Hamilton chegou a 69ª vitória da carreira hoje (16), em uma corrida tranquila para o inglês. A construção do seu primeiro lugar, veio ainda no sábado quando o piloto deu uma volta surpreendente para conseguir a pole-position. O carro foi consistente do começo ao fim e mesmo a equipe reagindo a troca de Sebastian Vettel, o seu rendimento seguiu consistente.
Verstappen ficou com a segunda posição, mesmo perdendo-a no começo da prova quando a Ferrari de Vettel foi mais agressiva. O holandês recuperou a posição, logo após a parada nos boxes. O alemão ficou por muito tempo preso atrás de Pérez, quando retornou para a pista depois da troca de pneus. Os segundos perdidos foram decisivos para a prova, já que Vettel teve que lutar para se aproximar de Verstappen, se vendo sem chances de correr atrás do seu rival na disputa pelo campeonato.
Sebastian Vettel ficou com o terceiro lugar no pódio. A Ferrari teve a sua parcial de responsabilidade quando antecipou a sua parada nos boxes e instalou os compostos ultramacios. No entanto não tem como excluir o alemão da culpa, já que o mesmo não um bom desenvolvimento para ultrapassar Pérez, mesmo com um carro superior ao da Racing Point Force India. Agora Vettel está a 40 pontos atrás do inglês.
Bottas ficou com a quarta posição, seguido por Raikkonen e Ricciardo. Os três disputaram suas posições, mas mesmo com a aproximação, não encontraram espaço suficiente no circuito travado para conseguirem uma melhor tentativa por ultrapassagem.
Fernando Alonso era o sétimo, seguido por Sainz, Leclerc e Hulkenberg, completavam o grid dos 10 primeiros colocados e em zona de pontuação.
Exagero
Sergio Pérez foi exagerado em suas investidas para ultrapassar Sirotkin. O mexicano já havia perdido a cabeça quando jogou o carro para cima do russo na volta 34. Pouco antes de realizar a manobra, Pérez havia acusado o piloto da Williams de mudar de trajetória.
Guiar da forma como Pérez fez hoje no Grande Prêmio de Cingapura e em tantos outros ao longo da carreira, não é nada correto. Naquele momento em que ocorreu a colisão, poderia ter sido muito mais grave que um pneu furado para o mexicano.
Além disso Pérez já não havia dado espaço para Ocon na primeira volta, deixando o companheiro de equipe fora da disputa no início da prova. Para uma equipe que perdeu todos os pontos por conta da mudança ele deveria estar pensando no time e não apenas em uma única ultrapassagem. O problema chega a ser grave já que na largada os dois carros da Racing Point Force India estavam pontuando. Mas a resposta de quem fica para a próxima temporada, todos já tem.
A Fórmula 1 retorna em quinze dias para o Grande Prêmio da Rússia disputado no dia 30 de setembro.
lll Saiba como foi a Corrida
⚫️⚫️⚫️⚫️⚫️
⚫️⚫️⚫️⚫️⚫️LIGHTS OUT IN SINGAPORE!#SingaporeGP 🇸🇬 #F1 pic.twitter.com/U20b0dupit
— Formula 1 (@F1) September 16, 2018
Hamilton se manteve na ponta, enquanto Vettel tentava realizar a ultrapassagem em Verstappen na primeira curva, mas o holandês não deixava espaço para o alemão. O piloto da Ferrari seguiu pressionando o piloto da Red Bull até conseguir saltar para a segunda posição.
Through the chaos, Vettel managed to spark his way past Verstappen ✨
He’s now P2 behind race leader and title rival Hamilton#SingaporeGP 🇸🇬 #F1 pic.twitter.com/1b1PJhfk6q
— Formula 1 (@F1) September 16, 2018
Enquanto Vettel realizava a ultrapassagem, Esteban Ocon estampava o muro após Sérgio Pérez toca-lo. O Francês acreditava que havia sido proposital. O Safety Car já dava entrada na primeira volta para a remoção do carro da Racing Point Force India.
SAFETY CAR DEPLOYED (LAP 1/61)
The Force India teammates make contact and Ocon crunches the wall 💥
It’s a Lap 1 Safety Car for the third year in a row 😱#SingaporeGP 🇸🇬 #F1 pic.twitter.com/Q4PXnHVdRO
— Formula 1 (@F1) September 16, 2018
OCO: “I got hit by Sergio badly… badly, badly” 😞#SingaporeGP 🇸🇬 #F1 pic.twitter.com/CoX1v76mGQ
— Formula 1 (@F1) September 16, 2018
Ainda na primeira volta, Alonso que era o décimo primeiro, conseguia chegar a nono deixando, Nico Hulkenberg para trás e ganhando mais uma posição por conta do abandono de Ocon. O alemão da Renault também fora ultrapassado pelo companheiro de equipe.
