O calendário da Fórmula E para a 9ª temporada sofreu algumas alterações. O campeonato correrá pela primeira vez em Portland, para substituir o ePrix de Nova York. A categoria elétrica terá oportunidade de disputar uma prova no mesmo local que a Indy Car.
A corrida em Portland será a 12ª rodada do calendário, de um total de 16 corridas, passando por 11 cidades diferentes no próximo ano.
O objetivo inicial da Fórmula E era manter uma prova nos Estados Unidos e desta forma passaram a negociar com Portland quando ficou claro que a prova em Nova York não poderia ser realizada. O local onde a prova era disputada está passando por uma ampliação do terminal de balsas, desta forma a área se tornou inviável para a disputa da prova.
A Fórmula E realiza provas nos Estados Unidos desde a primeira temporada, a única exceção foi a sexta temporada, quando a prova ficou impossibilitada de ocorrer por conta da pandemia de Covid-19. Long Beach, Miami e Nova York já receberam a categoria elétrica.
“Estamos entusiasmados em trazer o principal campeonato mundial de automobilismo elétrico para Portland pela primeira vez em junho do próximo ano. Há uma grande e apaixonada base de fãs de esportes profissionais na cidade, juntamente com fortes credenciais ecológicas que fazem de Portland um anfitrião perfeito para o Campeonato Mundial ABB FIA Formula E”, explicou Alberto Longo, co-fundador e diretor de campeonatos da Fórmula E.
“Os EUA continuam sendo um mercado importante para a Fórmula E. Estamos muito satisfeitos em manter a presença no país e atrair um novo público na região noroeste do Pacífico para o automobilismo totalmente elétrico”.
O layout da pista de Oregon deve ser adaptado para que possam instalar mais curvas, uma característica dos traçados usados pela categoria.
O novo calendário da Fórmula E conta com a remoção de uma etapa, a categoria tinha reservado o dia 20 de maio, esperando a confirmação de mais uma corrida. O campeonato elétrico segue para a próxima temporada para disputar 16 etapas.
As discussões para a décima temporada permanecem, com a Fórmula E tentando realizar novamente uma prova em Seul, na Coreia do Sul, mas as atuais obras no local impedem a disputa em 2023.
A Arábia Saudita, assim como a Alemanha, Indonésia, Itália e Reino Unido são as praças que estão programadas para realizar uma rodada dupla.
O primeiro ePrix da temporada 2022/23 será disputado no dia 14 de janeiro.