365 DiasColunistasDestaquesFórmula 1
Tendência

Festa franco-italiana na Floresta Negra e frustração para Piquet

Festa franco-italiana na Floresta Negra e frustração para Piquet – Dia 78 dos 365 dias mais importantes da história do automobilismo – Segunda Temporada

A temporada de 1983 foi marcada por muitas reviravoltas ao longo do ano, ajudadas pelos azares dos principais postulantes ao título. Nesta situação, muitos pilotos taxados como coadjuvantes tiveram o seu lugar ao sol e puderam brilhar. Foi este o caso no GP da Alemanha realizado no circuito de Hockenheim naquele 07 de agosto, há 35 anos.

Arnoux foi o cara de Hockenheim (GP Expert)

No circuito germânico localizado no coração da Floresta Negra, quem veio demonstrando força era a Ferrari. A escuderia de Maranello dominou os treinos de sexta e, ajudada pela chuva no sábado, conseguiu fechar a primeira fila com sua dupla francesa, Patrick Tambay e Rene Arnoux. Quem também se deu bem foi a Alfa Romeo que colocou Andrea de Cesaris no terceiro posto do grid, a frente dos dois líderes do campeonato: Nelson Piquet, da Brabham; e Alain Prost, da Renault.

Ferrari na frente foi a tônica da prova (GP Expert)

Na largada, a dupla ferrarista se manteve na ponta, com Tambay se mantendo na ponta, enquanto Piquet superava De Cesaris. O italiano também perderia mais duas posições na volta seguintes para as Renault de Prost e de Eddie Cheever. Ainda na segunda volta, havia a inversão na liderança, com Arnoux superando o seu compatriota.

O domínio da escuderia de Maranello durou até a nona volta, quando o motor de Tambay começou a falhar. O francês se arrastou por duas voltas antes de abandonar definitivamente no 11º giro, perdendo a chance de repetir a vitória de 1982, quando estreara na Ferrari.

A corrida de Tambay acabou cedo (GP Expert)

Apesar do revés com seu companheiro de equipe, Arnoux seguiu inabalado e conseguiu manter a vantagem para Piquet. O brasileiro chegou a assumir a ponta quando o francês foi para os boxes, mas o piloto da Brabham não conseguiu descontar a vantagem até fazer sua parada para troca de pneus e reabastecimento. O consolo foi que Prost perdeu rendimento, caindo para sexto.

Para Piquet, o resultado vinha sendo interessante, pois descontava a vantagem para Prost na briga pela liderança de seis para apenas um ponto. No entanto, a sorte não quis ajudar o piloto brasileiro naquele dia.

Piquet vinha bem, mas… (GP Expert)

Faltando apenas três voltas para o fim, o motor BMW estourou e entrou em chamas na região da floresta. Uma decepção para Piquet, que via escapar pontos importantes e para a BMW que teve o propulsor do seu principal carro estourar logo na corrida caseira da montadora alemã.

Sem o principal oponente na pista, o caminho ficou bem tranquilo para Arnoux conquistar a sua primeira vitória na temporada e pela Ferrari. Completando o pódio, dois pilotos que espantaram a zica da temporada: Andrea de Cesaris conquistou o segundo lugar e Riccardo Patrese, com a outra Brabham, foi o terceiro. Para os dois italianos, foram os primeiros pontos conquistados no campeonato.

Um pódio bem incomum (Rodrigo Mattar)

Prost levou o carro até o fim mesmo que sua Renault não tivesse um desempenho vencedor. Conseguiu terminar em quarto, somando pontos importantes e abrindo nove pontos de vantagem no campeonato de pilotos, uma corrida que terminou sendo lucrativa ao Professor.

O erro de Lauda nos pits custou caro (GP Expert)

As duas McLaren fecharam a zona de pontos, mas apenas John Watson foi classificado com o quinto posto, pois Niki Lauda, que havia chegado na P5 foi desclassificado depois que o austríaco errou a entrada de boxes e deu uma marcha à ré para chegar ao seu pit. Com isso, Jacques Laffite, da Williams, foi promovido ao sexto posto.

Fontes: Continental Circus, GP Expert, Rodrigo Mattar e Stats F1

Mostrar mais

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo