A Ferrari optou por uma reformulação da sua equipe de estratégia, a escolha é realizada pouco antes da abertura do Campeonato. Iñaki Rueda deixou a equipe de corrida e foi reposicionado em função na fábrica.
Os erros estratégicos, além dos problemas de confiabilidade afetaram a temporada 2022 da Ferrari, o time perdeu diversos pontos por conta de escolhas ruins ao longo do Campeonato. Após Frédéric Vasseur assumir o cargo de chefe de equipe da Ferrari com a saída de Mattia Binotto, esperava-se algumas alterações na equipe, principalmente na parte estratégica de caráter imediato.
Vasseur não chegou na equipe realizando mudanças, mas optou por fazer uma avaliação minuciosa das pessoas e dos processos que estavam sendo realizados pelas equipes. O francês não providenciou substituições imediatas, pois estava conhecendo a equipe, mas antes do início da temporada, a primeira alteração é realizada.
“Quando você fala sobre estratégia, aerodinâmica ou outro tópico, deve evitar se concentrar apenas no topo da pirâmide. Muitas vezes quando se fala em estratégia, é muito mais uma questão organizacional do que apenas o cara que está no pit-wall”, disse Vasseur antes da alteração realizada.
“Estou tentando entender exatamente o que aconteceu em cada erro e o que aconteceu no ano passado. E tentar saber se é uma questão de decisão, se é uma questão de organização ou de comunicação.”
O chefe de estratégia, foi transferido de sua função no pit-wall e agora assumirá uma posição na fábrica, Rueda vai atuar com os elementos esportivos da equipe. Para o lugar de Rueda, entra Ravin Jain, formado em física e possuí mestrado em Física Matemática e Física Teórica, ambos pela Universidade de Oxford, na Inglaterra. De origem indiana, ele já atuou como engenheiro de estratégia de corrida em Maranello.
Jain está no departamento de estratégia desde 2015, mas ele começou a trabalhar na Fórmula 1 em 2013 com a Caterham, atuando com o processamento de dados. Na temporada seguinte seguiu para a Williams como parte do grupo de design de software no departamento de estratégia. Pouco depois segui para a Ferrari, atuando na parte de estratégia da equipe. Jain foi efetivado pela Ferrari em 2017 quando concluiu os seus estudos.
Outra alteração também aconteceu na Ferrari neste início de temporada, ela é relacionada ao papel de Laurent Mekies, o diretor de corridas da Ferrari, agora passa a cuidar apenas do time de corrida, deixando a gestão dos pilotos, do marketing e de mídia com Vasseur. Laurent ficará livre para realizar as certificações necessárias e os procedimentos da FIA, além de se certificar que o trabalho realizado pela equipe estratégica e os mecânicos e todo que está relacionado a parte de corridas esteja operando como o esperado.