ColunistasDestaquesFórmula EPost

Maserati contrata Daruvala e renova com Günther para a 10ª temporada da Fórmula E

A Maserati surpreendeu com a contratação de Jehan Daruvala. Günther impressionou a equipe em sua primeira temporada defendendo o time e teve a renovação do seu contrato realizada

Nesta quarta-feira (27) a Maserati confirmou a contratação de Jehan Daruvala, o piloto que atualmente está na Fórmula 2 terá como companheiro de equipe Maximilian Günther.

O piloto indiano tem buscado uma forma de entrar no grid da Fórmula E, na última temporada da categoria elétrica, Daruvala atuou como piloto reserva da Mahindra. Acreditava-se que o competidor seria contratado como piloto titular para a 10ª temporada, pois ao longo do ano, com a saída de Oliver Rowland e a vaga sendo ocupada por Roberto Merhi temporariamente, dava a entender que era uma manobra para garantir o assento que seria de Daruvala.

No entanto, esse momento de pausa que a Fórmula E está enfrentando até o próximo campeonato foi bem movimentado. Vários pilotos trocando de equipe e até alguns rumores que ganharam mais força, mas foram encerrados com os anúncios de Mahindra e Maserati. Muitos acreditavam até mesmo que a vaga da equipe de Mônaco seria de Felipe Drugovich, afinal, o brasileiro realizou dois testes de jovens pilotos com a equipe e impressionou.

LEIA MAIS: Mahindra confirma a contratação de Nyck de Vries e Edoardo Mortara para a 10ª temporada da Fórmula E

Daruvala terá a oportunidade de correr ao lado de Günther, após uma temporada do alemão com a equipe. O indiano também foi convidado para os testes de jovens pilotos, aproveitando o momento para se preparar antes do seu caminho na categoria elétrica ser definido.

O piloto de 24 anos, terminou a temporada 2019 da Fórmula 3 na terceira posição, mesmo lugar que obteve ao competir na F3 Asiática em 2021. Daruvala prologou a sua participação na Fórmula 2, foram quatro temporadas até deixar a categoria de base.

“A Fórmula E é um campeonato que admiro há muito tempo e, depois de participar de duas sessões de testes, estou muito feliz por ter a oportunidade de ocupar uma vaga em tempo integral”, celebrou Daruvala. “Pela minha experiência até agora, o carro GEN3 é completamente único de dirigir, mas achei uma experiência muito gratificante.”

“Gostaria de agradecer ao James (Rossiter, chefe da equipe) e à Maserati MSG Racing por me proporcionarem esta chance e mal posso esperar para aprender mais sobre o carro e conhecer melhor a equipe nos testes de pré-temporada, antes de participar da corrida na Cidade do México em janeiro.”

Günther com 26 anos, forma uma dupla jovem com Daruvala. O piloto renova com a Maserati, depois de todo o trabalho realizado com a equipe, mas está na categoria elétrica desde a temporada de 2018/19. O alemão se tornou o vencedor mais jovem de uma corrida da Fórmula E apenas em sua 13ª corrida na categoria. Günther obteve quatro pódios com a Maserati, superando Edoardo Mortara ao apresentar uma boa performance.

O alemão faturou a primeira vitória da Maserati na Fórmula E, feito conquistado durante o e-Prix de Jakarta, na reta final da 9ª temporada.

Maximilian Gunther, Maserati MSG Racing, 1st position, celebrates with his team on the podium

“Estou muito orgulhoso de continuar com a Maserati MSG Racing”, diz ele. “Tivemos uma excelente primeira temporada juntos, especialmente o impulso que construímos na segunda metade do ano com uma vitória, quatro pódios e duas poles. Continuar a construir nesta base é algo que estou ansioso para fazer em 2024, assim como trabalhar com Jehan como meu novo companheiro de equipe”, afirmou Günther.

“Depois de ver a nossa trajetória de desempenho se desenrolar este ano, estou confiante de que podemos alcançar coisas maiores e melhores no futuro.”

Mortara foi o pilar da equipe por vários anos, mas teve uma 9ª temporada ruim. O time se despediu do suíço ainda no começo do mês. Mortara por sua vez, seguiu para a Mahindra para se tornar companheiro de Nyck De Vries.

“Estamos entusiasmados com a nossa escalação de pilotos para a 10ª temporada e confiantes de que a combinação da experiência de Max com a determinação de Jehan provará ser bem competitiva. Max nos impressionou ao longo da temporada 2022/23 e continuar nosso relacionamento foi uma decisão natural. Ele tem uma velocidade brilhante, um forte conhecimento do pacote Gen3 da Fórmula E e com cinco temporadas de experiência – apesar de ter apenas 26 anos – tem um conhecimento impressionante”, afirmou James Rossiter, o chefe de equipe da Maserati.

“Essa experiência será inestimável para Jehan, que já se mostrou promissor em seus dois testes de estreia com a Mahindra no início deste ano. Nos últimos quatro anos, ele mostrou vontade e determinação na Fórmula 2 e demonstrou claramente que tem tudo para vencer corridas. Agora Jehan está pronto para fazer o trabalho necessário para ter sucesso na Fórmula E. Na 9ª temporada enfrentamos muitos altos e baixos, mas aprendemos muito com cada cenário que enfrentamos. Depois de obter alguns ganhos positivos de desempenho durante o verão, estamos ansiosos para iniciar a 10ª temporada e, com a nossa escalação, estamos confiantes de que podemos estar em posição de lutar na frente do grid.”

Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo