AutomobilismoColunistasFórmula 1

FP1 Abu Dhabi – Sebastian Vettel coloca Ferrari na ponta

Chegamos a última etapa da Fórmula 1 e desta vez vamos passar o final de semana em Abu Dhabi. O líder do campeonato está definido, mas alguns pilotos ainda brigam por uma melhor colocação. Neste primeiro treino Sebastian Vettel colocou a Ferrari na ponta ao cravar 1:39:006 superando o inglês por 0s120 e Max Verstappen ocupava o terceiro lugar com a Red Bull. O tempo do alemão foi obtido na meia hora final da sessão, enquanto muitos pilotos já optavam andar em um ritmo mais lento.

Fernando Alonso foi o que mais demorou para entrar na pista, mas conseguiu se colocar entre os dez, ocupando a sétima posição com Vandoorne em oitavo.

lll Saiba como foi o FP1

Como de costume a primeira sessão de treinos livres contou com a presença de pilotos como Antonio Giovinazzi no lugar de Kevin Magnussen na Haas e acabou testando o Halo, novo equipamento de segurança que deve estar presente nos carros, para a próxima temporada.  George Russel que a Mercedes está de olho nesta jovem promessa, ficou no lugar de Esteban Ocon na Force India. Já mostrando o foco nos carros do ano que vem a Ferrari deu algumas voltas na pista com um sensor aplicado na parte traseira do seu carro.

Rapidamente a pista foi ocupada pelos pilotos, mas não havia uma preferência pela escolha dos pneus, tínhamos carros com os compostos médios, supermacios e ultrmacios. Bottas foi o primeiro a ter o tempo cronometrado e registrou 1:44:180 com os supermacios, mas pouco tempo depois era superado por Lewis Hamilton com 1:41:664 usando os pneus médios, enquanto os outros pilotos ainda estavam nas voltas de instalação.

Hamilton se mantinha na liderança mesmo quando Daniel Ricciardo colocou os pneus ultramacios e obteve a segunda posição com 1:41:581, contra Lewis que havia melhorado a sua volta e tinha 1:41:581. Felipe Massa da Williams passou a ocupar o terceiro lugar também com os pneus roxos com 1:42:042.

Raikkonen entrava na pista com os ultramacios para assumir a ponta com 1:40:638 e Ricciardo superava o inglês com 1:40:958.

Sebastian Vettel levou um tempo maior para se encaminhar para a pista e em suas primeiras voltas o piloto da Ferrari ocupou o sétimo lugar, mas continuou em busca a sua volta rápida, até que conseguiu registrar o segundo tempo ao marcar 1:40:698 e Raikkonen que se mantinha em primeiro havia melhorado para 1:39:841.

Restando pouco menos de 50 minutos para o termino da sessão, os carros da Mercedes que estavam nos boxes retornavam para a pista e a dobradinha que era da Ferrari, passava para as mãos das flechas de prata, com Hamilton na liderança após registrar 1:39:126. Com Bottas em segundo 1:39:741 e Fernando Alonso era o único sem tempo cronometrado.

Foi Max Verstappen que colocou a sua Red Bull entre os carros da Mercedes ao marcar 1:39:154, enquanto isso Nico Hulkenberg rodava na curva 14 e Antonio Giovinazzi pouco tempo depois na curva 17. Mas a sessão de rodadas na pista não havia acabado e era a vez de Russel perder a traseira da sua Force India.

A medida que o final da sessão se aproximava foi um pouco mais raro ver voltas rápidas na pista, exceto por Sebastian Vettel que tomou a dianteira ao marcar 1:39:006 passando a ser o líder da sessão e Fernando Alonso que deixava os boxes para as suas primeiras voltas, conseguindo se colocar entre os 10.

Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo

Descubra mais sobre Boletim do Paddock

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading