Nesta quarta-feira (20) a McLaren confirmou a extensão do contrato com Oscar Piastri por múltiplos anos. O australiano tinha estabelecido um primeiro acordo com a equipe até 2024, mas agora, Piastri sabe que permanecerá com a equipe ao menos até 2026.
O piloto que está realizando a sua primeira temporada na Fórmula 1, mas tem se destacado como um dos melhores rookies dos últimos anos. Depois de ser um fenômeno na base, com títulos na Fórmula Renault, Fórmula 3 e Fórmula 2, Piastri tem guiado ao lado de Lando Norris e juntos eles estão formando uma dupla sólida para o time britânico.
Piastri ainda está em busca de um pódio, mas terminou entre os três primeiros colocados durante a Sprint do GP da Bélgica, quando liderou algumas voltas da prova, após uma boa reação da McLaren no início da prova. Em Singapura, com o carro ainda sem receber as novas peças, Piastri que largou da 17ª posição, terminou a corrida ocupando o 7° lugar.
Ficando parado por um ano por conta da Alpine, após ser campeão da Fórmula 2 em 2021, Piastri viu a McLaren como uma oportunidade para estar no grid da F1 nesta temporada. Oscar ingressou no time ao final de 2022, participando do teste oferecido para os jovens pilotos em Abu Dhabi.
No momento que Piastri trocou a Alpine pelo time Papaya, não parecia uma boa escolha, mas ao longo de 2023, notamos que foi a melhor decisão para a sua carreira. Ao longo da temporada, os pilotos foram ajudando a McLaren a desenvolver o equipamento e o time apresentou um palpável crescimento, algo que empolgou para os próximos meses e oferece uma perspectiva interessante para o próximo ano.
A rookie season that just keeps getting better! 👏 @OscarPiastri, shall we tell them yet? pic.twitter.com/XDxjeUBh3U
— McLaren (@McLarenF1) September 20, 2023
“Estou emocionado por estender minha parceria com a McLaren por múltiplos anos. Quero lutar na frente do grid com esta equipe e estou entusiasmado com a visão e as bases que já estão sendo estabelecidas para nos levar até lá”, comentou Oscar Piastri após o anúncio da renovação do contrato.
Confirmar a extensão do contrato de Lando Norris no início de 2022 e agora fazer a mesma manobra com Piastri, assegura um futuro mais sólido para a McLaren. O time contará com os trabalhos de Norris ao menos até 2025.
“As boas-vindas que recebi e os relacionamentos que construí fizeram com que já me sentisse em casa. O comprometimento consistente da equipe comigo, fez com que eu me sentisse incrivelmente valorizado e o desejo do time de que eu fizesse parte de seu futuro a longo prazo tornou esta decisão fácil. Ser desejado assim e a equipe mostrar confiança em mim depois de apenas meia temporada significa muito.”
Por mais que a Alpine tenha investido na carreira de Oscar Piastri na base, o time falhou no planejamento do futuro do australiano na Fórmula 1. Piastri dominou as categorias de base e subiu rapidamente de uma categoria para a outra, mas a Alpine teve uma péssima decisão quando tentou amarrar Piastri e Fernando Alonso.
O time francês “confirmou” o assento de Piastri, apenas no momento que viu Fernando Alonso seguindo para a Aston Martin. No entanto, o piloto australiano já tinha buscado outros meios para estar no grid da Fórmula 1 e estabeleceu um contrato com a McLaren, para ocupar o assento que antes era de Daniel Ricciardo.
“A estabilidade é uma grande vantagem neste início da minha carreira e ter isso com uma marca tão prestigiada como a McLaren me dá a oportunidade de continuar o trabalho que iniciamos. Tivemos alguns bons momentos juntos na minha temporada de estreia, mas estou animado para trabalhar junto com todos nos próximos anos, para criar ótimos momentos”, seguiu Piastri.
Foi um passo muito grande ter recusado o contrato da Alpine para estar na McLaren, no entanto, com os meses passando e bagunça escancarada no time francês, mostram que as melhores chances para Piastri estavam com a equipe Papaya.
Os primeiros meses com a McLaren foram desafiadores, ainda nos testes de pré-temporada, revelavam que o time teria muito trabalho pela frente. Piastri conquistou os seus primeiros pontos na Fórmula 1 correndo na Austrália e desde então, tem trabalhado em conjunto com a McLaren para faturar mais pontos com a equipe.
Neste período, quando a McLaren começou a introduzir as atualizações no carro no GP da Áustria, o piloto já teve a oportunidade por brigar por dois pódios. Oscar tem provado que é um piloto rápido, mas também tem técnica, a destreza do piloto conduzindo o carro com pneus de pista seca, durante a chuva, são um ponto para se observar na pilotagem do jovem australiano.
Ele ainda precisa melhorar um pouco o desempenho em corrida, mas faz total sentido, principalmente após um ano parado, antes de finalmente guiar pela McLaren. Também é um piloto que se destaca nos duelos em pista, uma performance que foi observado enquanto corria nas categorias de base.
“É fantástico confirmar que Oscar assinou uma extensão de múltiplos anos com o time. Oscar é uma conquista para a McLaren e impressiona constantemente com o seu desempenho, ética de trabalho e atitude, por isso foi uma decisão fácil de ser tomada pela equipe. Ele já provou ser fundamental para o time, por isso é brilhante ter esse voto de confiança enquanto buscamos vencer campeonatos novamente no futuro. Estou ansioso para vê-lo se desenvolver enquanto continuamos esta jornada juntos”, afirmou Andrea Stella, chefe de equipe da McLaren.
Algo que também tem sido apreciado pela McLaren, são os feedbacks do piloto, quando Piastri deixa o carro ele já tem uma leitura completa dos pontos que pode melhorar e o motivo para ter perdido desempenho. É uma habilidade que ajuda a equipe a ganhar tempo, além de ser inestimável neste momento que o time está correndo atrás do prejuízo depois de todos os problemas que enfrentou enquanto Daniel Ricciardo tentava se adaptar.
O embate interno na McLaren também deve contribuir para o crescimento da equipe, mesmo Norris sabe do potencial de Oscar Piastri e por estar há mais tempo no time, o britânico espera ser o responsável por trazer esse momento de glória tão perseguido pela McLaren. A dupla é forte para os próximos anos e mostra esses espíritos que fica cada vez mais evidente que a McLaren deseja retornar ao topo de todas as formas.