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Max Verstappen coloca Red Bull na liderança do TL3 no Circuito das Américas

Depois de disputar com Charles Leclerc a ponta, Verstappen coloca Red Bull na liderança. Pilotos comprovam que está complicado guiar no traçado

Os pilotos retornaram mais uma vez ao Circuito das Américas neste sábado (22) em uma sessão voltada para a verificação e preparação dos carros para a corrida e classificação. Parte da atividade foi usada para as voltas em simulação de classificação.

Enquanto a Ferrari dominou a sexta-feira, Max Verstappen liderou o TL3, o piloto obteve 1m35s825, enquanto Charles Leclerc andava próximo ao holandês. O monegasco está ciente da sua punição, perderá dez posições no grid de largada do domingo, mas luta por uma boa posição na classificação, para não ter um prejuízo muito grande no domingo.

Carlos Sainz também tem demonstrado um forte desempenho no COTA, o espanhol obteve o terceiro lugar. Sergio Pérez também está punido, mas perderá apenas cinco posições no grid. O mexicano foi o quarto colocado no TL3.

Lewis Hamilton apareceu na ponta, mas fechou a sessão no quinto lugar, sem conseguir acertar uma volta rápida com o seu segundo jogo de pneus macios. Os ventos estão atrapalhando os competidores durante a atividade.

Fernando Alonso também foi visto perdendo a traseira da sua Alpine, mas foi o sexto colocado, acompanhado por George Russell e Sebastian Vettel. Novamente a Aston Martin volta a ter um bom desempenho, alimentando as esperanças por uma boa sessão em Austin. Lance Stroll foi o nono colocado com o segundo carro da Aston Martin. Pierre Gasly completou a classificação no décimo lugar.

A Fórmula 1 retorna às 19h (pelo horário de Brasília) para a disputa da classificação.

Saiba como foi o TL3 em Austin, Texas

Depois de um TL2 voltado para os testes dos pneus de 2023, os pilotos tiveram o TL3 para preparar os seus carros para a corrida e classificação. Antes da liberação dos carros à pista a temperatura da pista estava na casa dos 39°C, com 29°C no ambiente.

A dupla da Alfa Romeo seguiu para o traçado usando os pneus macios, enquanto a dupla da Aston Martin usava os pneus duros. Na Ferrari Carlos Sainz usou os pneus médios, enquanto Charles Leclerc estava com os compostos macios instalados no F1-75. Zhou Guanyu abriu a tabela de tempo registrando 1m39s735, mas na sequência foi superado por Bottas que tinha 1m39s042.

Pérez com os pneus macios obteve 1m37s613, enquanto Sainz obteve 1m38s591. Leclerc saltou para a ponta registrando 1m37s471.

Com nove minutos de atividade o carro de Mick Schumacher começou a enfrentar problemas como a falta de potência. Schumacher que tinha passado da entrada dos boxes, foi se arrastando pela pista para retornar aos boxes.

A sessão seguiu e Pérez melhorou a sua marca para 1m37s338. Com todos os setores roxos, Verstappen saltou para a ponta com 1m36s706, para superar Leclerc em 0s377. Após 15 minutos de atividade os dez primeiros eram: Verstappen, Leclerc, Pérez, Sainz, Hamilton, Ocon, Russell, Bottas, Norris e Zhou.

A dupla da Williams começou a melhorar as suas marcas, Alonso anotou 1m37s439, para ser o quinto colocado. Enquanto Sainz permaneceu no traçado usando os pneus médios e registrou 1m36s894, atrás de Verstappen por apenas 0s118.

Ricciardo que tinha completado três voltas no traçado, retornou aos boxes pois estava sentindo dificuldade com o pedal dos frios. Grande parte dos pilotos tinha completado algumas voltas com os pneus macios, a exceção eram Sainz e Magnussen.

Com a conclusão da primeira meia hora de atividade se aproximando, Hamilton obteve 1m36s688, desta forma deixou a décima posição, para ocupar o primeiro lugar momentaneamente. Na sequência Pérez obteve 1m36s578, para ultrapassar Hamilton na tabela de tempos por 0s110.

Depois de 30 minutos os dez primeiros eram: Pérez, Hamilton, Verstappen, Leclerc, Sainz, Alonso, Vettel, Ocon, Stroll e Russell. Apenas Schumacher permanecia nos boxes, com a Haas arrumando o seu carro antes de devolver o alemão à pista.

Além de Pérez que lidará com uma punição no grid de largada, Fernando Alonso passou pela troca do motor de combustão interna (ICE) e perde cinco posições, enquanto Charles Leclerc trocou o ICE e o turbo, perderá então dez posições no domingo.

Nos últimos 20 minutos os pilotos retornavam ao traçado com novos pneus macios. Russell perdeu o controle da traseira do carro, algo comum no Circuito das Américas. Russell abandonou a décima posição para ocupar o sexto lugar com 1m37s064. Albon então passou a ocupar a décima segunda posição registrando 1m37s904.

Hamilton que tentava melhorar a sua marca, voltou a cometer erros e não conseguia superar o 1m36s688 que tinha registrado.

Tentando obter as suas voltas em ritmo de classificação, vários pilotos cometeram erros, inclusive Max Verstappen. Desta forma os engenheiros tentavam instruir os competidores para melhorar suas voltas no traçado, focando na conquista da pole. Além disso existia a questão do vento.

O holandês então obteve 1m36s223, mas na sequência o monegasco anotou 1m36s233, em voltas sendo definidas pelo detalhe.

Próximo do encerramento da sessão, Vettel apareceu mais uma vez entre os dez primeiros colocados, obtendo o sétimo tempo com 1m37s151. Sainz ficou com o terceiro lugar com 1m36s271, separado de Verstappen por 0s048.

Leclerc tentou ficar com a ponta depois de obter mais uma boa marca durante a sexta volta do pneu macio, registrando 1m36s145, mas na sequência Verstappen retornou a ponta com 1m35s825.

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Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

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