Sebastian Vettel venceu pela 52 ª, passando a marca que era de Alain Prost. O alemão da Ferrari conseguiu a ultrapassagem ainda na primeira volta, antes da entrada do Safety Car e depois da manobra em Lewis Hamilton, passou a realizar uma corrida tranquila na ponta, não perdendo a dianteira nem no momento em que os pilotos concretizaram as paradas nos boxes.
Hamilton por sua vez tentou atacar o alemão no momento em que o carro de segurança ainda estava saindo da pista, mas logo após a relargada de fato ocorrer, Vettel passou a abrir vantagem e o inglês não conseguiu mais realizar a aproximação. O piloto da Mercedes também teve uma prova tranquila na sua segunda posição, já que Max Verstappen não ofereceu risco nenhum e ainda abriu espaço para que ele passasse depois de sua troca de pneus, já que o holandês sabia que não tinha pneu e nem carro para barrar Hamilton.
Portanto a terceira posição ficou com Verstappen, que veio escalando o grid após largar do sétimo lugar. Foi beneficiado com os problemas que Raikkonen enfrentou ainda na primeira volta, após ser acertado por Daniel Ricciardo. O holandês seguiu imprimindo um ritmo forte, conquistando as posições dos carros da Racing Point Force India e não abrindo brechas para ser atacado.
Mais um destaque da corrida foi o desempenho de Bottas, o piloto saiu do décimo sétimo lugar para chegar em quarto, engolindo os pilotos que deixou para trás.
Pérez finalizou a prova em quinto, com Ocon em sexto. O francês foi ousado na primeira volta, quando tentou assumir a primeira posição, mas se esqueceu do ponto de freada e dessa forma caiu para quarto, já que o mexicano não poupou esforços para se manter na sua frente. Foi uma boa corrida para a equipe que nem sabia se estaria participando desta etapa da Fórmula 1 e mais uma vez mostrou o seu crescimento.
Logo após a dobradinha da Racing Point Force India, mais uma dobradinha ocorreu no grid, desta vez com os pilotos que defendem a Haas. Grosjean ficou com a sétima posição enquanto Magnussen era o oitavo. O que se pode dizer sobre a equipe é que nos treinos livres eles não mostraram muita coisa, mas na classificação ganharam espaço e souberam administrar muito bem a corrida.
Para fechar o grid, Gasly pela Toro Rosso era o nono com Ericsson em décimo depois de protagonizar uma disputa na pista com Hartley.
Batida
A pancada ocorreu na primeira volta, envolvendo carros demais em um grid já limitado por 20 carros. Hulkenberg perdeu o ponto de freada e acertou o carro de Alonso em cheio, arremessando o piloto para cima de Charles Leclerc.
O halo no carro do monegasco ficou bem danificado, já que o espanhol passou cima do mesmo e para muitos que dizem que o equipamento não era necessário e uma grande besteira, nos vemos que em choque como esses ele foi bem importa estar ali.
Não precisa do Halo… foi o que disseram… #F1 #BelgianGP #BP #PF1BR https://t.co/D84ayR4AgD
— Deborah Almeida 🏁🐝 (@DehFlowers) August 26, 2018
Ricciardo foi igualmente afetado pela batida, já que parte da asa dianteira de Alonso, danificou a asa traseira da sua Red Bull. O australiano ainda bateu em Raikkonen, furando o pneu traseiro direito do finlandês que acabou abandonando a prova já que o rendimento estava bem ruim.
A Red Bull ainda realizou as trocas necessária no carro de Ricciardo e mandou ele mais uma vez para a pista, mas o australiano estava a uma volta atrás e sem chances de escalar o grid. Na sua parada nos boxes a equipe optou por recolher o piloto que não teria nenhum ganho se mantendo na pista.
lll Saiba como foi a Corrida
Havia pouca chance de chuva para o início da prova na Bélgica.
That all important #BelgianGP weather 🇧🇪 pic.twitter.com/IG7CxeoCiM
— Formula 1 (@F1) August 26, 2018
Sainz e Vandoorne após trocarem algumas peças dos seus motores, foram punidos e precisaram ocupar as últimas posições do grid.
⚫️⚫️⚫️⚫️⚫️
⚫️⚫️⚫️⚫️⚫️LIGHTS OUT at Spa! #BelgianGP 🇧🇪 #F1 pic.twitter.com/KGSOs00aS6
— Formula 1 (@F1) August 26, 2018
Hamilton se mantinha na ponta com Sebastian Vettel pressionando o inglês, mas ao final da primeira volta o alemão da Ferrari havia assumido a primeira posição. Ocon tentava ser ousado e chegar a primeira posição, mas ao arriscar muito, acabou vendo Pérez saltar para a terceira posição.