Sergey Sirotkin se viu obrigado a realizar uma parada, por conta de um arco que se soltou do carro de Ocon e ficou agarrado a sua asa dianteira. Desta forma o russo retornava com os compostos macios.
LAP 4/61
Sergey Sirotkin’s Williams is sporting a new nose ring 👃
The Russian picked up the odd debris from Ocon’s car on the opening lap#SingaporeGP 🇸🇬 #F1 pic.twitter.com/dqLARFMTfS
— Formula 1 (@F1) September 16, 2018
O Safety Car recolhia na quarta volta. Hamilton conseguia re-largar muito bem, abrindo, mas de um segundo de vantagem para o alemão. Verstappen não atacava Vettel por conta dos problemas na sua Red Bull, mas era ameaçado por Bottas.
LAP 5/61
Safety Car comes back in – we’re racing again!#SingaporeGP 🇸🇬 #F1 pic.twitter.com/NnDHm1YAMU
— Formula 1 (@F1) September 16, 2018
Com dez voltas as posições eram: Hamilton, Vettel, Verstappen, Bottas, Raikkonen, Ricciardo, Pérez, Grosjean, Alonso e Sainz.
Vettel se mantinha a pouco mais de um segundo atrás de Hamilton, não conseguindo utilizar a asa móvel para se aproximar do inglês, assim como Verstappen que também não podia ataca-lo. As posições seguiam inalteradas.
Durante a décima terceira volta começava a cair uma garoa fina no circuito de Marina Bay, principalmente na área dos boxes. A chuva se aproximava, mas havia apenas 63% de umidade no ar.
A few spots of rain in the air? 😯#SingaporeGP 🇸🇬 #F1 pic.twitter.com/dC151tIMZY
— Formula 1 (@F1) September 16, 2018
Na décima quinta volta, Vettel seguia para os boxes para realizar uma troca de pneus, passando a utilizar os pneus ultramacios no lugar dos hipermacios. O alemão retornava na sétima posição.
LAP 15/61
First to blink: @ScuderiaFerrari and Vettel pit for ultrasofts
Can he make them last to the end of the race?#SingaporeGP 🇸🇬 #F1 pic.twitter.com/DFr5PIT4pA
— Formula 1 (@F1) September 16, 2018
Hamilton paraou na volta seguinte, mas no seu carro os compostos macios foram escolhidos para serem instalados. O inglês retornava em quinto, com Pérez ficando entre os dois.
LAP 16/61
One lap later, Hamilton comes in too
But he’s on the yellow soft tyres – a split strategy for the top two 🤔#SingaporeGP 🇸🇬 #F1 pic.twitter.com/aBLNhIzBz6
— Formula 1 (@F1) September 16, 2018
Bottas era chamado na décima sétima volta, passando a utilizar pneus de faixa amarela. Enquanto o finlandês retornava para a pista, Vettel conseguia realizar a ultrapassagem limpa em Pérez para se tornar o quinto colocado.
LAP 17/61
Vettel cuts past Perez for P5
Next target = chase down Hamilton!#SingaporeGP 🇸🇬 #F1 pic.twitter.com/TIKOBCFj2W
— Formula 1 (@F1) September 16, 2018
Aos poucos outros pilotos realizavam as suas trocas e na décima oitava volta era a vez de Verstappen realizar a sua troca. Na saída do holandês dos boxes, quase que ele e Vettel se tocaram, disputando centímetros da pista. O piloto da Red Bull conseguia voltar a frente se tornando o quarto colocado. O tempo que Vettel perdeu atrás de Pérez foi decisivo para a ultrapassagem de Verstappen.
LAP 18/61
Verstappen pits for soft tyres and comes out INCHES ahead of Vettel!
The Red Bull man regains position and is currently P4#SingaporeGP 🇸🇬 #F1 pic.twitter.com/NRcKB92Lik
— Formula 1 (@F1) September 16, 2018
Na volta 20, entre os dez primeiros colocados, apenas Raikkonen que era o líder, com Daniel Ricciardo em segundo, Fernando Alonso (7º), acompanhado de Sainz, Pérez e Leclerc não haviam realizado nenhuma parada.
Kimi Raikkonen deixava a liderança da prova para seguir aos boxes na volta 23, retornando com os compostos macios. Ricciardo passava a ser o líder da sessão, seguido por Hamilton, Verstappen, Vettel e Bottas.
A umidade estava em 66% na volta 27 e novamente a chuva voltava a cair. Leclerc disputava a nona posição com Gasly. O piloto da Toro Rosso estava quase sem pneus e espalhava com o carro na pista. Os dois quase se tocaram, mas o monegasco conseguia realizar a ultrapassagem.
Ricciardo na volta seguinte realizava a sua troca, com a melhor parada até o momento nos boxes. O australiano retornava na sexta posição. Alonso ainda em sétimo, seguido por Sainz, Leclerc e Ericsson não haviam realizado as suas paradas, ambos estavam com os ultramacios instalados em seus carros.
