Os carros da Fórmula 1 para a temporada 2022 tiveram todo um trabalho aerodinâmico para melhorar a aproximação dos carros na pista e possibilitar as ultrapassagens. Mesmo com um regulamento tão fechado os times foram capazes de criar e desenvolver os seus designs.
A Mercedes foi um dos carros mais diferentes do grid e ao longo da temporada tentou introduzir novas peças para melhorar o seu desempenho. No GP dos Estados Unidos a equipe apareceu com um novo design de asa dianteira, mas por ter usado separadores para modificar a abertura da asa, chamou a atenção dos rivais e o time alemão foi proibido de usar a asa daquela forma.
As equipes rivais acreditaram que os separadores (aletas) foram instalados para fornecer ganhos de desempenho importantes para gerar um melhor fluxo de ar no carro, não sendo apenas usados para reforçar a asa.
Embora a regra da temporada permitisse a adição dos separadores, ela não poderia ser usada para gerar um benefício aerodinâmico. A Mercedes tentou evitar um protesto e levou uma alteração dessa nova asa para o GP do México. Mike Elliott, diretor técnico da Mercedes, na ocasião informou que o projeto era de conhecimento da FIA, mas depois enfrentaram esse problema para a aceitação da nova peça.
A FIA divulgou as alterações do regulamento técnico para 2023, como aponta o site Race Fans. Uma alteração para a definição dos separadores ocorreu. Ainda são permitidos a utilização de até oito deles em cada lado do carro, mas as regras agora estabelecem que eles devem “fornecer uma conexão estrutural entre perfis consecutivos [da asa dianteira].”
O regulamento também aborda uma alteração das dimensões e proximidades de conexão, para reforçar a intensão do uso em sua forma original.
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