ColunistaFórmula 1Post

No embate Mercedes e Red Bull, Lewis Hamilton lidera TL3 do GP da Estíria

A disputa segue acirrada, Lewis Hamilton liderou a atividade, separado de Max Verstappen por 0s204

A classificação que será realizada neste sábado promete ser bem agitada, principalmente se a atividade for disputada em pista seca. A liderança do TL3 ficou entre Lewis Hamilton e Max Verstappen, o inglês da Mercedes anotou 1m04s369, contra 1m04s573 do holandês da Red Bull. Aqueles dois décimos voltaram a aparecer na Áustria.

A sessão começou de forma lenta, com poucos pilotos em pista, mas depois a atividade foi pegando fogo, com os pilotos completando várias voltas rápidas. Valtteri Bottas ficou com a terceira posição, seguido por Sergio Pérez. A AlphaTauri está chamando a atenção pela proximidade com a Red Bull neste circuito.

Charles Leclerc ficou com a sétima posição, a Ferrari apareceu neste TL3, entre os dez primeiros, mas Carlos Sainz terminou fora do Top-10. A dupla da McLaren também esteve abaixo dos dez primeiros, mas a equipe não costuma se destacar muito em treinos livres.

LEIA MAIS: Valtteri Bottas é punido por direção perigosa no pit-lane

Fernando Alonso ficou com a oitava posição em mais um bom trabalho do piloto espanhol e foi acompanhado pelos seus principais rivais, Lance Stroll e Sebastian Vettel.

A classificação será realizada às 10h pelo horário de Brasília.

Saiba como foi o Terceiro Treino Livre para o GP da Estíria

Quando a sessão começou, a temperatura estava na casa dos 46°C, com 22°C no ambiente.

Rapidamente a dupla da Haas foi liberada para o circuito e estava usando os pneus duros, mas estavam virando voltas na casa de 1m11s. Pierre Gasly que perdeu o TL2 inteiro por problemas na unidade de potência, retornou para a pista neste sábado, fazendo uma volta de verificação antes de começar a atividade. A AlphaTauri realizou a troca do câmbio e do MGU-K, mas o piloto não será penalizado.

Com mais de dez minutos de atividade, depois das voltas dos pilotos da Haas, a dupla da Alpine foi para a pista. Fernando Alonso anotou 1m07s031, contra 1m07s353 com os pneus médios. A primeira volta cronometrada de Kimi Raikkonen foi cancelada, depois do piloto da Alfa Romeo extravasar os limites de pista da curva nove.

Com o circuito vazio Esteban Ocon seguia trabalhando as voltas mais rápidas, ele anotou 1m06s839, enquanto Fernando Alonso teve uma volta deletada pelos limites de pista da curva 10.

Depois de vinte minutos de atividade, a pista estava ficando mais movimentada, com vários pilotos sendo liberados. Os dez primeiros eram: Russell, Alonso, Giovinazzi, Raikkonen, Sainz, Ocon, Latifi, Tsunoda, Ricciardo e Stroll. O piloto da Williams tinha 1m06s454, usando os pneus médios. Grande parte dos pilotos estavam completando as suas voltas com os pneus médios, mas alguns já estavam se preparando para a classificação com o uso dos pneus macios.

Valtteri Bottas assumiu a liderança da sessão com 1m06s212. A dupla da Ferrari apareceu na atividade com Sainz na segunda posição que tinha anotado 1m06s266, enquanto Leclerc cravou 1m06s341.

Se aproximando da conclusão da primeira meia hora, Max Verstappen assumiu a liderança da sessão com 1m05s571 de pneus macios. Tsunoda chamou a atenção por anotar 1m05s819 de pneus médios. Neste mesmo momento era possível ver Nikita Mazepin rodando na curva 1 do Red Bull Ring.

Com a conclusão da primeira meia hora, os dez primeiros eram: Verstappen, Gasly, Pérez, Tsunoda, Hamilton, Bottas, Sainz, Leclerc, Vettel e Russell. Quatro carros com motor Honda dominando a ponta e o holandês da Red Bull melhorou ainda mais o seu tempo, cravando 1m04s971.

Os tempos foram melhorando e de P7 a P9 três carros com motor Ferrari ocupavam as posições. Leclerc, Giovinazzi e Sainz estavam nesta sequência.

Nos últimos 20 minutos de atividade, a pista ficou vazia pois todos os pilotos estavam nos boxes, se preparando para mais uma sequência de voltas rápidas. Os dez primeiros eram: Verstappen, Hamilton, Gasly, Bottas, Pérez, Tsunoda, Leclerc, Giovinazzi, Sainz e Alonso.

Quando os pilotos retornaram para a pista, aqueles que estavam de pneus médios, partiram para a utilização dos pneus macios. Hamilton anotou 1m04s369 com os compostos macios, enquanto Bottas tinha 1m04s832.

Vários pilotos estavam melhorando seus tempos, a exemplo de Sebastian Vettel que saltou para a quinta posição com 1m05s492.

Os dez últimos dez minutos foram bem agitados, com vários pilotos completando voltas rápidas, além disso alguns tempos eram deletados por exceder os limites de pista.

Max Verstappen completou uma volta rápida com os seus pneus macios, cravando 1m04s573, para ocupar a segunda posição, separado por apenas 0s204 de Hamilton.  

E mais uma vez, depois do cronometro zerado, eles tiveram a oportunidade de treinar a largada na reta principal.

Mostrar mais

Debora Almeida

Meus olhos brilharam quando eu vi o estilo de pilotagem do Vettel ele despertou o meu interesse pelo esporte e cada vez mais eu queria entender sobre o assunto. Hoje gosto de tirar fotos e escrever textos!

Deixe uma resposta

Artigos relacionados