Dia 5 de Março de 1977 está marcado como mais um dia triste para a Fórmula 1. Não existe uma palavra boa para descrever o momento assustador que aconteceu no Grande Prêmio da África do Sul quando o britânico Tom Pryce acabou matando o fiscal sul-africano Frederik Jansen van Vuuren.
A época em que o acidente ocorreu a segurança tanto em pista quanto para os pilotos ainda era muito discutida e olha que ainda assim levou-se muito tempo para que não existisse movimento na pista enquanto os tratores estivessem operando, mas esse é outro acidente tão doloroso e tão recente ainda…
Renzo Zorzi piloto italiano, que guiava pela Shadow-Ford acabou enfrentando problemas mecânicos com o seu carro, o que acabou evoluindo para um princípio de incêndio, com isso ele necessitou encostar na reta dos boxes e tentava se soltar enquanto labaredas começavam a evoluir pelo carro. Os fiscais vendo as chamas saindo do veículo começaram a avançar em direção ao carro para conte-las com os extintores e foi nesta hora que a tragédia aconteceu. O primeiro fiscal atravessou por pouco, mas Frederik de 19 anos, por poucos centímetros foi acertado pelo carro de Pryce que vinha em alta velocidade e não tinha visibilidade para evitar o acidente.
O acidente teve um efeito cascata se podemos nos referir assim, Pryce também acabou falecendo devido a força que o extintor de incêndio acertou a sua cabeça, o seu carro seguiu acelerando em alta velocidade até o final da reta, onde acabou saindo da pista e bateu no moro, voltando para o meio do traçado e acertando Jacques Laffite.
O corpo de Frederik foi identificado quando o diretor de prova convocou a equipe de fiscalização para identificar quem estava faltando, tamanha a desconfiguração que aconteceu com o copo do jovem.
Quando a corrida acabou com Niki Lauda recebendo a bandeira quadriculada, ninguém tinha vontade de comemorar pois todos sabiam que a poucos metros, existiam restos humanos espalhados pelo asfalto.
*Por opção do editor não colocamos imagens do acidente por serem fortes demais!!!
lll A Série 365 Dias Mais Importantes do Automobilismo, recordaremos corridas inesquecíveis, títulos emocionantes, acidentes trágicos, recordes e feitos inéditos através dos 365 dias mais importantes do automobilismo.
I don’t think the title of your article matches the content lol. Just kidding, mainly because I had some doubts after reading the article.