A Apine confirmou nesta terça-feira (25) a participação de Jack Doohan no TL1 do GP do México e Abu Dhabi. O jovem de 19 anos atualmente é piloto da Academia de Alpine e também está disputando a Fórmula 2.
Os times do grid estão trabalhando para cumprir o regulamento que obriga o fornecimento dos seus dois carros para jovens pilotos realizarem testes. A temporada se aproxima do final, restando três corridas para o encerramento e algumas equipes estão se organizando para fazer o revezamento com os seus pilotos titulares no México e em Abu Dhabi.
O GP do Brasil será a última prova Sprint do calendário 2022, desta forma, os times não devem colocar os jovens piloto para participar do TL1, pois na sequência será disputada a classificação e no sábado a corrida que definirá o grid de largada. Embora as equipes contem com vários dados de Interlagos, este é o primeiro ano com o novo carro neste circuito, além disso a prova Sprint também vale pontos.
Jack Doohan testará pela Alpine na Cidade do Médico e em Abu Dhabi, colaborando com a equipe e ajudando até mesmo o time ter mais dados dele com o carro deste ano. Os testes deveriam ser realizados por Oscar Piastri, mas após o piloto estabelecer um contrato com a McLaren para o próximo ano, a Alpine não utilizará o competidor em seu carro.
🚨 Jack Doohan: FP1 debut! 🚨
Alpine Academy’s @JackDoohan33 will be stepping into the A522, taking over Friday driving duties in FP1 of the Mexico Grand Prix.#AlpineAcademy #MexicoGP pic.twitter.com/Ga8LLC9pDD
— BWT Alpine F1 Team (@AlpineF1Team) October 25, 2022
“Sou extremamente grato à Alpine por me dar esta oportunidade de conduzir no treino livre no México. É sempre uma grande honra ser encarregado de pilotar um carro de Fórmula 1, então ter a oportunidade em um fim de semana de Grande Prêmio é muito especial. Em última análise, o objetivo é fazer isso todas as semanas e essa experiência é mais um passo para atingir esse objetivo. Eu me preparei o melhor que pude e acho que será muito emocionante experimentar o carro neste tipo de circuito de alta altitude e de muita velocidade. Vou trabalhar duro no dia, fazer tudo o que a equipe definir e, ao mesmo tempo, aproveitar o momento, pois sei que será uma oportunidade única”, afirmou Doohan depois da confirmação da Alpine.
No último mês enquanto a Alpine ainda estava se decidindo sobre o piloto que ocuparia o assento deixado por Fernando Alonso, a Alpine levou Doohan para realizar um teste privado na Williams, acompanhado por Nyck de Vries e Antonio Giovinazzi. Os pilotos guiaram o carro do ano passado. Doohan também realizou um dia de filmagens em Monza com o carro atual.
O piloto australiano é filho do pentacampeão mundial de MotoGP, Mick Doohan. Doohan não conseguiu uma vaga na Alpine para a próxima temporada, pois o time realizou a contratação de Pierre Gasly.
Doohan está atualmente em quarto lugar na Fórmula 1 em sua temporada de estreia na categoria, o piloto conta com três vitórias e três poles atualmente e se destaca pelos seis pódios conquistados.
O chefe de equipe Otmar Szafnauer disse: “Estamos muito satisfeitos em anunciar que Jack se juntará à equipe no México e assumirá as funções no Treino Livre 1. Todos ficamos impressionados com o progresso de Jack em muitas áreas nesta temporada e ele merece essa chance.”
“É importante dar aos nossos jovens pilotos oportunidades de testar carros de Fórmula 1 e nosso programa da Academia provou ser bem-sucedido em fazer exatamente isso. Esperamos que Jack trabalhe duro durante a sessão e tire o máximo que puder da experiência em um fim de semana de Grande Prêmio de Fórmula 1.”
A moment I’ll remember forever. Really grateful to @AlpineF1Team for giving me the opportunity to drive in FP1 this weekend in Mexico City. Looking forward to getting the race weekend started and working hard with the team. 💙 pic.twitter.com/tGB7YjERw3
— Jack Doohan (@jackdoohan33) October 25, 2022