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Max Verstappen domina TL1 do GP do Japão

Com 0s6 de vantagem para Carlos Sainz, Max Verstappen comandou a primeira sessão de treinos livres no Japão, sem dar chances para os adversários. O piloto utilizou três tipos de pneus e não deixou a ponta desde o começo da sessão

Neste fim de semana a Fórmula 1 encara o circuito de Suzuka, para a realização do GP do Japão. Max Verstappen comandou e dominou o TL1, o piloto surgiu na ponta da tabela de pontos e não deixou a primeira posição, desde o começo da atividade. O holandês obteve a marca de 1m31s647 com o carro da Red Bull, usando os pneus macios.

Verstappen avaliou os pneus duros, protótipos e macios ao longo da atividade. Verstappen estabeleceu uma vantagem de 0s626 para Carlos Sainz da Ferrari. A sessão foi bem dinâmica, por conta da utilização dos pneus protótipos disponibilizados pela Pirelli, além da necessidade de os competidores avaliarem os pneus que serão usados pelo restante do fim de semana.

A Red Bull volta a andar bem, depois do apagão em Singapura que possibilitou uma vitória de Carlos Sainz. O circuito é muito mais favorável para as características da Red Bull, no entanto, isso não inibiu algumas equipes levarem mudanças para os carros, mirando em uma melhora da performance. A Ferrari tinha em seu carro um novo assoalho, justamente para melhorar a performance da equipe em uma pista com curvas de raio-longo e aproveitar esse tempo que está em alta o time de Maranello.

Com o final da sessão se aproximando, os times tiveram que focar na simulação de corrida, além de trabalhar stints mais longos. Carlos Sainz teve um bom resultado no treino livre, conseguindo retornar aos ponteiros, com o espanhol obtendo o segundo lugar, enquanto Charles Leclerc foi o quarto colocado. A dupla estava distante da Red Bull, com a marca de Sainz separando o espanhol por 0s626 do piloto holandês. O desempenho dos outros competidores eram muito mais próximos comparados com os pilotos da Ferrari.

Com o cronômetro zerado, mas usando os pneus macios, Lando Norris surgiu na terceira posição com o tempo de 1m32s392, semelhante ao que aconteceu com Oscar Piastri no finalzinho da atividade.

Yuki Tsunoda encontrou uma volta rápida no final da sessão, estabelecendo o tempo de 1m32s597 para ser o quarto colocado. Fernando Alonso ficou com o sexto lugar, seguido por Oscar Piastri da McLaren. A ação da dupla da Aston Martin roubou a atenção nesta atividade, pois os pilotos apareceram entre os primeiros colocados.

Alexander Albon foi o oitavo colocado e a expectativa é de uma recuperação da Williams nesta pista. Liam Lawson foi o nono colocado com o carro da AlphaTauri, o piloto neozelandês também teve a oportunidade de usar os pneus macios no final do TL1. Lance Stroll completou o top-10 com o segundo carro da AlphaTauri. Sergio Pérez foi apenas o décimo primeiro colocado com o equipamento da Red Bull, separado por 1s396 do companheiro de equipe.

Por mais que a dupla da Mercedes tenha avaliado os pneus médios novos no final da sessão, o carro estava mais pesado. George Russell e Lewis Hamilton foram um dos pilotos que não usaram os pneus macios e basicamente trabalharam apenas com compostos médios, pois além de experimentar o composto C2 da gama regular, executaram os testes para a Pirelli com o C2 protótipo.

A Fórmula 1 retorna às 3h da manhã (pelo horário de Brasília) para a realização do TL2.

Saiba como foi o TL1 do GP do Japão

De Singapura, a Fórmula 1 embarcou direto para o Japão, para disputar a 16ª etapa do calendário.

Lance Stroll foi confirmado para a etapa. O canadense destruiu o seu carro na classificação do GP de Singapura. A equipe optou por correr com apenas um carro, portanto, Fernando Alonso representou a Aston Martin na prova. Stroll que lidou com uma batida forte, sentiu algumas dores no domingo, mas o acidente não gerou maiores problemas, possibilitando que ele retornasse ao carro para a realização do TL1.

Para a prova do Japão, algumas equipes tentaram adequar as asas para o traçado. Essa é uma pista muito veloz, mesmo sendo basicamente formada por curvas.

Quando essa sessão teve início, rapidamente os competidores começaram a ocupar o traçado. Para a sexta-feira a Pirelli solicitou uma avaliação do pneu C2 do próximo ano, os compostos eram identificados por ser completamente preto. Cada um dos competidores recebeu dois jogos desses pneus para usar no TL1 e TL2.

Quando Max Verstappen foi liberado ao traçado, a equipe realizava uma avaliação aerodinâmica no difusor, com o flow-vis espalhado pelo carro. Sergio Pérez também contribuiu para a coleta de dados, assim como o companheiro de equipe. No carro de Yuki Tsunoda, o piloto tinha os aero rakes acoplado na parte final do carro, para fazer uma avaliação aerodinâmica.

Rapidamente os tempos começaram a surgiu na tabela de tempos. Max Verstappen passou a liderança da sessão usando os pneus duros, o holandês anotou 1m33s719. Neste momento da sessão, Oscar Piastri, Valtteri Bottas e Zhou Guanyu avaliavam os pneus médios. Nico Hülkenberg, Max Verstappen e Sergio Pérez tinham os pneus duros instalados em seus carros, enquanto os outros competidores trabalhavam com os pneus protótipos.