Lap 1/44: Meanwhile at the front Vettel overtakes Hamilton before the safety car is deployed 😲#BelgianGP 🇧🇪 #F1 pic.twitter.com/jovMR6Ztwv
— Formula 1 (@F1) August 26, 2018
Ainda na primeira volta Hulkenberg não freava na primeira curva e acertando em cheio a traseira do carro do espanhol, tirando os dois da corrida assim como Leclerc que era levado com o incidente. Ricciardo também ficava fora da corrida já que a asa dianteira de Alonso, após o espanhol ser arremessado acertava a parte traseira do carro do australiano. Raikkonen com o pneu furado se arrastava para os boxes depois de Ricciardo tocar em seu carro, além disso parte da sua asa traseira ficava comprometida. O finlandês retornava com os pneus médios.
Lap 1/44: Chaos at the start – Leclerc, Alonso and Hulkenberg out 💥#BelgianGP 🇧🇪 #F1 pic.twitter.com/ZKu2RlVrLK
— Formula 1 (@F1) August 26, 2018
⚠️ SAFETY CAR DEPLOYED (LAP 1/44) ⚠️
Cars are going through the pit lane as the debris is cleared#BelgianGP 🇧🇪 #F1 pic.twitter.com/d8lv4vRB38
— Formula 1 (@F1) August 26, 2018
O Sefety Car havia entrado na pista para a limpeza e remoção do carro do Alonso.
LAP 5/44
The Safety Car comes in and we’re underway once more!#BelgianGP 🇧🇪 #F1 pic.twitter.com/aghQvEygWy
— Formula 1 (@F1) August 26, 2018
A relargada acontecia no começo da quinta volta, com Hamilton tentando ganhar a posição de Sebastian Vettel antes de cruzarem a ”linha de chegada”. O alemão conseguia abrir mais de um segundo de vantagem para o inglês e Pérez estava a mais de dois de Hamilton.
Verstappen começava a se aproximar de Ocon, para tentar chegar ao quarto lugar e a distância entre eles era menor que 1 segundo. Na sexta volta, na chincane o holandês concluía a ultrapassagem e passava a caçar Pérez para se tornar o terceiro colocado.
Lap 6/44: @redbullracing 📻 “Nice job Max”
Verstappen is up to P4 after getting past Ocon 👊#BelgianGP 🇧🇪 #F1 pic.twitter.com/mt7uttp4ec
— Formula 1 (@F1) August 26, 2018
Na oitava volta Raikkonen retornava aos boxes e o mecânico apenas realizaram alguns ajustes na sua asa dianteira e o finlandês retornava mais uma vez para a pista, mas se mantinha por apenas mais uma volta, retornando para os boxes e desta forma abandonando a prova.
Lap 9/44
Raikkonen comes into the pits and retires 😭
He had damage after a first lap tangle with Ricciardo #BelgianGP 🇧🇪 #F1 pic.twitter.com/1nK3L6MhCd
— Formula 1 (@F1) August 26, 2018
Ainda na reta com a asa aberta, Verstappen conquistava mais uma posição na décima volta, deixando Pérez em quarto.
Ao final da décima segunda volta, as posições eram: Vettel, Hamilton, Verstappen, Pérez, Ocon, Grosjean, Magnussen, Gasly, Ericsson e Bottas. Ricciardo permanecia na décima sexta posição, uma volta atrás do líder e com problemas para se manter na pista, a única chance do australiano era com uma nova entrada do Safety Car, para que o mesmo conseguisse entrar na mesma volta dos demais pilotos, do contrario ficaria se arrastando na pista até o final da prova.
Bottas na décima oitava volta concluía a ultrapassagem em Gasly, se tornando o oitavo colocado. O finlandês já apresentava bolhas no pneu traseiro e a Mercedes já preparava os boxes para as suas trocas.
Sebastian Vettel na ponta continuava ampliando a sua vantagem para Hamilton, chegando a mais de três segundos na vigésima volta. Os pneus traseiros de Hamilton também apresentavam bolhas.
Lap 20/44
Hamilton just 3.174s behind Vettel at the front…#BelgianGP 🇧🇪 #F1 pic.twitter.com/vE3Rhtskol
— Formula 1 (@F1) August 26, 2018
O inglês era o primeiro a se encaminhar para os boxes, na vigésima segunda volta e retornava com os pneus macios. Vettel era instruído a dar uma volta rápida e se encaminhava aos boxes na volta 23.
