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Max Verstappen lidera TL2 no México seguido de perto por Lando Norris

Quando retornaram para a pista para a realização do TL2, os times retomaram as verificações que foram inciadas no TL1

A sexta-feira (27) no Circuito Hermanos Rodríguez foi marcada por duas atividades intensas da Fórmula 1 pelo traçado. Max Verstappen encerrou mais uma atividade nesta tarde na liderança, estabelecendo 1m18s686 ao usar os pneus macios por um breve período.

A segunda atividade do dia foi voltada para a análise dos carros e verificação dos equipamentos, repetindo o que foi trabalhado no TL1. Os competidores se concentraram na simulação de corrida e verificação da durabilidade dos compostos, se dedicando a avaliação pneus médios e duros – compostos que devem oferecer uma durabilidade melhor por conta da granulação que tem sido observada no composto macio. A Pirelli trocou a gama de compostos, depois de usar a gama intermediária em 2022, optaram por disponibilizar os pneus macios em 2023 para possibilitar mais estratégias para as equipes.

Lando Norris completou o TL2 na segunda posição, em mais uma boa atuação do piloto nesta sexta-feira no México. Charles Leclerc ocupou a terceira posição, seguido por Valtteri Bottas da Alfa Romeo. O time conseguiu recuperar o carro do piloto finlandês depois do problema apresentado no TL1 que impossibilitou Théo Pourchaire de participar da sessão.

Sergio Pérez se estabeleceu na quinta posição, seguido por Daniel Ricciardo com o carro da AlphaTauri. Lewis Hamilton completou a atividade no sétimo lugar, não revelando muito sobre o desempenho do carro, apesar de trabalharem bastante no ritmo de corrida.

Esteban Ocon representou a Alpine na oitava posição, enquanto Oscar Piastri ficou com o nono lugar, depois de ter aparecido na liderança da sessão. George Russell fechou o top-10 com o segundo carro da Mercedes, enquanto Carlos Sainz foi empurrado para o décimo primeiro lugar.

A Fórmula 1 retorna neste sábado às 14h30 para a realização do TL3, antes que a classificação possa ser disputada para definir o grid de largada do GP do México.

Saiba como foi o TL2 da Fórmula 1 no México

Os competidores retornaram mais uma vez ao traçado para a realização da segunda sessão de treinos livres – desta forma os competidores e equipes teriam um pouco mais de tempo para verificar os seus equipamentos. Por conta do ar-rarefeito, pois a Cidade do México está à 2.200 m em relação ao nível do mar, as equipes precisam ter mais cuidado com a refrigeração dos carros, além do comportamento dos motores.

Na primeira sessão alguns carros apresentaram problemas, Théo Pourchaire foi um dos pilotos afetado, o francês que foi escalado para participar do TL1 do GP do México, se quer conseguiu uma volta cronometrada.

Os titulares retornaram aos seus carros, depois de empresar os equipamentos para os pilotos novatos.

Assim que a pista foi liberada para a segunda atividade, os competidores avançaram ao traçado, grande parte do grid usava os pneus protótipos, instalando um composto novo para a avaliação. O pneu é um composto tipo C4 com outras especificações, a Pirelli está aproveitando o momento para que os competidores verifiquem os pneus e se o feedback for positivo, a Pirelli vai introduzir esse composto no próximo ano, substituindo o C4 de 2023.

A temperatura no traçado estava na casa dos 40°C, com 27°C no ambiente. Rapidamente os tempos começaram a aparecer na tabela, Lando Norris saltou para a ponta com a marca de 1m20s109, seguido por Charles Leclerc que anotou 1m20s394, enquanto também trabalhava com os compostos médios.

Com menos de dez minutos de sessão, começou a chover um pouco na região dos boxes. Os dez primeiros eram: Albon, Verstappen, Norris, Leclerc, Ricciardo, Sainz, Zhou, Pérez, Sargeant e Pistri. O melhor tempo era do piloto da Williams que tinha registrado 1m20s075, trabalhando com os pneus protótipos.

Apenas Logan Sargeant, Valtteri Bottas, Lewis Hamilton, Fernando Alonso, Kevin Magnussen e Nico Hülkenberg usavam os pneus médios deste fim de semana. Daniel Ricciardo e Oscar Piastri trabalhavam com os compostos duros.

Após completar cinco voltas com os pneus protótipos, Max Verstappen começou a trabalhar com os pneus médios. Rapidamente o piloto holandês entrou na casa de1m19s511, seguido por Charles Leclerc que obteve 1m19s611. Ainda trabalhando com os pneus protótipos, Daniel Ricciardo saltou para a terceira posição com a marca de 1m19s699. A sessão era bem dinâmica, pois além de trabalhar a simulação de corrida, os competidores precisavam avaliar os limites dos carros.

Oscar Piastri foi um dos primeiros pilotos a instalar os pneus macios para buscar uma volta rápida no trado. O piloto australiano superou Verstappen cravando 1m19s163. Aos poucos outros pilotos como Alexander Albon, Fernando Alonso, Sergio Pérez e Logan Sargeant também apostaram no uso dos pneus macios. Após registrar a melhor volta, Piastri retornou aos boxes.

Fernando Alonso cometeu um pequeno erro na pista ao perder o controle da traseira do carro na curva nove. O piloto conseguiu retornar ao traçado, provocando apenas uma bandeira amarela localizada. Na sequência Alonso precisou seguir aos boxes para avaliação, antes de ser liberado mais uma vez pela equipe para retornar a pista.

Restando 28 minutos para o final, os dez primeiros eram: Verstappen, Norris, Pérez, Ricciardo, Hamilton, Ocon, Piastri, Russell, Sainz e Albon. Neste momento da sessão basicamente todos os pilotos estavam avaliando os pneus macios a única exceção era Stroll e Tsunoda que não foram liberados pelas equipes para experimentar o composto nesta sessão.

Com o carro arrumado, Valtteri Bottas passou a ocupar a décima posição, com a marca de 1m18s955. Verstappen liderava com a marca de 1m18s686, separado por 0s119 de Lando Norris. Os competidores estavam concentrados no ritmo de corrida.

A sessão seguiu, com os competidores alternando as voltas entre os pneus que já tinham trabalhado.

O sol do início da atividade desapareceu da pista, com nuvens mais carregadas começando a se destacar no entorno do autódromo.

Nos últimos minutos de sessão, a chuva era indicada pelos alertas do traçado, mas ela não provocou a necessidade de trabalhar com os compostos intermediários.

Fernando Alonso seguia no final da tabela, sem usar os pneus macios até o final da sessão. Lance Stroll até foi liberado com um jogo de compostos macios, mas não melhorou a marca, se mantendo na décima oitava posição. A Aston Martin mante o foco completamente na corrida.

Com o cronômetro zerado, os competidores se dirigiram ao grid para fazer a simulação de largada. Valtteri Bottas e Max Verstappen tiveram a oportunidade de duelar, como se estivessem brigando por uma posição real na pista quando chegaram na primeir curva do circuito.

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Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

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