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F2 – Maloney conquista segunda vitória no Bahrein. Após punição Bortoleto é P5

Maloney desfruta de fim de semana perfeito, conquistando segunda vitória no Bahrein

A Fórmula 2 retornou neste sábado (02) para a realização da Fórmula 2. Zane Maloney foi o destaque do fim de semana, podendo celebrar a sua segunda vitória no primeiro fim de semana do campeonato de base.

Maloney dominou a prova e os adversários não tiveram vez. Mesmo com a ação do Safety Car em dois momentos da prova, o barbadiano manteve o controle e o bom desempenho para se segurar na primeira posição.

Pepe Martí escalou o pelotão após começar a corrida ocupando a décima primeira posição, para faturar o segundo lugar com o carro da Campos. Paulo Aron ficou com a terceira posição, representando a Hitech.

O brasileiro Gabriel Bortoleto, largou da pole, mas foi superado nos metros iniciais por pilotos que estavam com os pneus macios. O competidor acabou penalizado por uma colisão com Isack Hadjar e cumpriu a punição nos boxes. Liberado com um conjunto de pneus macios para a pista, Bortoleto realizou uma corrida de recuperação, ganhando posições após batalhas, para faturar o quinto lugar, concluindo o sábado também com pontos.

Por conta dos problemas na largada, Enzo Fittipaldi foi prejudicado, se envolvendo em um toque com Hadjar, que tirou o brasileiro da Van Amersfoort Racing da prova.

A Fórmula 2 retorna na próxima semana para a realização da etapa da Arábia Saudita.

Saiba como foi a Corrida Principal da Fórmula 2 no Bahrein

Nesta manhã de sábado a Fórmula 2 retornou ao traçado para disputar a Corrida Principal. Na pole estava Gabriel Bortoleto, o brasileiro herdou o primeiro lugar após Kush Maini ser desclassificado por uma irregularidade no carro.

A prova Sprint foi bem movimentada, por conta do desgaste acentuado dos pneus.

Quando a prova teve início a temperatura na pista estava na casa dos 38°C, bem alta para dificultar ainda mais o gerenciamento dos compostos.

Largada autorizada, Bortoleto estava com os pneus duros instalados em seu carro, assim como Hadjar, os pilotos que dividiram a primeira fila foram engolidos pelos adversários. O brasileiro se tocou com o piloto da Campos, fazendo o adversário rodar.

Zane Maloney saltou para a ponta, com Zak O’Sullivan no segundo lugar, Dennis Hauger era o terceiro colocado, enquanto Bortoleto ficou com a quarta posição, após não tracionar bem nos primeiros metros da pista.

O Safety Car foi imediatamente ativo, por Hadjar estava parado na pista, o carro do piloto da Campos ainda foi atingido por Enzo Fittipaldi, que também abandonou a prova. Oliver Bearman que tinha largado dos boxes precisou buscar o restante do pelotão.

Os dez primeiros eram: Maloney, O’Sullivan, Hauger, Bortoleto, Martí, Aron, Crawford, Miyata, Colapinto e Verschoor. Nos detalhes do acidente era possível ver que Fittipaldi não tinha realizado uma boa largada e também não tinha para onde fugir no acidente com Hadjar. Já Victor Martins foi brilhante para evitar o contato com o piloto da Campos.

Na Prema o carro de Bearman apresentava um problema no motor, o final de semana completo da equipe foi bem ruim.

Bortoleto recebeu 10 segundos de punição pelo incidente da largada.

O Safety Car deixou a pista no final da quarta volta. Maloney manteve a ponta, enquanto Martí aproveitou a oportunidade para atacar Bortoleto e saltar para a quarta posição. O brasileiro era pressionado por Crawford, que logo também perdeu a posição para o piloto da DAMS.

Os pilotos com os pneus macios no começo da corrida estavam desempenhando melhor, tentando extrair tudo dessa janela onde os compostos ainda estavam em uma boa operação.

A prova seguiu e no final do grid, ocorria um duelo intenso.