Lap 22/44
Hamilton pits before Vettel, can he make the undercut work?#BelgianGP 🇧🇪 #F1 pic.twitter.com/7GparZNGzO
— Formula 1 (@F1) August 26, 2018
O alemão conseguia sair dos boxes ainda na liderança. Hamilton ultrapassava Verstappen e as primeiras posições se mantinham. Sainz era o próximo a se encaminhar para os boxes, o espanhol retornava em décimo quinto, perdendo apenas uma posição e trocava os pneus médios pelos supermacios.
Lap 23/44: Vettel comes in next and keeps his lead! 💪#BelgianGP 🇧🇪 #F1 pic.twitter.com/30OqDCvy7P
— Formula 1 (@F1) August 26, 2018
Da Haas Grosjean fora o primeiro a realizar a troca, passando a ocupar o décimo lugar, com os pneus macios.
Na volta 24, Ocon e Sirotkin seguiam para os boxes, o francês utilizava os pneus macios e o Russo os supermacios. Um ocupava a oitava posição e outro estava em décimo terceiro.
LAP 24/44: GAINS AND LOSSES@ValtteriBottas on the charge 💪#BelgianGP 🇧🇪 #F1 pic.twitter.com/xVlJVM4i9v
— Formula 1 (@F1) August 26, 2018
Na volta seguinte, após dar uma volta rápida no circuito, era a vez do mexicano realizar a sua troca.
Na volta 27 era a vez de Verstappen se encaminhar para os boxes, assim como Magnussen e Ericsson. O holandês seguia na terceira posição. Entre os 10 primeiros colocados apenas Bottas em quarto não havia realizado a sua parada ainda.
Ericsson e Hartley disputavam posições na pista, alterando entre eles a décima posição, já que entre eles cada uma podia abrir a asa para atacar em uma volta.
Lap 28/44
Hartley and Ericsson having a ding-dong battle for P10 ⚔️#BelgianGP 🇧🇪 #F1 pic.twitter.com/UcioA9LbFz
— Formula 1 (@F1) August 26, 2018
Bottas era o último a se encaminhar aos boxes na volta 30. Dessa forma as posições eram: Vettel, Hamilton, Verstappen, Pérez, Ocon, Bottas, Grosjean, Magnussen, Gasly e Ericsson.
Daniel Ricciardo finalmente abandonava a prova, já que era desnecessário se manter na pista desgastando o equipamento para nada.
Lap 30/44: That’s the end of Riccardo’s race 😢
He was running a lap down after gaining damage on the opening lap#BelgianGP 🇧🇪 #F1 pic.twitter.com/TeeKmS0es2
— Formula 1 (@F1) August 26, 2018
Bottas ultrapassava Ocon na volta 32 se tornando o quinto colocado.
O finlandês da Mercedes lutava durante as últimas voltas para chegar em Pérez, mas ele e o mexicano em algumas voltas acabavam andando bem próximos. Bottas conseguia diminuir a distância para menos de um segundo na volta 39.
Lap 37/44: Bottas is hunting down Perez for P4
He’s got 8 laps to catch the Mexican, can he do it? 🤔#BelgianGP 🇧🇪 #F1 pic.twitter.com/uJYKYKsg9Y
— Formula 1 (@F1) August 26, 2018
Ainda na volta 40, Bottas conseguia concluir a ultrapassagem e desta forma passava a ser o quarto na prova.
Lap 40/44: And Bottas gets the job done as he passes Perez 💪#BelgianGP 🇧🇪 #F1 pic.twitter.com/EMX3og8Z8R
— Formula 1 (@F1) August 26, 2018
Sebastian Vettel vencia pela terceira vez na Bélgica, após ultrapassar Hamilton a primeira volta e manter a liderança da corrida de ponta a ponta. Hamilton era o segundo colocado com Verstappen completando o pódio.
A dominant victory for Sebastian Vettel in Spa!
Both @ForceIndiaF1‘s in the top 10 👏#BelgianGP 🇧🇪 #F1 pic.twitter.com/rqaNIw0kHY
— Formula 1 (@F1) August 26, 2018
BREAKING: Sebastian Vettel wins the #BelgianGP – his third win at Spa, his fifth this season, and the 52nd of his career 💪 #F1 🇧🇪 pic.twitter.com/AY0nmkP3A5
— Formula 1 (@F1) August 26, 2018
Jumping for joy! #BelgianGP 🇧🇪 #F1 pic.twitter.com/gRNzNp07Zc
— Formula 1 (@F1) August 26, 2018