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FP3 Brasil – Bottas assume a liderança em treino com grande disputa pela ponta

O último treino livre antes da classificação para o Grande Prêmio do Brasil, contou novamente com os dois carros da Mercedes na liderança ao término da sessão, no entanto a Ferrari também disputou a ponta e por diversas vezes as posições foram alteradas a cada volta rápida que os pilotos realizavam.

Diferente do FP1 e FP2 em que Lewis Hamilton garantiu o primeiro lugar, Valtteri Bottas conseguiu se impor ao companheiro de equipe ao registrar 1:09:281, mas apenas 0s003 separam os dois, assim como a distância para Raikkonen é de apenas 0s045 e para Vettel chega a 0s058.

Logo no começo da sessão, Lance Stroll enfrentou problemas com a falta de potência no motor e teve a sua Williams recolhida para os boxes, não retornando mais para a pista.

Daniel Ricciardo obteve o quinto lugar já nos minutos finais e Verstappen rodou, após extravasar os limites da pista e passar com os pneus na grama, na busca pela volta rápida. Felipe Massa ocupou o décimo segundo lugar.

A Classificação acontece às 14h do horário nacional de Brasília.

Foto da AutoRacing 

lll Saiba como foi o FP3

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Uma fila se formava no pit-lane pouco antes da pista ser liberada. A dupla da Sauber, Haas, McLaren e os pilotos Sainz e Vettel eram os primeiros a dar suas voltas de instalação com os pneus médios.

Fernando Alonso e Stoffel Vandoorne eram os primeiros a registrar tempo com aqueles compostos que já haviam sido usados na sexta-feira e o espanhol tinha 1:12:829 e na volta seguinte já retornava para os boxes da equipe.

Gasly se tornava o terceiro na tabela de tempos e abusava das zebras para fazer a sua volta, conseguindo 1:14:730. Brendon Hartley assumia a primeira posição, ao marcar 1:12:743 utilizando os compostos supermacios, assim como o companheiro de equipe.

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Com a pista úmida e alguns trechos de zebra que possuíam poças de água, os pilotos acabavam balançando na pista e perdendo o traçado facilmente. O Sefety Car virtual foi ativado assim que Lance Stroll parou entre as curvas 6 e 7, após o motor do seu carro perder a potência, mas foi rapidamente removido pela área de escape e a pista foi liberada.

Hamilton e a dupla da Renault aproveitavam para fazer uma simulação de largada. Vandoorne  da McLaren retornava para a pista com os pneus macios.

Raikkonen conseguia ser o líder da sessão, após registar 1:09:928 e Hulkenberg era o segundo com 1:11:206. Vandoorne melhorava para ser o terceiro com 1:11:295 e Saiz ocupava o quarto lugar com 1:11:963.

Não demorou muito tempo para as Mercedes aparecerem na pista e Hamilton assumir a segunda posição que era de Hulkenberg ao marcar 1:10:014, mas Vettel logo em seguida conseguia 1:09:978, batendo o inglês. Bottas assumia o quarto lugar com 1:16:594.

Em voltas diferentes era a vez do finlandês da Mercedes superar o espanhol da McLaren ao marcar 1:10:462. Raikkonen seguia na ponta com 1:09:633. O primeiro e o segundo colocado usavam os pneus supermacios e do terceiro ao sexto todos estavam com os pneus macios.

O inglês da Mercedes seguia melhorando a volta, mas não a posição e se mantinha em terceiro lugar.

Se aproximando da primeira meia hora de execução do treino, a classificação era: Raikkonen, Vettel, Hamilton, Bottas, Alonso, Ocon, Vandoorne, Sainz, Hulkenberg e Pérez.

Pérez subia de décimo para sétimo com 1:10:688, enquanto isso Lewis Hamilton corrigia a direção, para não deixar o carro escapar da pista. Felipe Massa investia nos pneus supermacios e passava a ocupar a sétima posição com 1:10:671.

Os carros da Red Bull eram os únicos que não tinham tempo registrado, restando pouco mais de 20 minutos para o seu término. Ricciardo foi o primeiro a deixar os boxes e também apostava nos pneus supermacios subindo para a décima posição ao marcar 1:10:801 e instantes depois Verstappen também era liberado, mas usava os pneus macios e saltava para o sexto lugar com 1:10:495 e na volta seguinte era a vez de Ricciardo aparecer em sétimo com 1:10:606. A liderança da sessão mudava depois de Bottas registrar 1:09:596. Alonso aparecia em quinto com 1:10:325.

A briga era entre os finlandeses e Raikkonen tomava a ponta de Bottas ao marcar 1:09:399, no entanto Vettel conseguiria superar os dois, instantes depois ao registrar 1:09:339 e Hamilton conseguia ocupar o segundo lugar com 1:09:353.

A ponta voltava para Raikkonen ao registrar 1:09:326, mas na volta seguinte era a vez de Bottas registrar 1:09:281 e Hamilton logo depois com atingir 1:09:281, sendo separado do companheiro de equipe por apenas 0s003.

Com o final da sessão se aproximando, Verstappen foi o último a instalar os pneus supermacios e Ocon pulava para sexto com 1:10:451.

Pérez também melhorava, superando o companheiro de equipe e ocupando a sexta posição com 1:10:322.

Após Ricciardo subir para a quinta posição, Verstappen, na tentativa de melhorar a sua volta, acabou escorregando na curva 13 ao passar com os pneus na grama e recolheu para os boxes

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Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

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