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Fórmula E – Pascal Wehrlein abre sexta-feira em Roma na liderança

Em atividade movimentada, Wehrlein surge na ponta com o cronômetro zerado, superando a Bird e Mortara

Pascal Wehrlein anotou 1m39s632 para liderar o TL1 em Roma. A Fórmula E está na Itália para a realização de uma rodada dupla neste fim de semana, marcando a reta final da 9ª temporada.

O piloto alemão que também disputa o título, ocupa a terceira posição da tabela, com 138 pontos, contra 154 de Jake Dennis e 153 de Nick Cassidy. Wehrlein deixou a sua marca nessa sexta-feira, em uma pista quente, mas que apresentava uma boa evolução. O piloto da Porsche precisa de um bom resultado na classificação, para buscar algo melhor na prova.

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Sam Bird foi o terceiro colocado no TL1, assim como Wehrlein aproveitou o cronômetro zerado para melhorar a sua marca, ficando separados por apenas 0s272. Foram os únicos competidores na casa de 1m39. Edoardo Mortara com o carro da Maserati, ocupou a terceira posição, seguido por Sébastien Buemi e Mitch Evans que completaram o Top-5.

Dennis passou grande parte da sessão nos boxes, enquanto a Andretti tentava solucionar o problema no seu carro. A sessão também foi complicada para os pilotos da Mahindra que completaram poucas voltas no traçado, enquanto os pilotos da ABT não deixaram os boxes.

A Fórmula E retorna neste sábado às 3h10 para a realização do TL2.

Saiba como foi o TL1 da Fórmula E em Roma

Depois da sessão destinada aos pilotos novatos, os competidores que fazem parte do Campeonato regular, assumiram os seus carros para dar início as atividades do fim de semana. A Fórmula E se prepara para a realização de uma rodada dupla em Roma que marca a reta final do Campeonato.

Quando os boxes foram liberados a pista estava bem quente, passando dos 40°C.

A expectativa girava em torno da participação da Mahindra e ABT, já que as equipes não conseguiram participar do TL0, prejudicando o contato dos novatos com o carro. Os carros enfrentavam um problema técnico, mas que não foi explicado.

Assim que os boxes foram liberados, os pilotos se lançaram ao traçado e a atividade ficou movimentada. A Mahindra levou um pouco mais de tempo para liberar os seus pilotos, mas Di Grassi conseguiu deixar os boxes da equipe.

Nos primeiros cinco minutos de sessão, a direção de prova avaliou a full course yellow, fazendo com que todos os pilotos reduzissem o seu ritmo. Os primeiros tempos eram altos, por conta do ritmo que precisou ser reduzido em bandeira amarela, mas logo André Lotterer anotou 1m43s331 para ocupar a liderança da tabela de tempos com a Andretti.

No entanto, após uma volta de avaliação, estavam nos boxes novamente, Frijns e Müller. Dennis atual líder do campeonato, também não aferiu tempo e retornou aos boxes da Andretti. Di Grassi conseguiu apenas a marca de 1m46s665 com o carro da Mahindra, ocupando as últimas posições da tabela.

Ao longo da sessão os pilotos relatavam os bumps para as suas equipes e era possível identificar esses pontos de ondulação no traçado.

Com dez minutos de atividade os dez primeiros eram: Wehrlein, Bird, Günther, Buemi, Cassidy, Rast, Nato, Hughes, Evans e Sette Câmara. O piloto alemão da equipe Porsche registrou 1m41s935, superando o tempo de Bird com o carro da Jaguar em 0s266.

Os pilotos foram testando os limites da pista, tentando encontrar o melhor caminho no traçado, enquanto testavam as potências disponíveis dos seus equipamentos. Com cerca de quinze minutos de sessão, alguns pilotos foram retornando aos boxes. A sessão estava movimentada no pit-lane, a Andretti estava com parte do carro de Dennis desmontada, enquanto a Mahindra e ABT tinham um problema de software, semelhante ao que foi identificado no teste de novatos.

Enquanto Nato saltava para a ponta com 1m41s951, usando o equipamento da Nissan, Antonio Felix da Costa perdeu o controle do carro, assim como aconteceu com os pilotos novatos no TL0.

https://twitter.com/FIAFormulaE/status/1679873595152154625

A sessão seguiu e quando os pilotos adentraram nos últimos 8 minutos de atividade, os dez primeiros eram: Vandoorne, Hughes, Wehrlein, Evans, Nato, Sette Câmara, Bird, Mortara, Da Costa e Günther.

O circuito seguiu em constante evolução, Vandoorne anotou 1m40s656, mas foi superado pouco tempo depois por Evans que estabeleceu 1m40s317. O neozelandês da Jaguar conta com três vitórias na Itália, incluindo as duas que foram obtidas no último ano, com a passagem da Fórmula E durante a 8ª temporada.

Di Grassi conseguiu retornar ao traçado, enquanto o companheiro de equipe permanecia nos boxes. Restando apenas três minutos para o final da sessão, Dennis pode seguir ao traçado, para verificar os reparos que foram realizados pela equipe durante os minutos que o treino livre era realizado. Por outro lado, Müller e Frijns da ABT seguiam sem tempos.

Com o cronômetro zerado, Wehrlein ultrapassou Mortara para terminar a sessão na ponta. O piloto da Porsche anotou 1m39s632. Bird também conseguiu alcançar a marca de 1m39s904, para ocupar o segundo lugar na tabela de tempos.

Como se fosse corrida, Merhi e Evans se enfrentaram na última volta pelo traçado. O fato de ter sido fechado e ter a sua volta rápida atrapalhada deixou Evans nervoso guiando o carro da Jaguar. Merhi assim como Di Grassi completaram poucas voltas no traçado, por conta dos problemas que enfrentaram. Frijns e Müller foram os únicos sem obter tempo no TL1.

Tabela de tempos do TL1 – Foto: reprodução Fórmula E
Programação do e-Prix de Roma para a 13ª e 14ª etapa – Foto: Ale Ranieri / Boletim do Paddock
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Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

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