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Max Verstappen encerra TL1 do GP da Arábia Saudita na liderança seguido de perto por Fernando Alonso

Foi uma atividade bem movimentada, com os competidores colocando todos os pneus disponíveis para o fim de semana em jogo

Nesta quinta-feira (07) a Fórmula 1 está no Circuito de Jeddah para a realização dos primeiros treinos livres do fim de semana correspondente ao GP da Arábia Saudita.

A atividade foi realizada durante a tarde, enquanto a prova é disputada a noite. Portanto, os dados que serão coletados ao longo do TL2 são mais valiosos para as equipes, pois a atividade acontece no mesmo horário que classificação e corrida serão disputadas.

Com a sessão concluída com Max Verstappen ficou com a liderança, o holandês anotou 1m29s659 usando os pneus macios. Algumas equipes optaram por avaliar a performance dos seus carros com esse composto, mesmo em um asfalto bem quente.

Fernando Alonso faturou a segunda posição ao avaliar os pneus macios apenas no final da atividade, o espanhol anotou 1m29s845, separado por apenas 0s186 de Verstappen. Sergio Pérez foi o terceiro colocado com o segundo carro da Red Bull.

George Russell completou a atividade na quarta posição, enquanto Lewis Hamilton foi o oitavo colocado, mas os competidores estavam trabalhando com diferentes configurações.

Charles Leclerc foi o quinto colocado, acompanhado por Carlos Sainz. O espanhol da Ferrari não está se sentindo bem, mas segue em pista realizando as atividades, embora esteja em um programa particular para poupar forças para as sessões decisivas do próximo dia.

Lando Norris ficou com a sétima posição, enquanto Lance Stroll foi o nono colocado, seguido por Alexander Albon da Williams.

A atividade mostrou uma certa proximidade entre os competidores. Mas vale reforçar mais uma vez que a pista tem potencial para evoluir nas próximas sessões, tanto por um melhor emborrachamento, como pela queda das temperaturas.

A Fórmula 1 retorna às 14h (pelo horário de Brasília) para a realização do TL2.

Saiba como foi o TL1 da Fórmula 1 na Arábia Saudita

Uma semana após a primeira prova da temporada ser disputada, a categoria seguiu para o Circuito de Jeddah-Corniche para a disputa da segunda etapa.

Red Bull, Ferrari, McLaren, Racing Bulls, Williams e Aston Martin realizaram mudanças principalmente na asa traseira, tentando melhorar a performance dos carros em um circuito extremamente veloz. Enquanto a Mercedes promoveu uma alteração na suspensão traseira, sendo a novidade para esse fim de semana.

Neste fim de semana a gama intermediária de pneus está disponível, portanto os compostos usados são: C2 (duro – faixa branca), C3 (médio – faixa amarela) e C4 (macio – faixa vermelha).

A primeira atividade do fim de semana não é tão significativa, pois ela ainda é realizada em um horário em que a pista está quente. O GP da Arábia Saudita é uma prova noturna.

No começo da sessão os competidores se dividiram na utilização dos pneus médios e duros.

Carlos Sainz estava guiando o carro da Ferrari, mesmo com notícias indicando que o espanhol não estava se sentindo muito bem. Logo Sainz era o terceiro colocado com a marca de 1m32s948, obtida com os pneus duros, mas o piloto estava conduzindo um teste aerodinâmico para a equipe ao trabalhar com o flow-vis espalhado na asa traseira.

Aos poucos os tempos foram evoluindo. Sergio Pérez saltou para a liderança no terceiro giro com os pneus duros, cravando 1m32s072.

Após dez minutos de atividade, os dez primeiros eram: Alonso, Verstappen, Leclerc, Hamilton, Pérez, Norris, Piastri, Sainz, Russell e Gasly. Neste momento da atividade os tempos continuavam em regressiva. Alonso anotou 1m30s961, enquanto Stroll foi o primeiro piloto a tocar no muro de contenção, soltando a calota da roda dianteira esquerda.

Ricciardo e Stroll também se dedicavam a uma avaliação aerodinâmica para a Racing Bulls.

Após 20 minutos de atividade a pista começou a ficar um pouco mais vazia, pois alguns competidores completaram um stint de cerca de 8 voltas, se preparando para uma nova saída ao traçado.

Em uma pista com asfalto liso e traçado veloz, alguns pilotos reclamavam da presença do boucing, como foi o caso de Lewis Hamilton.

Com quase meia hora de testes concluídos, Valtteri Bottas e Lando Norris instalaram os pneus macios. Na pista era possível observar alguns competidores com problema de instabilidade nos carros, principalmente na traseira por conta dos fortes ventos.

Outra preocupação dos pilotos eram os pontos cegos do traçado, principalmente em um momento que grande parte dos competidores estava pelo traçado. A preocupação era encontrar um piloto mais lento e não conseguir antecipar a frenagem.

Rapidamente Norris saltou para a ponta ao anotar 1m30s424, enquanto Alexander Albon era o terceiro colocado com a marca de 1m30s747. A movimentação pelo grid era pela mudança e utilização dos pneus macios, desta forma mais pilotos tiveram a chance de melhorar as marcas iniciais.

Quando Max Verstappen instalou os pneus macios, saltou para a ponta com o tempo de 1m30s011, porém, George Russell conseguiu superar Verstappen em 1m30s011.

Na pista era registrada uma temperatura de 40°C.

Com a atividade se aproximando do final, Charles Leclerc começou a trabalhar com os pneus macios e conduzir um teste aerodinâmico para a equipe, também analisando a asa traseira.

Com 20 minutos restantes para o encerramento da sessão, os dez primeiros eram: Russell, Verstappen, Norris, Hamilton, Pérez, Sainz, Albon, Leclerc, Ocon e Alonso.

O espanhol da Aston Martin não avaliou os pneus macios, assim como Daniel Ricciardo, Nico Hülkenberg, Yuki Tsunoda e Kevin Magnussen, estes últimos quatro pilotos deram preferência por usar os compostos médios por algumas voltas. Vale dizer que o alemão da Haas não tinha de ser quer trabalhado com os pneus duros, analisando dois jogos de pneus médios.

Leclerc teve a sua sequência de um stint mais longo atrapalhado, pois um plástico ficou preso na suspensão dianteira do carro, o piloto precisou imediatamente seguir aos boxes.

Ao adentrar nos últimos dez minutos de sessão, os pneus macios e médios eram os mais avaliados pelos pilotos. A exceção era o trabalho realizado por Verstappen e Logan Sargeant que avaliavam os pneus duros.

Após passar um tempo nos boxes, Alonso instalou os pneus macios para uma breve avaliação. O espanhol saltou para a segunda posição anotando 1m29s659, separado por apenas 0s186 de Verstappen.

O encerramento da sessão se deu quando os competidores estavam investidos em um stint mais longo. Aqueles que permaneceram na pista realizaram um teste de largada.

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Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

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