A Haas confirmou nesta segunda-feira (16) a utilização de uma pintura especial durante o GP dos Estados Unidos. Como única equipe americana no grid da Fórmula 1 de 2023, o time aproveita o momento em que a categoria corre no Texas para exibir uma pintura valorizando as cores da bandeira norte-americana.
Antes de divulgar o livery especial para a etapa em Austin, a Haas já tinha revelado na semana passada imagens do macacão dos pilotos para a etapa. O VF-23, carro usado pela Haas ganha as cores da bandeira dos Estados Unidos, acompanhada pelas estrelas, que também fazem referência ao país. No entanto, a pintura especial foi acoplada ao design da Haas para este ano.
Describe our #USGP suit, with just one Emoji! ⤵️#HaasF1 pic.twitter.com/lsYScAipHa
— MoneyGram Haas F1 Team (@HaasF1Team) October 12, 2023
Para celebrar a parceria de um ano com a Haas, a MoneyGram também participará da pintura escolhida pela equipe para a etapa. No entanto, o toque adicional será apenas revelado às vésperas do GP, durante a quinta-feira.
Chegando aos EUA, a Haas preparou um pacote de atualizações para o VF-23, com o intuito de melhorar o desempenho do carro, enquanto o Campeonato ruma para o final, além de iniciar as pesquisas para o próximo ano, pois o regulamento de 2024 não será tão diferente do utilizado neste momento.
A Haas é apenas a penúltima colocada na tabela, somando 12 pontos até o momento. Nico Hülkenberg é responsável por 9 pontos, enquanto Kevin Magnussen somou três pontos para a equipe. Os últimos pontos da equipe foram conquistados pelo piloto alemão durante o GP do Catar.
“A atualização do VF-23 é aerodinâmica. Mudámos o conceito do carro porque com o que começámos, devido aos novos regulamentos do ano passado, não conseguimos obter mais ganhos em termos de desempenho”, disse Günther Steiner ao site da Fórmula 1.
“Criar mais downforce e menos arrasto simplesmente não tinha mais como, então precisávamos mudar o conceito, que é comumente conhecido como ‘conceito Red Bull’ ou ‘conceito downwash’”.
“É uma atualização substancial e somos capazes de fazer isso dentro do teto orçamentário porque não tivemos nenhuma atualização no início da temporada pois, novamente, voltando atrás, não conseguimos encontrar nenhum desempenho em que pudéssemos produzir peças para colocar no carro.”
O GP dos Estados Unidos representa o início de uma rodada tripla nas Américas, formada por: Estados Unidos (Austin, Texas), México e Brasil. O Circuito das Américas por sua vez, vai abrigar a disputa da 5ª sprint da temporada 2023, com uma prova curta programada para o sábado.