ColunistasDestaquesFórmula 1Post

Layout do circuito de Barcelona passa por alterações para o GP da Espanha de 2023

A chicane localizada no final do traçado será removida para 2023. A pista também passará por mudanças para melhorar a segurança dos pilotos

A Fórmula 1 confirmou nesta segunda-feira (27) uma alteração para o Circuito de Barcelona, pista que receberá a oitava rodada do campeonato. O traçado passou por uma revisão e voltará a sua forma original.

A chicane foi introduzida antes da última curva em 2007, tornando o setor mais lento, visando a segurança, além de permitir mais ultrapassagens da reta principal, para a primeira curva do circuito. A remoção da chicane que atualmente está localizada entre as curvas 14 e 15 faz com que o layout original seja retomado.

A chicane nunca foi muito popular entre os pilotos, além disso a opinião dos fãs dava preferência pela velocidade, então a mudança para o layout original é positiva. Os atuais carros da Fórmula 1 foram pensados e desenvolvidos para fornecer mais ultrapassagens, por este motivo, algumas alterações estão sendo pensadas e promovidas para circuitos que recebem a categoria.

O traçado sofrerá uma alteração de 4.675 km para 4.657 km. A chicane não será removida, ela continua homologada e pode ser utilizada por outras categorias, dependendo da opção do promotor do evento. A F1 ainda informa que o circuito contará com novas barreiras de proteção macias (Tecpro) nas últimas curvas do circuito.

LEIA MAIS: SÉRIE CIRCUITOS DA F1: Barcelona

Barcelona é uma pista muito conhecida da Fórmula 1 e suas equipes, o traçado foi construído em 1991 para receber a categoria, mas já passou por diversas modificações para continuar recebendo a Fórmula 1.

O traçado ainda passará por uma ampliação na área de escape da Curva 1, incluindo mais 70 metros de brita, uma inclinação de 5% e uma nova cerca de proteção que deve melhorar significativamente a segurança dos pilotos será instalada entre as curvas 1 e 2.

A placa na saída do pit-lane será remodelada para 2023, incluindo uma torre de sinalização mais moderna. Também será promovida a realocação das zebras e barreiras de pneus, além de passarem por um novo processo de pintura.

Para finalizar as mudanças, a área de hospitalidade e a área corporativa do longo edifício dos boxes ao longo da reta principal também serão ampliadas e modernizadas, enquanto banheiros permanentes nas áreas dos fãs serão reformados para o GP da Espanha de 2023.

Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo