ColunistasDestaquesFórmula 2Post

F2: Iwasa surpreende no final da classificação, supera Nissany e conquista a pole em Abu Dhabi

Em classificação agitada e com rápida evolução da pista, Iwasa crava a pole com a Dams, superando companheiro de equipe

A Fórmula 2 retornou nesta sexta-feira (18) para dar início a última etapa do Campeonato. Felipe Drugovich foi coroado campeão da temporada 2022 em Monza, mas chega em Abu Dhabi buscando mais um bom resultado para concluir a temporada em alta.

A classificação foi agitada, com a pista evoluindo rapidamente. Nos últimos instantes da sessão, Ayumu Iwasa obteve o melhor tempo, registrando 1m36s290 para conquistar a pole. Roy Nissany se estabeleceu no segundo lugar, para completar a primeira fila para a Dams. A classificação terminou em bandeira vermelha, depois que Zane Maloney escapou da pista.

Théo Pourchaire foi o terceiro colocado, o piloto da ART Grand Prix superou Felipe Drugovich da MP Motorsport. As equipes do piloto francês e do brasileiro estão brigando para definir quem será o time campeão da temporada 2022.

Logan Sargeant está correndo pressionado, o piloto norte-americano cometeu alguns erros, mas obteve o sexto lugar, começando a prova principal atrás de Jack Doohan. Sargeant precisa terminar a etapa entre os seis primeiros colocados para conquistar a superlicença e assumir a vaga na Williams no próximo ano. O top-10 ainda contou com Dennis Hauger, Amaury Cordeel, Liam Lawson e Richard Verschoor.

Neste sábado (19) será disputada a prova Sprint, enquanto a corrida principal acontece no domingo de manhã.

Saiba como foi a Classificação da Fórmula 2 em Abu Dhabi

A Fórmula 2 disputará neste fim de semana a sua última etapa do calendário. O dia começou com o primeiro treino livre sendo realizado, para os pilotos se prepararem. Ayumu Iwasa obteve a volta mais rápida do TL1, para liderar a atividade. Logan Sargeant que depende de um bom resultado, cometeu um erro na atividade ao perder o controle da traseira do seu carro.

Os primeiros tempos no traçado eram na casa de 1m54s, mas rapidamente começaram a despencar. Pourchaire surgiu na ponta com 1m37s145, mas na sequência Doohan obteve 1m36s677. Na sequência foi a vez de Marino Sato perder a traseira do seu carro na curva 14, provocando a ativação da bandeira vermelha. O cronômetro foi paralisado em 23 minutos.

Neste momento, os dez primeiros eram: Doohan, Pourchaire, Vips, Lawson, Daruvala, Vesti, Sargeant, Novalak, Boschung e Drugovich. A sessão não demorou para ser retomada e aqueles pilotos que ainda não tinham aferido tempo no traçado, tiveram a oportunidade de buscar a sua volta rápida.

Em sua primeira volta rápida, Sargeant ocupou apenas a décima quinta posição, registrando 1m37s588. Restando menos de 29 minutos para o enceramento da sessão, os dez primeiros eram: Doohan, Pourchaire, Daruvala, Hauger, Iwasa, Drugovich, Armstrong, Vesti, Vips e Lawson.

Alguns pilotos até permaneceram um pouco mais de tempo na pista, para abrir uma mais uma volta rápida, mas na sequência abortaram o giro adicional, seguindo aos boxes para instalar um novo jogo de pneus macios.

Os pilotos retornaram ao traçado nos últimos dez minutos de atividade. Drugovich registrou 1m36s546, mas na sequência o brasileiro foi superado por Pourchaire que anotou 1m36s372. Sargeant que estava brigando com o carro, surpreendeu ano anotar, para superar o piloto brasileiro.

Doohan encostou no muro de contenção da curva 14, mas permaneceu no traçado, ocupando o quinto lugar na tabela de tempos.

Nos últimos instantes da classificação, Drugovich melhorou a sua marca para 1m36s482. Iwasa surpreendeu ao conquistar a pole para a Dams, depois que o piloto cravou 1m36s290. Nissany foi retirado da ponta pelo companheiro de equipe, depois de ter anotado 1m36s326. Pourchaire foi empurrado para a terceira posição, enquanto Drugovich foi o quarto colocado.

Zane Maloney escapou na curva nove e com isso provocou a ativação de uma bandeira vermelha. A atividade não foi reestabelecida. Sargeant conseguiu o sexto lugar, colaborando para a sua busca da superlicença neste fim de semana.

Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo