ColunistasDestaquesFórmula 2Post

F2 – Vesti celebra vitória na Corrida 2 em Mônaco. Prova é marcada por bandeira vermelha após acidente de Doohan

Frederik Vesti fez uma corrida segura para vencer a prova. Após erro de Martins, Pourchaire e Maloney completaram o pódio

Frederik Vesti fez valer a pole conquistada na sexta-feira no Principado. O piloto da Prema fez uma corrida segura, para vencer neste domingo (28) em Mônaco. Victor Martins tentou reduzir a distância para Vesti, mas o piloto da Prema se posicionou bem na pista.

Por falar em Martins, a ART Grand Prix quase teve os seus dois pilotos no pódio, mas o piloto foi imprudente em bandeira amarela. Martins não reduziu a velocidade e passou pelo acidente de Jack Doohan em velocidade superior a permitida, o piloto quase acertou os fiscais que estavam no traçado.

Théo Pourchaire aproveitou a ocasião para obter o segundo lugar e mais pontos. O francês está na disputa do título, mas as coisas estão equilibradas, principalmente após a vitória de Vesti no domingo e a conquista de Iwasa no sábado.

Zane Maloney completou o pódio, o piloto herdou o terceiro lugar, após a punição de Martins. O piloto de Barbados, conquista o seu segundo pódio, depois de obter um 3ª lugar no Bahrein, ainda na abertura do campeonato.

Richard Verschoor foi o 4ª colocado, acompanhado por Dennis Hauger. Kush Maini conquistou o 6º lugar, enquanto Roman Stanek que começou a corrida do último lugar, foi parar em sétimo, por conta da estratégia da equipe. O tcheco que começou a prova da última posição, se aproveitou do Safety Car provocado pela batida de Doohan para fazer a troca de pneus enquanto a prova estava neutralizada. Martins tentou ameaçar o 7º lugar do adversário, mas não conseguiu a ultrapassagem.

Jak Crawford, acompanhado por Ayumu Iwasa completaram o Top-10. Enzo Fittipaldi não concluiu a corrida, enfrentando um problema no motor.

A corrida terminou pelo tempo, pois a prova precisou ser encaminhada para a bandeira vermelha por conta da batida de Doohan.

A Fórmula 2 retorna em Barcelona para a realização de mais uma etapa do Campeonato.

Saiba como foi a Corrida Principal da Fórmula 2 em Mônaco

A prova Sprint da Fórmula 2 foi dominada por Ayumu Iwasa, o piloto da Dams aproveitou os problemas enfrentados por Isack Hadjar para assumir a liderança da corrida e controlar a prova até o final. Iwasa aproveitou a oportunidade para conquistar pontos valiosos, já que o piloto está disputando a conquista do título.

A prova desse sábado aconteceu em pista seca, com a temperatura do asfalto na casa dos 28°C, com 23°C no ambiente. Os pilotos estavam optando por começar a corrida com os pneus macios, para permanecer mais tempo na pista, antes de instalar os compostos supermacios. Porém, Crawford, Daruvala, Iwasa, Nissany, Hadjar e Boschung, optaram pelos pneus de faixa roxa para a largada.

Fazendo valer a pole conquistada na sexta-feira, Frederik Vesti começou a corrida da primeira posição, dividindo a primeira fila com Victor Martins. Théo Pourchaire era o terceiro colocado, enquanto Jack Doohan ficou com o quarto lugar.

Largada autorizada, Vesti com o carro da Prema, controlou a largada e não foi ultrapassado por Martins, mas o segundo colocado já atacava o líder da corrida. Martins apostou por um traçado defensivo para não perder a posição para Pourchaire. Mais atrás as disputas ficavam mais intensas, Iwasa saltou para o 8º lugar, enquanto Daruvala perdeu duas posições pós-largada, ficando em 10º. Enzo Fittipaldi também perder duas posições, caindo para a 16ª posição.

Hadjar tentou uma abordagem mais forte na largada, mas conseguiu apenas a posição de Daruvala. Leclerc também viu uma oportunidade para ultrapassar Boschung para conquistar o 19º lugar.

A corrida permaneceu desta forma, com os pilotos tentando pressionar em busca de conquistar posições, mas a diferença mesmo seria notada com as estratégias, pois a dificuldade para ultrapassar em Mônaco dificultava a ação dos pilotos.

Com cinco voltas, antes da abertura dos boxes, os dez primeiros eram: Vesti, Martins, Pourchaire, Doohan, Maloney, Verschoor, Crawford, Iwasa, Hadjar e Daruvala.

O ritmo de corrida de Vesti e Martins era bem melhor e os pilotos foram abrindo distância para Pourchaire. Na ponta, o piloto da Prema seguia melhorando as suas marcas, enquanto abria mais de dois segundos de vantagem para o piloto da ART Grand Prix.

Aqueles que largaram com os pneus supermacios, foram fazendo as suas trocas. Na oitava volta, Boschung e Novalak foram chamados aos boxes. Benavides e Stanek ganharam a posição de Leclerc, depois que o piloto começou a enfrentar problemas nos freios. Leclerc seguiu para os boxes na volta nove para abandonar a corrida.

https://twitter.com/Formula2/status/1662730727731937280

Nissany seguiu para os boxes na décima volta, sendo outro piloto que tinha apostado nos compostos mais macios do fim de semana para começar a prova. No giro seguinte as trocas aconteceram nos carros de Daruvala e Correa.

