ColunistasDestaquesFórmula 2Post

F2 – Momentos antes da bandeira vermelha, Frederik Vesti conquista pole com a Prema em Mônaco

Em atividade movimentada, Vesti faturou a pole em Mônaco. Piloto da Prema vai dividir a primeira fila com Victor Martins

A Fórmula 2 realizou nesta sexta-feira (26) em Mônaco a classificação para a definição do grid de largada. Frederik Vesti faturou a pole com a Prema quando restavam poucos minutos para o final da atividade. O piloto dinamarquês superou o tempo obtido por Victor Martin com o grupo A e ao anotar 1m21s053 ficou com a posição de honra.

A formação do grid é gerada por uma combinação dos pilotos, já que a classificação foi realizada com a divisão por grupos. Vesti dividirá a primeira fila da corrida principal com Martins.

Tanto a classificação do Grupo A como a do Grupo B foi encerrada em bandeira vermelha, por conta de batidas provocadas nos últimos segundos da atividade.

Saiba como foi a Classificação da Fórmula 2

Para a classificação da Fórmula 2 em Mônaco, os pilotos foram divididos em dois grupos formados por 11 pilotos cada. Depois do sorteio, ficou designado que os pilotos com carros pares estavam no grupo A e os competidores com carros ímpares formaram o grupo B.

Os pilotos se encaminharam para o traçado usando os pneus supermacios, os compostos que eram mais velozes na rodada. A temperatura na pista estava na casa dos 49°C com 26°C no ambiente.

Os primeiros tempos registrados no traçado eram bem altos, mas Martins superou Enzo Fittipaldi ao obter 1m33s853, enquanto o brasileiro tinha 1m34s131.

Restando cerca de 8 minutos para o final Martins voltou para a ponta com 1m22s244, com Hadjar em segundo ao anotar 1m22s525, Maini ocupava a terceira posição depois de estabelecer 1m22s725.

A sessão nesse formato deixava tudo mais dinâmico e a luta dos pilotos se intensificava. Porém, quando Verschoor anotou 1m21s639 saltando para a ponta, Anthur Leclerc bateu no muro de contenção. O piloto que é irmão de Charles Leclerc, perdeu o controle da traseira na Anthony Noghes e danificou o seu carro. Defendendo a Dams, o piloto aparecia na tabela de tempos na sexta posição.

A pista foi liberada rapidamente após a remoção do carro de Leclerc e os competidores retornaram ao traçado outra vez. Os pilotos buscavam uma marca melhor nesse tempo restante em contato com a pista e quem sabe a chance de começar a prova da pole.

Doohan saltou para a ponta, mas Martins anotou 1m21s231, superando o tempo do piloto da Virtuosi por 0s201.

Nos últimos segundos da atividade, Daruvala encontrou o muro de contenção e provocou uma bandeira vermelha. Martins era o piloto com a melhor marca desse grupo. A sequência de pilotos era: Martins, Doohan, Verschoor, Daruvala, Hadjar, Maini, Fittipaldi, Bearman, Nissany, Leclerc e Stanek. Os competidores aguardavam para saber quem seria o pole e de qual lado da pista vão começar a prova.

Doohan se sentiu prejudicado no final da atividade por conta de Maini que estava à sua frente, perdendo a chance de melhorar a volta, Doohan deixou o seu carro bem bravo após a conclusão da classificação do seu grupo. O incidente entre os pilotos era investigado, podendo gerar uma punição para o piloto da Campos.

https://twitter.com/Formula2/status/1662092261042139136

Grupo B

A classificação do Grupo B começou de forma semelhante aos primeiros giros do grupo A, por conta das voltas mais lentas que eram completadas, preparando os pneus para a sequência de giros rápidos. Os pilotos investiam nos pneus supermacios (faixa roxa).

Os tempos não demoraram para aparecer na casa de 1m21s630, Vesti era o segundo colocado, separado por 0s353 do piloto da ART Grand Prix.

Restando cinco minutos para o final, a sequência dos pilotos era: Pourchaire, Maloney, Vesti, Cordeel, Crawford, Hauger, Correa, Boschung, Iwasa, Novalak e Benavides. Iwasa bateu no muro de contenção, mas a suspensão dianteira não tinha quebrado. O piloto da Dams permaneceu no traçado, tentando melhorar a sua marca para começar a prova entre os primeiros colocados.

Vesti completou uma volta espetacular no traçado quando anotou 1m21s053, separado por 0s052 de Pourchaire. Iwasa era o quinto colocado.

A classificação do grupo B também foi encerrada em bandeira vermelha, pois Novalak perdeu o controle da traseira do carro, batendo na entrada do túnel.

Vesti faturou a pole, pois obteve um tempo melhor do que o de Martins no TL1. Agora os tempos serão combinados. O Grupo B começa a corrida do lado ímpar do grid.

A sequência do grupo B ficou desta forma: Vesti, Pourscheire, Maloney, Crawford, Iwasa, Cordeel, Correa, Novalak, Hauger, Boschung e Benavides.

Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo