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Fernando Alonso aproveita TL2 movimentado no Canadá para encerrar sexta-feira na liderança

As equipes tentaram correr atrás do prejuízo e completar o seu cronograma de avaliações. O começo da atividade permitiu o uso dos pneus de pista seca, enquanto a chuva dominou o final da sessão

Nesta sexta-feira (07) os pilotos da Fórmula 1 retornaram pela segunda vez ao traçado de Montreal. O início da sessão ficou no chove não molha, desta forma os pilotos tiveram cerca de 40 minutos para avaliar os pneus de pista seca. Fernando Alonso concluiu a atividade na liderança, aproveitando a evolução da pista para cravar 1m15s810.

George Russell concluiu o dia ocupando a segunda posição, com Lance Stroll no terceiro lugar. Charles Leclerc que apareceu na ponta da tabela em parte da sessão, ficou com o quarto lugar com a Ferrari, seguido de perto por Daniel Ricciardo da Racing Bulls e Kevin Magnussen da Haas. Lewis Hamilton foi o sétimo colocado, com Yuki Tsunoda em oitavo com a Racing Bulls, enquanto Alexander Albon da Williams e Sergio Pérez da Red Bull.

Max Verstappen ficou no final da tabela, ocupando apenas a décima oitava posição, já que a equipe identificou um problema no carro do piloto holandês, após ele completar apenas quatro voltas no traçado. O carro foi recolhido aos boxes e não voltou para a pista, pois o time estava quebrando a cabeça para acessar e depois arrumar o sistema de recuperação de energia.

A sessão se desenvolveu com a necessidade de coletar dados e verificar as mudanças realizadas na pista para 2024. Os pilotos adquiriram quilometragem e focaram no trabalho com os pneus macios e intermediários. Os pneus de pista seca estiveram em uso durante o começo da sessão, enquanto os pneus de chuva foram trabalhados nos últimos 20 minutos.

Foi necessário trabalhar desta forma, pois os pneus macios ofereciam mais aderência. O restante do evento deve contar com a presença da chuva, desta forma, em um primeiro momento em que a pista começar a secar, os pneus mais macios do final de semana devem auxiliar os pilotos.

A tabela de tempos ficou bem misturada, já que as equipes precisaram otimizar a sua coleta de dados, focando em um evento chuvoso.

A Fórmula 1 retorna neste sábado 13h30 (pelo horário de Brasília) para a realização do terceiro treino livre, enquanto a classificação será disputada às 17h.

Saiba como foi o TL2 do GP do Canadá

O início do TL1 foi marcado pela chuva, algo que acabou atrapalhando bastante o desenvolvimento da sessão, dada a necessidade de limpar a pista e fazer a drenagem da água. A bandeira vermelha provocada por Zhou Guanyu também retirou alguns minutos de ação pelo traçado.

Em termos de coleta de dados, a atividade foi bem fraca, pois os pilotos completaram cerca de 10 voltas no traçado.

No momento que a pista foi liberada, as equipes já estavam cientes da chuva. Alguns pilotos alinharam no pit-lane com pneus de pista seca, mas a chuva começou a cair antes do traçado ser liberado. Rapidamente os pilotos retornaram aos boxes para instalar os pneus intermediários.

No traçado a temperatura estava na casa dos 27 °C, com 20 °C no ambiente.

Lewis Hamilton abriu a tabela de tempos com a marca de 1m34s810, usando os pneus de faixa vermelha. Charles Leclerc foi liberado com os pneus intermediários e a asa traseira cheia de flow-vis, mas rapidamente entrou nos boxes, solicitado pela equipe. O monegasco passou a ser investigado pelo uso dos pneus intermediários – provavelmente por instalar o composto, antes da direção de prova declarar a pista como molhada.

A garoa era fraca, então os pilotos foram se arriscando na coleta de dados com os pneus slick, usando principalmente os pneus macios, apenas Oscar Piastri e Lando Norris apostavam nos pneus médios.

Pierre Gasly liderava com o tempo de 1m20s789. Na sequência, Fernando Alonso cravou 1m20s599, separado por 0s105 de Daniel Ricciardo. Com quinze minutos de sessão os dez primeiros eram: Alonso, Ricciardo, Gasly, Russell, Hamilton, Piastri, Norris, Leclerc, Ocon e Magnussen.

Neste momento da sessão garoava em algumas partes do traçado, mas a pista não estava completamente molhada para justificar a instalação dos intermediários.

Os erros eram inevitáveis, os pilotos extravasavam os limites de pista e também perdiam um pouco de aderência ao atacar as zebras.

Os tempos foram evoluindo ao longo das sessões. Leclerc trabalhava com os pneus médios, cravando 1m15s556 para superar Alonso.

Restando 35 minutos para o final da sessão, Verstappen retornou aos boxes, informando que estava sentindo um cheiro de queimado. A equipe passou a verificar o carro, mas aguardava a autorização para tocar no equipamento, por conta do risco da descarga de energia pelas baterias presentes no carro.

Como a chuva não tinha caído de vez, os pilotos exploravam a realização de um stint longo com os compostos de pista seca, passando das 10 voltas com o mesmo pneu.

Restando menos de 26 minutos para o final, a pista ficou vazia, com os pilotos passando pelos boxes, antes de arriscar uma nova saída ao traçado. Os dez primeiros eram: Alonso, Russell, Stroll, Leclerc, Ricciardo, Magnussen, Hamilton, Tsunoda, Albon e Pérez.

A Red Bull indicava passar por certa dificuldade para arrumar o equipamento de Verstappen. Os mecânicos trabalharam para remover uma das placas que envolvem a lateral do carro, mas que estava completamente presa. O time foi visto usando uma serrinha para fazer a remoção da peça. Depois a equipe austríaca explicou que o problema era no sistema de recuperação de energia presente no carro de Verstappen que estava gerando o transtorno.

Eles enfrentam um certo dilema, Verstappen está no limite máximo de trocas do ES e central eletronica, se não for possível arrumar a peça instalada no carro ou utilizar uma anterior, o piloto corre o risco de lidar com punições no grid de largada do GP do Canadá.

Nos últimos 20 minutos, com uma pista bem mais molhada. Alonso, Stroll, Leclerc, Ocon e Norris retornaram para a pista explorando o uso dos pneus intermediários.

Com a chuva apertando, alguns novos erros eram avistados, mas a sessão seguiu sem maiores problemas e nenhuma presença de bandeira vermelha.

No final da atividade os pilotos focaram em mais um stint longo com os pneus intermediários, já que eles serão usados no restante do fim de semana, por conta do tempo instável na região.

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Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

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