A Ferrari tinha um novo assoalho instalado no carro, tentando melhorar o desempenho do carro da equipe, principalmente nesta pista com curvas de raio longo. A McLaren por sua vez, levou mais uma alteração para o sidepod, enquanto fez mais uma alteração na asa traseira. A AlphaTauri deu sequência as atualizações do carro, também promovendo uma alteração no sidepod e na asa traseira.

Com dez minutos de atividade, Max Verstappen ainda era o líder da sessão, registrando 1m33s354, antes de instalar os pneus protótipos para dar sequência as verificações que seriam realizadas neste circuito.

Na pista, a teperatura do traçado estava na casa dos 37°C, com 28°C no ambiente. Estava bem nublado no circuito, mas as temperaturas ainda era altas.

Após quinze minutos de sessão, os dez primeiros eram: Verstappen, Pérez, Piastri, Norris, Alonso, Russell, Leclerc, Sainz, Hamilton e Bottas. Com o carro da Red Bull, Verstappen estabeleceu a marca de 1m32s597 dos pneus protótipos.

Para o fim de semana estão disponíveis os pneus da gama dura, formada pelos compostos: C1 (faixa branca – duro), C2 (faixa amarela – médio) e C3 (faixa vermelha – macio). O C2 avaliado pela Pirelli, nada mais é que um pneu médio, mas que fornece mais aderência e estaria mais próximo do C1 e C3 usados atualmente na gama.

Pneus escolhidos pela Pirelli para a disputa do GP do Japão – Foto: Ale Ranieri / Boletim do Paddock

Verstappen conseguiu melhorar a sua marca para 1m32s442. Stroll permanecia nos boxes, enquanto Yuki Tsunoda foi finalmente liberado pela AlphaTauri para começar a participar da atividade. O piloto da casa, foi liberado em um momento que a pista estava mais vazia, com os competidores se preparando para uma nova saída.

Alexander Albon também realizava testes aerodinâmicos para Williams, em seu carro o flow-vis foi espalhado no assoalho – pois equipe avaliava uma peça com alterações. Os pilotos estavam atacando bem a zebra, explorando os limites da pista enquanto completavam as voltas no traçado. Isso contribuía para alguns erros, como a escapada de pista de Nico Hülkenberg ou Logan Sargeant extravasando os limites de pista durante a avaliação dos pneus protótipos.

Com a sessão avançando, Stroll finalmente foi liberado para a pista. Usando os pneus médios, Lance Stroll surgiu na quarta posição em sua primeira volta rápida no traçado. Fernando Alonso era o segundo colocado, com a marca de 1m33s166, o espanhol estava separado por 0s724 do líder da atividade.

A Red Bull voltou para o lugar que era esperado, pelas características do circuito. Inclusive, Max Verstappen, Sergio Pérez, Nico Hülkenberg, Kevin Magnussen e Logan Sargeant instalaram os pneus macios, enquanto parte do grid, avaliava um jogo novo de pneus médios, depois de trabalhar com os protótipos.

A sessão estava bem dinâmica, com as equipes fazendo o possível para cobrir o cronograma da sexta-feira, aproveitando a pista seca.

Com os compostos macios, os tempos obviamente também estavam melhorando nos carros dos pilotos que avaliavam esses compostos. Em seu primeiro giro com os pneus macios, Pérez cravou 1m33s043, mas ainda estava separado por 0s601 do tempo de Verstappen que ainda tinha sido obtido com os compostos médios. Na sequência, Verstappen anotou 1m31s647 com esses pneus de faixa vermelha, abrindo 1s396 para o companheiro de equipe na tabela de tempos.

Restando apenas 25 minutos para o término da sessão, os dez primeiros eram: Verstappen, Pérez, Alonso, Hülkenberg, Russell, Norris, Hamilton, Stroll, Gasly e Lawson.

A Ferrari aproveitou o final da sessão para instalar os pneus macios. A dupla retornou ao top-10, Carlos Sainz estabeleceu 1m32s273, seguido por Charles Leclerc que anotou 1m32s693, os pilotos ficaram na segunda e terceira posições, respectivamente. Restando 20 minutos para o final Alonso quebrou a dobradinha da Ferrari, para ser o terceiro colocado com a marca de 1m32s650. Alexander Albon pintou na quinta posição, com a marca de 1m32s991. Verstappen estava distante e dominava a atividade desde o começo.

Com apenas dez minutos para o final, os dez primeiros eram: Verstappen, Sainz, Leclerc, Tsunoda, Alonso, Norris, Albon, Lawson, Stroll e Pérez. Próximo do encerramento da atividade, os pilotos retornavam aos pneus usados no começo da sessão, para trabalhar um stint mais longo e dar seguimento a avaliação dos pneus disponíveis para o fim de semana.

Tsunoda teve a oportunidade de avaliar os pneus macios no final da sessão, o piloto japonês saltou para a quarta posição da tabela, com a marca de 1m32s597, superando Fernando Alonso, enquanto a dupla da Ferrari retornou para a segunda posição com Sainz e Leclerc no terceiro lugar.

Lewis Hamilton ainda foi visto na pista com os pneus médios, novos, assim como George Russell, porém, os pilotos não melhoraram as suas marcas e passaram toda a sessão basicamente avaliando os pneus médios. Ao menos conseguiriam traçar uma linha entre as diferenças dos pneus protótipos, para os compostos médios usados atualmente pela categoria.

Quando a sessão foi encerrada, a dupla da McLaren que tinha isntalado os pneus macios para os últimos minutos da sessão, melhoraram os seus tempos. Lando Norris passou a ocupar o terceiro lugar, enquanto Oscar Piastri era o sétimo colocado na tabela de tempos.

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Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

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