Neste domingo (17) em Interlagos, Gabriel Casagrande conquistou o segundo título na Stock Car. O piloto tem realizado uma forte campanha na categoria, desde a conquista do seu primeiro título em 2021.
Casagrande é um piloto que apresenta muito regularidade na categoria, tanto em conquista de pontos, pódios e vitórias. O piloto ainda é beneficiado por um casamento bem-sucedido com a equipe liderada por Mauro Vogel e Andreas Mattheis, o competidor de 28 anos agora é o mais novo bicampeão, entrando em um grupo seleto composto também por Giuliano Losacco e Rubens Barrichello, ambos bicampeões da Stock Car.
Com a conclusão da primeira prova em Interlagos, Casagrande passou para o segundo estágio tendo apenas Daniel Serra como seu adversário direto pelo título. No entanto, o piloto da Eurofarma precisava vencer a segunda corrida e contar com Casagrande terminando a prova abaixo de 17º.
Durante a segunda prova, Casagrande optou por uma abordagem mais conservadora, fugindo de confusões, pois vários competidores vão para o tudo ou nada. Serra por sua vez precisava remar para a vitória, mas não obteve sucesso e com a confusão do Safety Car, além de uma parada mais demorada, Serra ficou longe do seu objetivo. Casagrande celebrou a conquista do ano na reta final da corrida.
O piloto estava visivelmente cansado com o término da jornada em Interlagos, mas satisfeito pela conquista.
Gabriel Casagrande festeja com sua equipe e sua família! PARABÉNS BIG HOUSE! #StockCortes pic.twitter.com/ijyns4IV7C
— stock_car (@stock_car) December 17, 2023
“Estou morto [risos]”, disse o novo bicampeão ao deixar o carro. “Tenho de agradecer a Deus pelo dom da vida e por ter me dado oportunidade e a capacidade de estar aqui mais uma vez fazendo isso. Amo minha família, que sempre me aguenta quando estou bravo em casa sem corridas… Agradeço aos meus patrocinadores, que fazem isso acontecer, a todos os que estão torcendo em casa. Toda a energia é muito bem-vinda. Somos bicampeões e vamos por mais”, vibrou Casagrande.
“Tentei definir na primeira corrida, cheguei até a assumir a liderança, mas o carro não aguentou até o fim. E na segunda prova sabia que tinha de marcar o Daniel. Ele teria de fazer 21 pontos. No fim das contas, é um alívio muito grande conquistar o título depois do que aconteceu ano passado. Agradeço demais ao ‘seu Mauro [Vogel], a todo o time de engenheiros e mecânicos, a todos os meus parceiros. Se estou aqui é por eles, que acreditam no nosso projeto e no nosso trabalho. Graças a Deus, deu tudo certo”, complementou.
“Estava muito mais nervoso [no primeiro título]. Dessa vez fiquei nervoso, óbvio, mas consegui controlar muito bem. Tenho de agradecer a todo mundo que trabalha comigo no preparo físico e mental. Sempre há uma cobrança interna, é natural, mas dessa vez consegui disfarçar bem o nervosismo, não afetou em nada a pilotagem. E a sensação, ah, essa é maravilhosa. O primeiro é muito especial, o segundo é uma continuação desse sucesso que atingimos. E não vamos parar por aqui”, acrescentou Gabriel.
A trajetória para a conquista do segundo título por Gabriel Casagrande foi formado por três vitórias, duas poles e sete pódios, além de duas voltas mais rápidas e 14 presenças entre os dez primeiros em uma temporada que foi novamente muito competitiva e equilibrada.
Gabriel marcou um total de 308 pontos, enquanto o vice-campeão Daniel Serra (Eurofarma RC) terminou a temporada com 296. Ricardo Zonta (RCM Motorsport), vencedor da Corrida 1 deste domingo, fechou o ano em terceiro, com 280, mesma pontuação que Thiago Camilo (Ipiranga Racing), mas na frente pelo critério de desempate (maior número de vitórias). Felipe Fraga, da Blau Motorsport, concluiu o campeonato em quinto, com 265.
🎉 Gabriel Casagrande É BICAMPEÃO!! 🏆🏆
☝ Líder pela maior parte do campeonato, ele conquistou sete pódios e três vitórias durante a temporada!!#StockCarProSeries pic.twitter.com/Y1I872yjE1
— stock_car (@stock_car) December 17, 2023