Na volta doze, as trocas aconteceram nos carros de Crawford, Fittipaldi e Daruvala. Um incidente com Novalak e Nissany seria investigado pela direção de prova depois do encerramento da prova. Os pilotos seriam analisados por não ter seguido as instruções do diretor de prova.

Vesti na liderança, com a 14ª posição, lidava com pneus que já estavam degradados, porém, o piloto precisaria permanecer mais tempo no traçado, para completar poucas voltas com os compostos supermacios.

Daruvala e Hadjar batalhavam pela 13ª posição, o piloto da Hitech retornou para a pista com os pneus frios, mas o competidor da MP Motorsport não encontrou uma brecha na pista para fazer a ultrapassagem.

Iwasa aproveitou um ataque de oportunidade para brigar com Bearman que estava com os pneus frios. O piloto da Dams partiu para cima do adversário para ocupar a 11ª posição – a disputa era válida, pois ele já tinha trocado os seus pneus.

Durante a volta 19, Fittipaldi começou a enfrentar problemas no motor e abandonou a corrida metros depois da saída do túnel, usando a área de escape para deixar o carro. O Virtual Safety Car foi ativo. Neste momento os dez primeiros eram: Vesti, Martins, Pourchaire, Doohan, Maloney, Verschoor, Hauger, Maini, Stanek e Crawford. Os nove primeiros colocados ainda não tinham parado. Hauger era punido com cinco segundos por ter deixado a pista e ganhar vantagem.

Na volta 22, Doohan perdeu o controle do carro depois de ter batido na Tabac, com o carro danificado o piloto perdeu o controle e rodou na pista, na sequência seu equipamento começou a pegar fogo. Maloney escapou por pouco de bater em ‘T’ no carro do adversário que ficou atravessado na pista.

O Safety Car entrou na pista e nos boxes a movimentação começou a ficar intensa. Os líderes da corrida aproveitaram o momento para cumprir a parada obrigatória. A ART Grand Prix fez uma parada dupla, a troca de Pourchaire foi ruim, pois o carro perdeu o apoio no macaco quando foi levantado para a troca, mas por conta da ação do SC, o piloto pode permanecer na terceira posição.

https://twitter.com/Formula2/status/1662735409552474113

Durante a volta 24, a corrida foi encaminhada para a bandeira vermelha. A pista precisava de limpeza, por conta do líquido do extintor de incêndio que foi usado para apagar o fogo do carro de Doohan. Além disso, os fiscais estavam reparando a proteção da pista.

https://twitter.com/Formula2/status/1662736500289593344

O grid ficou dessa forma com a bandeira vermelha: Vesti, Martins, Pourchaire, Maloney, Verschoor, Hauger, Maini, Stanek, Crawford, Iwasa, Bearman, Hadjar, Daruvala, Correa, Nissany, Novalak, Benavides e Boschung. Por sua vez, Doohan, Fittipaldi, Leclerc e Cordell abandonaram a prova.

Antes do reestabelecimento da prova, os pilotos aguardavam para saber se a prova seria concluída pelo número de voltas ou por tempo.

Os pilotos deixaram a área de pit-lane atrás do Safety Car e a corrida por reestabelecida com uma relargada lançada. Os pilotos que estavam uma volta atrás foram autorizados para passar pelo Safety Car e recuperar a volta perdida.

Vesti começou a controlar a velocidade e por consequência a ponta, tentando se manter na primeira posição. O piloto da Prema foi devolvido ao traçado com os pneus supermacios, pois a equipe optou por não instalar os compostos macios enquanto eles estavam nos boxes em bandeira vermelha.

A largada foi autorizada no início da vigésima sétima volta. O piloto da Prema controlou a ponta, enquanto Pourchaire pressionava o companheiro de equipe duelando pela 2ª posição. Satanek era o destaque da prova, pois ganhou catorze posições desde a largada, sendo beneficiado pela entrada do Safety Car quando Doohan bateu.

Restavam quinze voltas para o final, Martins seguia bem próximo de Vesti, mas aos poucos as distâncias foram se estabilizando, pois os competidores precisavam preservar os pneus.

Martins começou a ser investigado por não ter respeitado a velocidade em bandeira amarela, no acidente de Doohan, o piloto conservou a velocidade até chegar no acidente. O piloto da ART Grand Prix foi punido com um Drive Through depois da investigação e com isso perdeu a chance de conquistar o pódio na prova principal. Pourchaire herdou o segundo lugar, acompanhado por Maloney.

Vesti venceu a corrida, podendo comemorar a segunda vitória na temporada 2023 da Fórmula 2. Pourchaire e Maloney completaram o pódio. Martin não conseguiu ultrapassar Stanek, mas o piloto da ART ficou com a vitória mais rápida da prova, tempo de 1m21s724 estabelecido na volta 32.

Com os pontos conquistados Vesti assume a primeira posição do Campeonato.

Resultado da corrida principal da Fórmula 2 em Mônaco – Foto: reprodução F2
Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo