A segundo de dia de testes da Fórmula E foi encerrado nesta terça-feira (30), tivemos grande movimentação na pista. Os times fizeram uma simulação de corrida pela manhã, se preparando para as mudanças que as corridas vão passar neste ano. No ePrix de Valência que foi disputado durante a 7ª temporada, a Fórmula E compreendeu que o débito de energia era algo ruim para a categoria, principalmente após a corrida no circuito terminar de forma dramática.
Meses depois a categoria elétrica retornou para o Circuito Ricardo Tormo com o objetivo de cumprir o cronograma da pré-temporada, mas também uma forma de se preparar para o próximo ano da categoria.
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As corridas da 8ª temporada terão 45 segundos acrescentados ao tempo final da prova, para cada minuto que a corrida estiver neutralizada com a ‘full course yellow’ ou em Safety Car. É uma forma de compensar a ação na pista e não realizar mais o débito de energia.
Com todos os carros em pista, eles simularam uma corrida, Nyck de Vries terminou na liderança. O holandês começou da quarta posição – em um grid que foi gerado aleatoriamente – depois fez as ultrapassagens até chegar em Stoffel Vandoorne. Os companheiros de equipe brigaram pela ponta, alterando a liderança.
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Acrescentaram 3 minutos e 45 segundos à distância natural da corrida que conta com 45 minutos mais uma volta. Fizeram também uma simulação em Safety Car durando 12 minutos e mais tempo foi adicionado.
Rolling to the grid for a race simulation… 👀#WeDriveTheCity #ABBFormulaE pic.twitter.com/eEGqpwWBuZ
— Mercedes-EQ Formula E Team (@MercedesEQFE) November 30, 2021
Algumas equipes optaram por não terminar a prova, partindo para os boxes antes da bandeira quadriculada determinar o encerramento.
É claro que o período com voltas rápidas não foi descartado, na realidade Antonio Félix da Costa que guia pela DS Techtaah liderou as voltas rápidas da manhã anotando 1m26s769.
Sessão vespertina do segundo dia de testes em Valência
Foram três horas reservadas para a sessão realizada de tarde, os líderes se alteram conforme a atividade estava acontecendo, mas vale o destaque para Stoffel Vandoorne que estava sentre entre as primeiras posições com a Mercedes.
Mitch Evans da Jaguar também esteve na ponta depois de registrar 1m26s496, mas os pilotos tinham potência para evoluir ainda mais, Vandoorne anotou 1m26s312, mas fechou o dia cravando 1m26s045.
Nesta sessão ficou mais nítida a proximidade do grid, Edoardo Mortara com a Venturi esteve separado por apenas 0s044 do piloto da Mercedes, enquanto Jake Dennis da Andretti foi o terceiro colocado, com apenas 0s011 de diferença para o segundo colocado e 0s055 para o líder. Do primeiro ao décimo sétimo colocado, que foi Antonio Giovinazzi, todos os pilotos completaram tempo na casa de 1m26s.
Oliver Askew foi o mais rápido dos estreantes, fechando o dia na 11ª posição, enquanto Giovinazzi foi o 17º e Dan Ticktum o 19º colocado.
Algo que todos os pilotos estão precisando lidar, é com os limites de pista que acabam gerando voltas deletadas.
Alice Powell que é a atual vice-campeã da W Series em 2021, esteve na pista com a Envision Racing participando dos testes de pré-temporada. Ela é a pilota de desenvolvimento do time. Powell esteve na pista com a equipe em 2020, durante os testes de rookies. A britânica fechou o dia na 21ª posição, mas realizou vários testes para a equipe enquanto estava no comando do carro.