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Ferrari na Fórmula E: CEO da categoria elétrica comenta negociações

Com a Ferrari dando mais ênfase aos elétricos, a marca poderá aparecer no grid da categoria elétrica nos próximos anos. CEO da Fórmula E avalia participação da marca italiana no grid

Após a passagem da Mercedes na Fórmula E e entrada da McLaren na categoria elétrica, muito se fala sobre a possibilidade de a Ferrari fazer parte do grid. Os últimos rumores indicam que a equipe mais tradicional da Fórmula 1, estaria conversando sobre o assunto.

O CEO da Fórmula E, Jeff Dodds deu a entender que nos bastidores acontece uma conversa entre Fórmula E e a Ferrari, pois a marca italiana está em via de lançar o seu primeiro veículo elétrico no último trimestre de 2025.

Ainda no ano passado a Ferrari confirmou a construção de um novo edifício, com instalações especializadas para a fabricação de motores elétricos, baterias e inversores. A marca italiana ainda reafirmou o seu compromisso em atingir a neutralidade de carbono até 2030 e embora estivesse comprometida com carros de combustão interna, também estavam dando um passo importante para a eletrificação e os carros híbridos.

Com e-bulding e todo o investimento no projeto, foram mais de 500 milhões de euros investidos.

“Até 2026, aproximadamente 60% da oferta da Ferrari será dividida entre carros totalmente elétricos e híbridos”, afirmou a empresa através de comunicado.

Obviamente a Fórmula E fica de olho em montadoras que estão investindo na eletrificação, até para que convites futuros sejam realizados. A categoria não descarta a possibilidade de ter mais uma equipe no grid nos próximos anos.

Quando Dodds foi perguntado sobre se existiam conversas com a Ferrari, respondeu: “Talvez”.

E acrescentou: “Eles anunciaram uma fábrica de eletrificação na Itália e falaram sobre uma futura linha elétrica. É a primeira vez que falam em uma linha elétrica pura, em vez de uma híbrida”, comentou.

“Acho que [ter a Ferrari] elevaria o campeonato. Temos muita sorte porque a Porsche tem o mesmo tipo de história no automobilismo que corre em seu sangue e a Maserati também, embora eles tenham obviamente saído do automobilismo em um momento que a Ferrari permaneceu”, seguiu.

“A Ferrari traz, além de mais credibilidade no automobilismo, ela traz essa base de fãs leais, os tifosi, o que é inacreditável. Então em termos de atrair fãs, acho que a Ferrari faz um bom trabalho. Claramente prefiro tê-los a não.”

A Fórmula E está rumando para outro momento da categoria, melhorando a competição, as corridas, bem como o equipamento usado pela categoria. É nítido todos os avançaram que foram apresentados nos últimos ano e o Gen4 certamente será um equipamento ainda mais aprimorado que o antecessor Gen3 EVO.

O Gen4 será introduzido durante a 13ª temporada, que começa em 2026/27, da qual Nissan, Porsche, Jaguar e Lola já se comprometeram com a categoria.

Atualmente a Ferrari está se aventurando no WEC, a equipe que ingressou no grid em 2023 faturou a primeira vitória nas 24 Horas de Le Mans. Por lá a equipe segue explorando o desenvolvimento da tecnologia híbrida, assim como nos carros da Fórmula 1.

Um porta-voz da Ferrari afirmou que o foco principal da Scuderia está atualmente na Fórmula 1, bem como no Mundial de Endurance da FIA, além disso, destacou o recente anúncio da Ferrari se aventurando na competição de vela.

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Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

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