Michael Andretti é bastante lembrado pela passagem complicada na Fórmula 1 pela McLaren, no entanto o filho da lenda Mario Andretti é bastante respeitado dentro do automobilismo norte-americano, especialmente pelos seus anos na Indy. Com um título conquistado e 42 vitórias na carreira, o piloto estadunidense foi uma referência para os fãs da categoria entre os anos 80 e 90. O curioso é que apesar da fama nos Estados Unidos, o seu palco das grandes conquistas ficava no Canadá, mais precisamente no circuito de rua de Toronto.
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Foram nada menos que sete vitórias de Michael na pista citadina canadense. Uma que tenha sido especial foi a ocorrida no fim de semana de 17 de julho de 1994. O americano voltava para a Indy após comer o pão que o diabo amassou na F1. Naquela temporada, o filho de Mario competia pela Chip Ganassi, a bordo de um Reynard-Ford, conjunto que ainda estava em desenvolvimento, mas não era páreo para a Penske-Ilmor, carro dominador daquela época.
No entanto, aquele fim de semana, a Penske, com a trinca Al Unser Jr., Emerson Fittipaldi e Paul Tracy não havia repetir o domínio em Toronto, sendo suplantados por dois Lola-Ford, um de Nigel Mansell, da Newmann-Haas, e Robby Gordon, da Walker, que fez a pole. Já Andretti era o primeiro Reynard, largando em sexto, atrás do trio da equipe do Capitão Roger.
Mas as coisas estavam boas para Michael logo na largada. O americano superou Paul Tracy e Emerson Fittipaldi na primeira volta, além de contar com um problema de motor de Al Jr, que abandonou. Após a bandeira amarela causada por uma confusão no pelotão de trás, o piloto da Ganassi era o terceiro, atrás apenas de Gordon e Mansell.
No recomeço de prova, o Andretti mais jovem partia para o ataque em cima do inglês, mas após ter a porta fechada, teve que tirar o pé para não bater e perdeu a posição para Fittipaldi. Contudo, a sorte deu uma nova ajuda quando o pneu de Gordon furou, atrasando-o e causando a última bandeira amarela da prova.
Na relargada, Michael se livrou rapidamente de Emerson e partiu para cima de Mansell. Na altura da volta 25, o americano esperou o limite exato para dar o bote e superar o então campeão da categoria. Para o Leão, o prejuízo foi ainda maior, pois na manobra, o piloto da Ganassi deu um leve toque no pneu do bólido do inglês, que ficou praticamente fora da disputa.
Sem nenhum oponente a altura naquela tarde, Michael apenas abriu a vantagem e administrou, mesmo com problemas com retardatários e nas paradas de boxe. Mais atrás, Bobby Rahal superou Emerson pelo segundo posto, conseguindo um excelente resultado para sua equipe, que usava o conjunto Lola-Honda, no primeiro ano da fabricante japonesa na categoria.
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No fim, Michael Andretti vencia com autoridade pela segunda vez na temporada e a quarta vez na pista. Podemos dizer que ele foi o primeiro tetracampeão do dia, afinal a grande efeméride do dia aconteceria poucas horas depois, a cerca de 2,5 mil milhas do local da pista.
Afinal, no estádio Rose Bowl, em Pasadena (Califórnia), ocorria a final da Copa do Mundo entre Brasil e Itália, onde a seleção verde-amarela vencia a decisão por pênaltis após empate sem gols no tempo normal e na prorrogação, para celebrar o tetracampeonato de futebol após 24 anos.
Portanto, o grito de tetra pôde ser cantado em português e em inglês, seja em solo americano ou canadense.
Transmissão da Rede Manchete da etapa de Toronto da Fórmula Indy
Fonte: Racing Reference
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