ColunistasDestaquesPostW Series

Fórmula 3 fornecerá novo teste para quatro pilotas em Magny-Cours

Em uma nova sessão de testes privados, a Fórmula 3 fornecerá um teste para jovens pilotas, contribuindo para o desenvolvimento delas

A Fórmula 3 está se preparando para a próxima temporada e trabalha com a possibilidade de ter mais diversidade no grid nos próximos anos. A categoria oferecerá um novo teste para as mulheres, a sessão será realizada em Magny-Cours, França, entre os dias 16 e 17 de setembro.

Foram convidadas três pilotas da W Series: Abbi Pulling (Academia de Pilotos da Alpine), Chloe Chambers, Tereza Babickova, além de Hamda Al Qubaisi, pilota da Fórmula 4 e Fórmula Regional.

Esta é a segunda vez que a categoria promove testes específicos para mulheres, dando a oportunidade para que as meninas conheçam um carro com especificações atuais dos FIA F3. O teste faz parte do plano de diversidade da categoria e uma forma de fornecer as mulheres uma oportunidade para se desenvolver e que em algum momento elas possam dar continuidade as suas carreiras no automobilismo.

As quatro pilotas terão a oportunidade de testar por um dia todo. Dois carros estarão disponíveis em pista para que a categoria apresente o modelo e elas possam avaliar o equipamento.

Pulling e Al Qubaisi estão escaladas para o primeiro dia de atividades, enquanto Chambers e Babickova vão participar das avaliações no segundo dia.

“É muito importante para nós garantir que mais e mais mulheres se juntem ao nosso campeonato. A diversidade é uma das nossas principais discussões sobre o futuro do automobilismo”, afirma Bruno Michel, CEO da Fórmula 3 FIA.

“Iniciamos esses testes dedicados à F3 no ano passado, com Nerea Marti, Doriane Pin, Irina Sidorkova e Maya Weug, que disseram como esse teste de um dia foi benéfico para a compreensão das demandas do nosso campeonato. Selecionamos quatro novos pilotos para este ano, pois acompanhamos de perto não apenas a W Series, mas também pilotos em outras categorias”, seguiu Bruno.

“O objetivo deste teste não é comparar seu desempenho, mas é uma oportunidade para eles entenderem o que é exigido de um piloto de F3 em todos os aspectos, para que possam se preparar para os desafios quando avançarem para o nosso campeonato, espero que em o futuro próximo.”

Acredita-se que nos próximos cinco anos a Fórmula 1 ainda não terá uma mulher em seu grid, em parte por faltar oportunidade para as pilotas se desenvolverem nos campeonatos de base. A falta de investimento e auxílio é ainda mais complicado quando estamos falando da carreira de uma pilota.

Programas como a W Series ou o desempenhado pelo FIA Girls on Track em parceria com a Ferrari são importantes para mudar o grid nos próximos anos.

“Fornecer mais oportunidades para as pilotas nos campeonatos de monopostos é uma prioridade fundamental para todos nós na Fórmula 1 e em todo o esporte. Este teste, o segundo desse tipo, fornecerá uma oportunidade real para esses quatro pilotos talentosos demonstrarem seu potencial para as equipes e defenderem uma vaga competitiva nos próximos anos”, afirma Stefano Domenicali, CEO e presidente da Fórmula 1.

A categoria principal do automobilismo ajudou a alavancar a W Series, fechando uma parceria com o campeonato de base para que as suas provas fossem realizadas nos mesmos finais de semana que a F1. A ideia ajudou a W Series atingir mais pessoas e aumentar o seu número de espectadores. Por outro lado, a bicampeã da categoria, Jamie Chadwick segue disputando pelo terceiro ano com a W Series, pois não conseguiu uma vaga nos campeonatos de acesso à F1.

Pulling que atualmente é a 4ª colocada no campeonato da W Series e faz parte da Alpine, disse: “Estou muito animada para testar o carro de F3 em Magny-Cours e sou muito grata por esta oportunidade que me foi dada. Espero tirar o máximo proveito do dia e entender melhor o que será necessário para dar o próximo passo e onde pretendo competir um dia.”

“Ter a oportunidade de conduzir este tipo de carro significa muito para mim e espero que seja muito diferente do que estou habituado a conduzir. No entanto, estou ansiosa pelo desafio e confio que obterei o apoio de que preciso da equipe para me adaptar e aprender o máximo possível”, disse Pulling.

A próxima prova da W Series será disputada no dia 2 de outubro, em Singapura.

Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo