Enquanto David Malukas segue em recuperação, Théo Pourchaire ganha a oportunidade de disputar a etapa de Long Beach da Indy, com a McLaren. A informação foi confirmada nesta quinta-feira (18), às vésperas das primeiras atividades de pista no circuito de rua que receberá a segunda etapa do campeonato.
O francês guiará o carro n° 6 da McLaren, para realizar a sua estreia na categoria norte-americana. O campeão da Fórmula 2 de 2023, atualmente é reserva da equipe Sauber na Fórmula 1 e está disputando a Super Fórmula japonesa.
“Esta é uma oportunidade incrível de dirigir com uma equipe tão lendária em uma categoria lendária do automobilismo como a Indy”, disse Pourchaire. “Assisto a IndyCar desde que era criança e as corridas são incríveis. Fiquei emocionado ao receber a ligação da equipe”.
Malukas ainda não realizou a sua estreia com a McLaren, pois segue em recuperação após cirurgia realizada em 13 de fevereiro. O piloto sofreu um acidente de mountain bike e rompeu os ligamentos do pulso. Malukas segue afastado, sem poder retornar para as competições, a expectativa é que ele fique afastado por cerca de seis semanas a partir da remoção dos pontos – que ocorreu em 22 de fevereiro.
No entanto, o norte-americano acredita que a recuperação será ainda mais complicada e vai depender muito de como ele reagirá aos tratamentos que serão realizados.
A manobra da McLaren foi chamar Callum Ilott que estava sem vaga para a temporada de 2024, para acompanhar o time até o retorno de Malukas.
Ilott foi designado para participar do Open Test, guiando o carro nº 6 da McLaren. A McLaren terá que continuar desta forma, contando com os serviços de outros pilotos, avaliando a situação etapa após etapa. Ilott acompanhou o time na etapa St. Petersburg e na rodada Milionária extraoficial do calendário.
A etapa de Long Beach é próximo desafio da categoria, com atividades programadas para acontecer entre o dia 19 e 21 de abril. No entanto, aqui a McLaren lidou com um novo impasse já que Ilott disputará às 6 Horas de Ímola no Mundial de Endurance (WEC) com a Jota.
Théo Pourchaire que atualmente foi a escolha da McLaren para manter os três carros disponíveis ativos.
“Estou grato que Zak (Brown, CEO da McLaren), Gavin (Ward, chefe da equipe Arrow McLaren) e Tony (Kanaan, diretor esportivo da Arrow McLaren) pensaram em mim para esta oportunidade e para a equipe da Sauber me permitir ir para a pista em Long Beach”, disse Pourchaire. “Também lamento que a oportunidade tenha surgido enquanto David continua a se recuperar. Não será uma tarefa fácil, mas estou pronto para isso.”
“É uma pena que a recuperação de David seja mais longa do que todos esperávamos originalmente”, disse o chefe da equipe Arrow McLaren, Gavin Ward. “Ele tem trabalhado em estreita colaboração com o treinador da nossa equipe sobre quais exercícios de reabilitação e força são possíveis neste momento, e a equipe tem feito um ótimo trabalho nesse meio tempo para trabalhar em conjunto através das mudanças que tiveram desde sua lesão.”
“Théo pode ser um piloto inesperado no paddock da Indy nesta temporada, mas estamos entusiasmados para ver o que ele pode fazer na pista de Long Beach e estamos gratos pela Sauber por trabalhar conosco para que isso aconteça. Ele tem um currículo forte, especialmente para sua tenra idade, e está ansioso para trabalhar conosco e colocar sua pilotagem à prova neste fim de semana.”