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Lewis Hamilton lidera único treino livre em Ímola, acompanhado por Verstappen e Bottas

Neste sábado (31) os pilotos realizaram apenas um treino livre em Ímola com 90 minutos, que foi bem movimentado já que os pilotos precisaram coletar dados para voltas rápidas e simulação de corrida. Desta forma os times dividiram os seus pilotos nas atividades, para coletar a maior quantidade de dados possíveis.

A Mercedes começou andando no meio do grid, mas à medida que a sessão foi evoluindo os tempos progrediram Lewis Hamilton assumiu a ponta após anotar 1m14s726, enquanto Valtteri Bottas foi o terceiro colocado com 1m15.218. Max Verstappen que ficou parte da atividade na liderança, fechou na segunda posição com 1m15.023, enquanto Alexander Albon foi o nono com 1m16.061.

Pierre Gasly que está utilizando um capacete para homenagear Ayrton Senna mostrou ritmo forte no circuito, virou diversas voltas rápidas e apareceu entre os líderes da sessão, o francês fechou a atividade no quarto lugar. Charles Leclerc ficou com a quinta posição, mas reclamou bastante do carro, informando que estava difícil de guiar o SF1000 em Ímola. Sebastian Vettel por outro lado realizou voltas em modo de simulação de corrida e ficou boa parte da atividade nas últimas posições, mas nos últimos minutos o alemão utilizou os pneus macios e ocupou o décimo segundo lugar.

A dupla da Renault terminou entre os dez, com Daniel Ricciardo em sexto e Esteban Ocon em sétimo. Daniil Kvyat conseguiu a oitava posição, também nos últimos minutos de atividade e empurrou Albon para nono. A dupla da Racing Point ficou com o décimo e décimo primeiro lugar, formando outra dobradinha no grid.

No entanto, a dupla da McLaren esteve ocupando as últimas posições, em um momento até pareceu que Lando Norris terminaria entre os dez, mas a sua volta rápida foi deletada. Aliás este foi um ponto da sessão, que assim como Portugal teve vários tempos deletados por conta dos limites de pista definidos para o fim de semana.

A Fórmula 1 retorna às 10h para a realização da classificação para o GP da Emilia-Romagna. 

Saiba como foi o Treino Livre em Ímola

Antes dos pilotos entrarem na pista a temperatura estava na casa dos 18°C, com 16°C no ambiente.

Rapidamente a dupla da McLaren, Mercedes e Alfa Romeo que renovou com os dois pilotos nesta sexta-feira, foram para a pista.

Nesta primeira parte da sessão todos os pilotos estavam utilizando os pneus duros, Bottas era o líder com 1:25.316, acompanhado por Raikkonen com 1:26.024. Mas pouco depois Leclerc anotou 1:21.853 e passou para a ponta momentaneamente. À medida que os pilotos viram mais voltas com o mesmo composto, os giros seguiram melhorando.

Com menos de dez minutos de atividade Max Verstappen passou a rodar em 1:18.280. Na pista os únicos que utilizavam os pneus médios eram Kvyat, Russell e Latifi. O russo da AlphaTauri anotou 1:17.815, mas a sua volta foi deletada e ele retornou para a última posição.

Cada equipe estava investindo em uma avaliação e coletando dados para o restante do fim de semana, dividindo os trabalhos entre os seus pilotos, desta forma era possível ver Hamilton na quarta posição, enquanto Bottas era o décimo nono.

O grande problema da atividade era por conta dos limites de pista e vários pilotos tinham voltas deletadas, por extravasar alguns trechos do circuito. 

Restando oito minutos de atividade, para a conclusão da primeira meia hora, os dez primeiros eram: Verstappen, Gasly, Leclerc, Hamilton, Kvyat, Sainz, Norris, Ricciardo, Ocon e Albon. Giovinazzi ocupava a última posição da tabela de tempos e seguia parado nos boxes, pois a equipe estava realizando uma verificação no seu carro.

Raikkonen foi o primeiro a utilizar os pneus macios e figurava na décima quarta posição com 1:17.993. Bottas passou a investir em voltas rápidas e os compostos médios o finlandês foi a décima quinta posição, para primeiro ao anotar 1:15.783.

Vettel e Leclerc calçaram os pneus macios, o alemão que ocupava a décima oitava posição foi para o nono lugar com 1:17.271, mas pouco depois o seu tempo foi deletado. Giovinazzi voltou para o circuito após perder alguns minutos da sessão, mas seguia ocupando o vigésimo lugar, já que utilizava os pneus duros e estava verificando o carro.

Restando quarenta minutos para o término das arividades, Verstappen era o líder com 1:15.338, seguido por Hamilton com 1:15.346, separado por 0s008 do holandês. Enquanto Bottas era o terceiro colocado. Leclerc aparecia em quarto, seguido por Gasly, Ricciardo, Albon, Sainz, Pérez e Ocon, estes eram os dez primeiros.

Quando os pilotos entraram na última meia hora de atividade, Hamilton anotou 1:14.726 de pneus macios e assim assumiu a liderança. A dupla da Renault estava na quarta e quintas posições, com Daniel Ricciardo e Esteban Ocon respectivamente. Com os pneus macios os pilotos investiam nas voltas rápidas.

Nos últimos minutos de atividade, o ritmo ficou mais lento e os pilotos passaram a realizar voltas em modo de simulação de corrida.  No entanto Pierre Gasly melhorou o seu tempo em uma volta rápida, após uma breve parada nos boxes e ficou com o sexto lugar, anotando 1:16.005 e depois melhorou ainda mais o tempo, anotando 1:15.633.

Daniil Kvyat conseguiu a nona posição com a AlphaTauri, progredindo na sessão ao investir nas últimas voltas rápidas dadas no circuito. Leclerc voltou a rodar com os pneus macios e ficou com a sétima posição, mesmo após reclamar muito do carro. 

A última volta dada no circuito contou com muito trânsito, já que todos os pilotos estavam na pista. 

 

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Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

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