LAP 26/61
Define ‘overtaking opportunity’ in a photo…
Gasly’s grip fades, and Leclerc takes full advantage and moves into P9#SingaporeGP 🇸🇬 #F1 pic.twitter.com/wXDmXjYLoT
— Formula 1 (@F1) September 16, 2018
Pérez lutava para chegar na décima terceira posição, pressionando o russo o máximo possível.
LAP 30/61
Perez is hustling Sirotkin, but the Williams driver is soaking up the pressure 😅#SingaporeGP 🇸🇬 #F1 pic.twitter.com/aETZKPQGEj
— Formula 1 (@F1) September 16, 2018
LAP CHART (30/61 LAPS)
A look at the movers and shakers as we tick over the halfway mark…#SingaporeGP 🇸🇬 #F1 pic.twitter.com/u3oefV7Sat
— Formula 1 (@F1) September 16, 2018
Pérez com mais de meio carro à frente de Sirotkin, acabava jogando o seu carro para cima do russo, provocando um toque na volta 34. Sirotkin havia mantido o seu traçado enquanto era atingido. O mexicano teve o pneu furado e realizava mais uma parada na volta 35.
LAP 34/61
Perez collides with Sirotkin! 💥
He spent several laps chasing the Williams, but this wasn’t the plan 😬#SingaporeGP 🇸🇬 #F1 pic.twitter.com/ZGVhyxImdY
— Formula 1 (@F1) September 16, 2018
Hamilton na liderança passava a encontrar os retardatários na pista e o seu ritmo ficava um pouco comprometido, já que Sirotkin e Grosjean estavam disputando posições.
LAP 38/61
Sirotkin and Grosjean battle away as the leaders approach
And Verstappen closes RIGHT up to Hamilton! 😱#SingaporeGP 🇸🇬 #F1 pic.twitter.com/zYYHQLkcp0
— Formula 1 (@F1) September 16, 2018
Verstappen encostava em Hamilton, mas era atrapalhado por Grosjean. Vettel também havia chegado na disputa. Retardatários e os ponteiros viravam um bolo só na pista.
Raikkonen havia se aproximado em Bottas, valendo a quarta posição na corrida durante a volta 39.
Pérez era punido na volta seguinte após a batida com Sirotkin. Enquanto o mexicano recebia a punição, ele retornava a disputar com o russo na pista e desta vez conseguindo realizar a ultrapassagem limpa. Pouco depois Pérez seguia para cumprir a sua penalidade, retornando em décimo nono.
LAP 40/61
Err… anyone else got deja vu? 😅#SingaporeGP 🇸🇬 #F1 pic.twitter.com/LFcPyttBdP
— Formula 1 (@F1) September 16, 2018
Durante a volta 44, Grosjean era punido com 5 segundos por ignorar as bandeiras azuis. Na mesma volta Sainz conseguia realizar a ultrapassagem em Ericsson para se tornar o oitavo colocado.
Na volta seguinte Alonso realizava a volta mais rápida da prova ao registrar 1:43:518 de compostos macios de seis voltas.
Na volta 47, Pérez mais uma vez chegava em Sirotkin, ultrapassando novamente o piloto da Williams para se tornar o décimo oitavo. Pouco antes do fim da volta o piloto era punido por ter jogado Hartley para fora da pista na volta 43. Como o russo realizou mais uma parada a punição logo foi cumprida pela equipe de Grove.
Sirotkin também penalizado em 5seg por colocar aqui o Hartley fora de pista. @SkySportsF1 pic.twitter.com/BGEfTbeZBo
— ▄▀▄▀ 𝗥𝗧𝗣 Mu̷n̷d̷i̷a̷l̷ ̷ F͓̽1͓̽ ▄▀▄▀ (@f1rtp) September 16, 2018
Raikkonen se aproximava mais uma vez do finlandês da Mercedes, mas Ricciardo também havia chegado a disputa deles.
LAP 53/61
Barely two seconds separating Bottas, Raikkonen and Ricciardo 👀#SingaporeGP 🇸🇬 #F1 pic.twitter.com/MERDmzr4DO
— Formula 1 (@F1) September 16, 2018
Bottas pedia a bandeira azul para Nico Hulkenberg, mas eles não estavam próximos o suficiente para o alemão da Renault receber o aviso.
LAP 56/61
BOT: “This is not acceptable” 😠
Bottas is looking to lap Hulkenberg, but can’t get close enough#SingaporeGP 🇸🇬 #F1 pic.twitter.com/s1tQUQcgk5
— Formula 1 (@F1) September 16, 2018
Restando duas voltas para o final, Pérez encontrava Hartley na pista e tentava chegar na décima sexta posição.
Hamilton cruzava a linha de chegada na primeira posição, seguido por Verstappen e Vettel.
Full classification from the #SingaporeGP 👇 pic.twitter.com/TwTeSCxx0F
— Formula 1 (@F1) September 16, 2018