ColunistasFórmula 1Post

Max Verstappen lidera TL1 em Abu Dhabi, com Hamilton marcando o seu retorno na Mercedes

A Fórmula 1 entrou na pista já deixando saudade, pois este será o último fim de semana de atividades da Fórmula 1 em 2020. A primeira atividade em Abu Dhabi foi bem movimentada, com os pilotos avaliando diversos tipos de compostos na pista e trabalhando com as voltas rápidas.

Max Verstappen ficou com a ponta da primeira atividade, liderando a sessão ao anotar 1m37s378 com os pneus macios. Valtteri Bottas foi o segundo colocado, separado por 0s034 do holandês, os líderes avaliaram os pneus duros e macios nesta primeira atividade.

Esteban Ocon que conquistou o primeiro pódio da carreira na semana passada, fechou o TL1 na terceira posição. Como é a última atividade do ano os carros começaram a apresentar alguns problemas, a exemplo de Daniel Ricciardo que ficou fora da primeira atividade após a Renault identificar um problema na pressão do combustível do carro do australiano. Algumas equipes vão realizar troca de componentes do motor, como Sergio Pérez e Kevin Magnussen, que vão largar do fim do grid com as punições por excederem o número permitido de trocas.

Alexander Albon fechou na quarta posição, e assim como outros pilotos acabou cometendo alguns erros nesta primeira atividade. Lewis Hamilton voltou para o seu carro, mas perdeu alguns minutos de atividade pois foi identificado um problema no sistema de freio. O inglês terminou a atividade na quinta posição, pois ainda deu algumas voltas pelo circuito.

A dupla da Racing Point apareceu no top-10, Lance Stroll foi o sexto colocado, com Sergio Pérez no sétimo lugar. A dupla da AlphaTauri também vem tentando se consolidar entre os dez, desta forma Daniil Kvyat foi o oitavo colocado com Pierre Gasly em nono. Kimi Raikkonen surpreendeu ao ocupar a décima posição, sendo o mais bem colocado com um motor Ferrari nesta atividade. A McLaren fechou fora do top-10 com Carlos Sainz em décimo primeiro e Lando Norris na décima terceira posição.

Saiba como foi o Primeiro Treino Livre em Abu Dhabi

Os últimos treinos livres de 2020 vão ser realizados neste fim de semana, desta forma logo que a pista foi liberada os pilotos passaram a ocupar o circuito realizando as suas primeiras verificações em Abu Dhabi.

Mick Schumacher foi convidado pela Haas para participar do TL1 com a equipe americana, o alemão substituiu Kevin Magnussen pois no outro carro era possível ver Pietro Fittipaldi. O brasileiro foi escolhido para realizar a avaliação de algumas peças da Haas para 2021. Robert Kubica realizou mais um treino livre com a Alfa Romeo no lugar de Antonio Giovinazzi.

Alexander Albon foi o primeiro a aferir tempo no circuito, anotando 1m45s301 com os pneus duros. Sebastian Vettel foi liberado para o circuito com grades de aferição aerodinâmica instaladas na traseira do seu carro. Enquanto no carro de Charles Leclerc era possível ver o flow-vis espalhado na traseira do carro do monegasco.

Lewis Hamilton voltou para a pista depois de não participar do GP de Sakhir. Logo o piloto foi liberado pela Mercedes e passou a dar as suas primeiras voltas no circuito com os pneus duros. Valtteri Bottas assumiu a ponta com 1m39s313, e também utilizava os pneus duros.

Na Mercedes o time estava verificando o problema com o freio relatado por Hamilton. Com 15 minutos de atividade apenas sete pilotos tinham tempo aferido, eram: Bottas, Leclerc, Raikkonen, Ocon, Albon, Vettel e Hamilton.

Daniel Ricciardo informava sobre um problema na falta de aceleração do carro, o australiano precisou encostar o carro na área de escape, pouco depois a equipe identificou uma perda na pressão de combustível. Havia algum problema na AlphaTauri de Daniil Kvyat, mas conseguiram resolver rapidamente e o piloto voltou a acelerar pelo circuito. Todos os carros estavam no limite, já era a última corrida do ano.

Com a aproximação da conclusão da primeira meia hora, Max Verstappen saltou para a ponta com 1m39s113 de pneus duros. Valtteri Bottas apareceu com os pneus macios e conseguiu superar o holandês com 1m37s412. Os dez primeiros eram: Bottas, Verstappen, Gasly, Raikkonen, Sainz, Latifi, Ocon, Leclerc, Kvyat e Albon.

Uma verdadeira salada de pneus, pois todas as equipes estavam avaliando vários compostos nesta sessão. Sergio Pérez apareceu na terceira posição com os pneus macios, seguido por Pierre Gasly que apostava na utilização dos compostos médios. Ao completarem 40 minutos de atividade ocorreu uma breve pausa e a movimentação intensa estava ocorrendo nos boxes.

Restando cerca de 40 minutos para o encerramento da atividade, Hamilton retornou para a pista com o problema dos freios resolvido. O inglês seguia utilizando os pneus duros, ele conseguiu deixar a décima nona posição para ocupar a sexta posição com 1:39.958.

Gasly retornou para a pista com os pneus médios, enquanto Carlos Sainz apostou nos pneus macios. Charles Leclerc era o décimo colocado, mas a Ferrari estava avaliando o assoalho do carro para o próximo ano.

Pouco depois Kimi Raikkonen saltou para a sexta posição com os pneus macios. Esteban Ocon que conseguiu o seu primeiro pódio no GP passado saltou para a segunda posição com 1m38s515.

Max Verstappen conseguiu melhorar no primeiro setor e assumiu a primeira posição com 1m37s378, avaliando naquele momento os pneus macios.

Alexander Albon que havia retornado para a pista com os pneus macios, era visto rodando ao atingir uma zebra mais alta no circuito. O tailandês ocupava a décima quarta posição no momento que cometeu o erro e restavam cerca de 25 minutos para o encerramento da sessão.

Os últimos minutos foram dedicados a voltas no modo de simulação de corrida. Mick Schumacher que testou pela Haas ficou com a décima oitava posição, acompanhado por Pietro Fittipaldi, os pilotos completaram mais de 20 voltas nesta sessão. 

Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo