Nesta sexta-feira (26) a Haas confirmou que está será a última temporada de Nico Hülkenberg guiando pela equipe, o piloto alemão deixará o time ao final de 2024, para defender a Audi / Sauber no próximo ano.
A Audi já concluiu a compra das ações da Sauber para ingressar ao grid da categoria em 2026. Hülkenberg, portanto, é o primeiro piloto contratado pela empresa alemã, estabelecendo um acordo plurianual.
Hülkenberg retornou ao grid da categoria de forma efetiva em 2023, após estabelecer um contrato com a equipe norte-americana. O piloto foi escolhido para substituir Mick Schumacher, depois que a contratação do competidor não saiu como o esperado. Na época a equipe que tinha recontratado Kevin Magnussen, optou por ter um segundo piloto experiente no time.
MoneyGram Haas F1 Team and Nico Hulkenberg will part ways at the conclusion of the 2024 FIA Formula 1 World Championship.#HaasF1 pic.twitter.com/taLloQLRG7
— MoneyGram Haas F1 Team (@HaasF1Team) April 26, 2024
Quando Hülkenberg se juntar a Sauber no próximo ano, começará a defender o time aos seus 37 anos.
“Gostaria de deixar os meus agradecimentos a Nico, por suas contribuições à equipe durante o tempo que esteve aqui conosco. Ele tem sido um grande piloto para a equipe e alguém com quem gostamos muito de trabalhar. A sua experiência e feedback foram inestimáveis para nós em termos de melhoria do nosso desempenho geral, um fato que claramente é evidente tanto em sua performance de classificação como em corrida com o VF-24 esta temporada”, comentou Ayao Komatsu, chefe de equipe da Haas.
“Há muito mais corridas pela frente este ano, por isso, esperamos continuar a se beneficiar com as suas contribuições durante o resto da temporada 2024”, seguiu.
O alemão realizou a sua estreia no grid da Fórmula 1 em 2010, defendendo a Williams. Após uma temporada com o time de Grove, Hülkenberg se tornou piloto reserva da Force India e esperou um ano na geladeira até assumir uma vaga como piloto permanente da equipe em 2012.
No ano seguinte, Hülk seguiu para a Sauber, defendendo a equipe por uma temporada, antes de regressar para a Force India em 2014, permanecendo com o time até 2016. Na sequência, Hülkenberg foi contratado pela Renault, defendendo os franceses entre 2017 e 2019.
O piloto ficou sem contrato para o grid de 2020 e permaneceu de 2021 até 2022 como piloto reserva da Aston Martin. Hülk substituiu Sebasntian Vettel no GP do Bahrein de 2022, quando o tetracampeão de F1 foi diagnosticado com Covid-19 e precisou ser afastado das pistas. O competidor também disputou o GP da Arábia Saudita.
Em 2023 surgiu a oportunidade de Hülk regressar ao grid de forma definitiva, com a vaga que conquistou na Haas, após o time demonstrar estar insatisfeito com a contratação dos jovens pilotos que tinha realizado, desta forma voltaram para a configuração de uma equipe com dois pilotos experientes.
Mesmo assumindo um papel importante neste momento que a Audi está ingressando no grid da categoria, Hülkenberg antes de tudo está retornando à Sauber, equipe que ele defendeu por um ano.
“Estamos satisfeitos em receber Nico de volta aqui em Hinwil a partir de 2025 e competir com ele na Fórmula 1. Com sua velocidade, experiência e comprometimento com o trabalho em equipe, ele será uma parte importante na transformação da nossa equipe e do projeto F1 Audi”, celebrou Andreas Seidl, CEO da Sauber Motorsport AG e também da equipe de fábrica da Audi.
*Hülkenberg has been added to the group chat* 💬 💚
We're excited to announce Nico Hülkenberg will join Stake F1 Team KICK Sauber for the 2025 season. pic.twitter.com/1DLNcBBL8j
— Stake F1 Team KICK Sauber (@stakef1team_ks) April 26, 2024
“Desde o início, houve um grande interesse mútuo em construímos juntos algo de longo prazo. Nico é uma personalidade forte e colaborativo, a nível profissional e pessoal, irá ajudar-nos a progredir tanto no desenvolvimento do carro como na construção da equipe”, seguiu.
Foram treze temporadas disputadas na Fórmula 1, participando de mais de 200 corridas. O piloto conta com uma pole no currículo, faturada em 2010 durante o GP do Brasil com a Williams. Embora tenha muita experiência na F1, conquistando 534 pontos em seu tempo na categoria, o alemão não conta com pódios ou vitórias.
“Vou regressar à equipe que trabalhei em 2013 e tenho boas recordações do forte espírito de equipe na Suíça. A perspectiva de competir pela Sauber é algo muito especial. Quando um fabricante alemão entra na Fórmula 1 com tanta determinação, é uma oportunidade única. Representar a equipe de fábrica de uma marca de automóveis com um motor fabricado na Alemanha é uma grande honra para mim”, celebrou Hülkenberg.