Após a cerimônia de premiação da Federação Internacional de Automobilismo que aconteceu em Paris nesta quinta-feira (17), onde foi realizada uma despedida para Jean Todt, nesta sexta-feira Mohammed Ben Sulayem foi confirmado como o novo presidente da FIA. O novo mandato tem duração de quatro anos.
Ben Sulayem foi eleito com cerca de 61,6% dos votos, após a eleição na Assembleia Geral. Desta forma ele assume o cargo de Jean Todt, que completou três mandatos no cargo, presidente desde 2009. Graham Stoker também estava cotado para assumir a presidência, mas recebeu apenas 36,6% dos votos.
Nascido em Dubai, Ben Sulayem, de 60 anos, foi vice-presidente da FIA no Oriente Médio. O ex-piloto de rally, foi 14 vezes campeão do Rally da FIA no Oriente Médio, competindo entre 1983 a 2002. Depois trocou as competições por cargos administrativos.
Sua campanha foi baseada no lema “FIA para membros”, comprometendo a dobrar a participação do esporte motorizado em todo o mundo, fortalecendo também a diversidade e inclusão, além de estar engajado na mobilidade sustentável.
“Estou muito honrado por ter sido eleito Presidente da FIA na conclusão da Assembleia Geral em Paris hoje. Parabenizo Graham por sua campanha e seu compromisso com a Federação. Desejo expressar minha infinita gratidão em nome da FIA e de seus membros a Jean Todt por tudo o que foi alcançado nos últimos 12 anos. Estou empenhado em prosseguir este importante trabalho e fazer com que o esporte motorizado e a mobilidade possam dar mais um passo à frente”, disse Ben Sulayem.