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Fernando Alonso começa sábado na liderança comandando TL3 no Bahrein

Alonso encerrou a sexta-feira na frente e voltou para a ponta neste treino livre realizado no sábado

Neste sábado (04) a Fórmula 1 prosseguiu com os trabalhos do fim de semana para a realização do GP do Bahrein. O TL3 foi bem movimentado, com as equipes avaliando stints mais longos, para obter dados sobre a durabilidade dos pneus.

Por conta da pista extremamente quente, os tempos não eram tão baixos como no TL2, mas a redução começou no final da sessão, quando os pilotos completaram alguns giros em modo de simulação de classificação. Fernando Alonso começou a atividade liderando e encerrou a sessão da mesma forma. Ao instalar um novo jogo de pneus macios, o espanhol cravou 1m32s340. Alonso e a Aston Martin aparecem como os favoritos para a conquista da pole até o momento.

Na Red Bull, Max Verstappen reclamou um pouco durante a atividade sobre a aderência do carro. Desde a sexta-feira o time austríaco está tentando chegar em uma configuração que funcione melhor para o RB19, pois o carro está se comportando de forma diferente quando comparado com os treinos de pré-temporada.

Max Verstappen ficou com o segundo lugar depois de anotar 1m32s345, seguido por Pérez que registrou 1m32s446. Lewis Hamilton ficou com o quarto lugar, enquanto a Mercedes ainda está tentando encontrar uma maneira melhor para lidar com o W14.

Ao final da atividade Charles Leclerc obteve o quinto lugar, seguido por George Russell e Lance Stroll com o segundo carro da Aston Martin. Carlos Sainz foi o oitavo colocado, acompanhado por Oscar Piastri e Pierre Gasly que completaram o top-10.

A Fórmula 1 retorna ao meio-dia (pelo horário de Brasília) para a definição do grid de largada do GP do Bahrein.

Saiba como foi o TL3 da Fórmula 1 no Bahrein

Nesta manhã no Brasil, tarde no Bahrein, os pilotos invadiram mais uma vez a pista para mais uma porção de verificações. O calor estava presente, marcando mais uma sessão. A temperatura na pista era aferida na casa de 41ºC com 28ºC no ambiente.

Lando Norris foi o primeiro piloto a ser liberado ao traçado. O piloto da McLaren aproveitou a área destinada ao teste de largada no pit-lane para verificar o seu carro. No MCL60 estava instalado os pneus macios. O piloto abriu a tabela de tempos com 1m34s633.

Ainda com a pista vazia, a Haas liberou Hülkenberg e Magnussen ao traçado usando os pneus médios. O alemão anotou 1m36s150 para aparecer na segunda posição. Os tempos ainda eram bem altos.

Neste fim de semana estão disponíveis os pneus C1 (faixa branca – duro), C2 (faixa amarela – médio) e C3 (faixa vermelha – macio).

A atividade seguiu e com a entrada dos pilotos da Mercedes, os tempos começaram a reduzir. Hamilton anotou 1m33s508, saltando para a ponta. Leclerc ocupava o segundo lugar depois de anotar 1m33s574, acompanhado por Russell que anotou 1m34s102. No traçado, apenas Hülkenberg e Magnussen utilizavam os pneus médios, o restante do pelotão avaliava os pneus macios. Sainz superou o tempo de Leclerc ao registrar 1m33s523.

Ao menos no início da sessão, Lance Stroll estava segurando o volante do carro normalmente. Na sexta-feira o piloto usava a mão esquerda para empurrar o volante por baixo para fazer as curvas. O piloto reclamou um pouco sobre não conseguir fazer a curva 1 como o engenheiro estava instruindo. Stroll sofreu um acidente de bicicleta, passou por uma cirurgia para colocar pinos no pulso, mas fez o possível para participar da primeira corrida do ano.

Com quarenta minutos de atividade os dez primeiros eram: Hamilton, Sainz, Leclerc, Ocon, Bottas, Zhou, Russell, Stroll, Norris e De Vries. Os dez primeiros colocados estavam trabalhando com os pneus macios.

Novamente Fernando Alonso exibia o AMR23, o piloto espanhol saltou para a ponta quando entrou no traçado, anotando 1m33s121, também trabalhando com os pneus macios. Stroll era o décimo primeiro colocado com 1m34s068. A Red Bull aproveitou o início do sábado para avaliar os pneus duros, pois trabalhou mais com os médios e macios na sexta-feira. Enquanto vários pilotos usavam os pneus macios, o holandês anotou 1m33s704 com os pneus mais lentos do fim de semana para ocupar o quinto lugar.

A Mercedes ainda está tentando se encontrar, pois a equipe ainda enfrenta dificuldades com esse projeto. No TL3 o time optou por executar especificações diferentes entre Lewis Hamilton e George Russell para fazer as suas escolhas para o fim de semana.

Na Red Bull, Verstappen reclamava da falta de aderência. Ao chegar no Bahrein para a realização da prova, o time começou a sofrer com algumas configurações, um cenário diferente do que ocorreu na pré-temporada, quando a equipe estava com o carro bem equilibrado.

Com stints mais longos os pilotos seguiram avaliando a durabilidade dos pneus macios. No entanto, para o final da atividade alguns competidores retornaram ao traçado com pneus macios novos para uma sequência de voltas rápidas. Stroll saltou para a ponta anotando 1m32s919, superando o tempo de Alonso no começo da sessão por 0s202. Bottas melhorou a sua marca para 1m33s629, para ocupar a sétima posição, seguido por Sargeant que tinha 1m33s665.

Nos últimos dez minutos Hamilton anotou 1m32s555, ocupando a primeira posição. Russell conseguiu 1m32s731 com o W14, os tempos ajudaram a superar a dupla da Aston Martin. Piastri se encaixou entre Stroll e Alonso anotando 1m33s045.

Os tempos foram caindo e com isso Alonso retornou à primeira posição com 1m32s340, enquanto Verstappen tinha 1m32s345, separado por apenas 0s005 do espanhol. Novamente Alonso exibe o desempenho da Aston Martin e chega na classificação como o favorito da atividade.

 

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Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

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