Com os pneus finalmente aquecidos, Bortoleto passou a atacar Hauger na briga pela quinta posição. Como Miyata não tinha conseguido a ultrapassagem no Brasileiro, Verschoor mergulhou durante a oitava volta para se tornar o sétimo colocado.

No giro seguinte, Bortoleto encontrou um espaço na pista para superar o piloto da MP Motorsport.

Com dez voltas os dez primeiros eram: Maloney, Martí, Sullivan, Crawford, Bortoleto, Hauger, Verschoor, Miyata, Colapinto e Aron. O líder da corrida tinha estabelecido cerca de 4 segundos de vantagem para o segundo colocado.

Martins saltou para os boxes na volta 11, iniciando a rodada de pit-stops. O piloto da ART Grand Prix abandonou a décima primeira posição, para ser devolvido na décima quinta posição. O piloto francês logo abandonou os pneus duros por um jogo de compostos macios.

Na tentativa de poupar os pneus, os competidores deram uma certa distância para os adversários.

A movimentação nos boxes começou a ficar mais intensa, conforme os pneus eram trocados. Da ponta, Sullivan foi o primeiro competidor a trocar os compostos. Cordeel se envolveu em um incidente com Bearman, com os pilotos e tocando na reta principal, basicamente o piloto da Prema foi forçado a entrar no pit, depois da batida.

Verschoor foi punido com cinco segundos por não respeitar a velocidade do pit-lane. A mesma punição foi aplicada para Aron.

No giro 17 Crawford seguiu para os boxes para realizar a sua parada, mas o carro do piloto apagou no pit, abandonando a corrida na sequência.

Foi na volta seguinte que Maloney mergulhou para realizar a sua troca de pneus, acompanhado por Martí e Bortoleto. Foi neste exato momento que Victor Martins começou a lidar com um problema no carro e precisou encostar o equipamento na pista.

Com o Safety Car em pista na vigésima volta, os dez primeiros eram: Maloney, Sullivan, Martí, Hauger, Verschoor, Aron, Miyata, Colapinto, Bearman, e Antonelli. Bortoleto era apenas o décimo segundo colocado.

O Safety Car deixou a pista pela segunda vez na volta 21, as batalhas foram intensificadas pela proximidade do grid. Maini e Bortoleto duelavam pela décima primeira posição, com os pilotos da mesma equipe em desempenho semelhante.

Maloney permaneceu na liderança e começou a trabalhar a diferença para o adversário. Outra batalha interna nesta relargada era travada em Bearman e Antonelli, com o italiano levando a melhor e realizando a ultrapassagem no companheiro de equipe para escalar e se tornar o oitavo colocado.

Bearman tinha certa dificuldade de começou a perder posições no grid. Foi neste momento que Bortoleto retornou para a zona de pontuação obtendo a décima posição.

Com 25 voltas os dez primeiros eram: Maloney, Sullivan, Martí, Aron, Hauger, Colapinto, Antonelli, Maini, Bortoleto e Verschoor. Neste momento da corrida o piloto da Prema começou a lidar com os ataques dos pilotos da Invicta. Foi na reta principal do traçado, no início do giro seguinte que Maini concluiu a ultrapassagem na Prema de Antonelli, Bortoleto aproveitou para executar a manobra metros depois.

À frente do brasileiro acontecia um duelo entre Colapinto e Hauger, o piloto argentino conseguiu concluir a ultrapassagem no companheiro de equipe para assumir a quinta posição.

Aron conquistou o pódio quando concluiu a ultrapassagem em Sullivan, durante a volta 28 da prova.

Na penúltima volta, Bortoleto que já tinha superado o companheiro de equipe, atacou Hauger para saltar ao sexto lugar e de quebra levou Maini, após o adversário cometer um erro.

Foi na volta seguinte que Bortoleto brigou pela quinta posição.

Maloney começou a temporada muito bem, o piloto venceu a Sprint e a corrida principal. O barbadiano dividiu o pódio com Martí e Aron.

Resultado da Corrida Principal da Fórmula 2 no Bahrein – Foto: reprodução F2
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Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

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