ao regulamento.

Ricardo “Bunnyman” Soares
Fábio Ramiro
Thiago Meira
Pedro London
Flávio Chaves
Júnior Fidelis
Cássio Machado

lllll 18. REGRA ANEXA 2018: ALCOOL

Devido a fatos ocorridos na corrida de fevereiro/2018, poderemos retornar com a fiscalização própria para auxiliar em lances de má conduta na pista. Faz se saber:

18.1 O piloto flagrado ingerindo bebida alcoólica antes da corrida perde 50 pontos sem direito a descarte.

18.2 FISCAIS DE PISTA

Nenhum piloto está autorizado a ficar na área dos Fiscais. Isso se aplica a Organizador, Diretores e Chefes de Equipe.

As decisões dos Fiscais não serão divulgadas por motivo de manutenção da harmonia dentro do grupo.

Entende-se por Infração, o ato de mudar o curso natural de outro piloto de sua trajetória. Esse ato gera a Advertência.

A alteração da trajetória de outro piloto é passível de punição independente da intenção. O julgamento de “Não Intenção” será medido caso o piloto devolva a posição. Caso não a devolva em até uma volta, a Advertência deve ser aplicada. Caso o piloto infrator devolva a posição, os fiscais não poderão punir o piloto em questão.

Os fiscais devem entrar em contato com a organização e informar o número do kart do piloto para aplicarem a Advertência com a devida justificativa. Exemplo: “Kart 1 jogou Kart 2 para a fora dos limites de pista”.

As punições se darão durante o período de corrida evitando discussões posteriores.

O grupo de fiscais também são pilotos de equipes. Portanto o Fiscal assume o papel de imparcialidade no julgamento dos casos.

A decisão de punição a um piloto deve ser com o voto da maioria dos fiscais. Em caso de empate, a punição não será aplicada.

O Fiscais não poderão pedir Bandeira Preta ou Stop & Go. Isso se dará naturalmente com o acumulo de advertencias de acordo com as regras do kartódromo.

Durante o briefing, o organizador deve informar a todos os pilotos sobre a fiscalização e tem o papel de alinhar a melhor forma de comunicação com o Diretor de Prova e pontos de observação.

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Rubens Gomes Passos Netto

Editor chefe do Boletim do Paddock, me interessei por automobilismo cedo e ao criar este site meu compromisso foi abordar diversas categorias, resgatando a visão nerd que tanto gosto. Como amante de podcasts e audiolivros, passei a comandar o BPCast desde 2017, dando uma visão diferente e não ficando na superfície dos acontecimentos no mundo da velocidade. Nas horas vagas gosto de assistir a filmes e séries de ação, ficção científica e comédia. Atuando como advogado, também gosto de fazer análises e me aprofundar na parte técnica.

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