Após 12 anos a McLaren conquista uma nova vitória no Brasil, mas agora na Fórmula E. O time britânico venceu pela última vez no país em 2012, quando Jenson Button ainda guiava pela equipe na Fórmula 1.
Sam Bird faturou a primeira vitória da história da McLaren na Fórmula E. Este é o segundo ano deles na categoria elétrica, após o time britânico ter assumido a estrutura da Mercedes quando os alemães optaram por deixar a Fórmula E.
O último ano foi um tanto complicado para o time, mas eles trabalharam o máximo possível para melhorar a performance para 2024. O pódio / vitória chegou em um momento adequado.
LEIA MAIS: REPORTAGEM: Ian James explica fase de transição da Mercedes para McLaren na Fórmula E
Na última quinta-feira (14) a McLaren realizou uma coletiva de imprensa em São Paulo e o time estava bem otimista para ter um bom desempenho no Brasil, pois flertaram com dois pódios na Arábia Saudita.
Neste mesmo dia, os pilotos e o chefe de equipe Ian James foram convidados a falar sobre a ligação da McLaren com Ayrton Senna, além do vínculo do time com o Brasil. A marca McLaren estará sempre associada ao brasileiro, pois Senna faturou seus três títulos pelo time de Wolking.
“Aqui é a casa de Ayrton Senna. E se você pensa em Ayrton Senna, você pensa em McLaren! Então, representar essa marca é muito especial”, comentou Bird.
Como Mercedes, o time faturou dois títulos de pilotos e dois por equipe. Com a introdução do Gen3 a McLaren tem lutado para melhorar a sua performance.
“Não, quer dizer, as quedas não afetaram em nada a minha corrida, eu praticamente liderei a maior parte da prova, para ser sincero, então, acho que controlamos muito bem, administramos bem a energia, administramos a temperatura da bateria também, portanto, em resumo foi uma corrida bem controlada.”
‘GET IN!’
Garage reactions from São Paulo! 🥹🧡 pic.twitter.com/HWUG1SsQJu
— NEOM McLaren FE (@McLarenFE) March 16, 2024
Bird foi muito sagaz ao longo da disputa. O piloto largou da quinta posição e conseguiu entrar na disputa pela vitória conforme a prova se desenvolveu.
LEIA MAIS: Após manobra ousada de Sam Bird no Anembi, McLaren conquista primeira vitória na Fórmula E
Vale dizer que Bird fatura a vitória com a McLaren 1009 dias após vencer o e-Prix de Nova Iorque de 2021.
Tivemos a ação de dois Safety Car ao longo da corrida, mas foi apenas na segunda entrada que Bird entrou de fato na disputa. O piloto britânico, que já tinha gastado todo o Modo Ataque, mas viu os adversários Mitch Evans e Pascal Wehrlein gastarem a sua potência extra.
Com a liberação da pista uma segunda vez, foi iniciado um duelo entre Bird, Evans e Wehrlein, que consistiram no piloto da McLaren atrasar as suas freadas, fazendo com que o alemão atacasse o neozelandês. Também é necessário mencionar que Bird tinha menos bateria que os adversários.
What it MEANS.
🧡 @sambirdofficial pic.twitter.com/dyx3xGOMrY
— NEOM McLaren FE (@McLarenFE) March 16, 2024
Evans ainda conseguiu realizar a ultrapassagem em Sam Bird, mas o piloto britânico esperou até a última volta para realizar o ataque decisivo e recuperar a liderança.
No ano passado Bird faturou o pódio no e-Prix de São Paulo, conquistando o terceiro lugar com o Jaguar, enquanto Mitch Evans faturou a vitória na pista paulista em 2023.