Ayumu Iwasa venceu a prova Sprint da Fórmula 2 neste sábado (27) em Mônaco, o piloto da Dams aproveitou o problema que surgiu no carro de Isack Hadjar para faturar a vitória. Dominando a prova, o piloto japonês controlou a distância para Jehan Daruvala, para evitar um duelo direto com o piloto da MP Motorsport.
A vitória ajudou Iwasa que está na disputa do título da temporada 2023 da Fórmula 2. O piloto se torna o líder provisório do Campeonato depois desta vitória, mas no domingo a F2 retorna para disputar a prova principal. Os pontos são extremamente importantes para Iwasa, principalmente após deixar a prova de Abu Dhabi zerado. A próxima corrida acontece neste domingo.
A corrida em Mônaco não foi movimentada, o Safety Car apareceu na pista em dois momentos da prova, mas as ultrapassagens não aconteceram por conta do circuito travado e com poucas chances para fazer uma investida e faturar uma posição melhor.
Jak Crawford foi o 3º colocado, acompanhado de Richard Verschoor que foi até a última volta pressionando o piloto da Hitech, mas teve que se contentar com o quarto lugar.
Zane Maloney obteve a 5ª posição, acompanhado por Jack Doohan. Vitor Martin ficou com7º lugar, terminando a prova à frente do seu companheiro de equipe, Théo Pourchaire. Frederik Vesti e Enzo Fittipaldi completaram o top-10, mas os pilotos não faturaram pontos, pois apenas os oitro primeiros colocados conquistam pontos na prova Sprint.
A Fórmula 2 retorna às 4h40 (pelo horário de Brasília) para a realização da prova principal da Fórmula 2.
Saiba como foi a prova Sprint da Fórmula 2 em Mônaco
A classificação da Fórmula 2 foi realizada na sexta-feira, definindo o grid de largada para as corridas que vão acontecer neste fim de semana. Frederik Vesti faturou a pole para a corrida principal, mas por conta da inversão do grid, nesta prova o piloto da Prema inicia a corrida da 10ª posição.
SPRINT RACE STARTING GRID 🚨
Who's winning? 🤨#MonacoGP #F2 pic.twitter.com/gsky9Vyh9F
— Formula 2 (@Formula2) May 27, 2023
Foi exatamente por conta da inversão do grid que Isack Hadjar começou a prova da primeira posição, dividindo a primeira fila com Ayumu Iwasa. O piloto da Dams estava tentando obter pontos importantes nesta prova, principalmente após a etapa desastrosa no Azerbaijão, quando o competidor não obteve pontos.
O atual líder do campeonato, Théo Pourchaire, começou a prova do 8º lugar. O brasileiro Enzo Fittipaldi obteve a 14ª posição para a largada.
Largada autorizada, Hadjar buscou uma largada limpa para se manter na ponta, mas Iwasa já atacava o piloto. A largada dos pilotos foi limpa, mas alguns toques começaram a acontecer conforme os pilotos foram avançando no traçado. Na saída do túnel, um toque aconteceu, Maini tentou desviar de uma batida em Cordeel, mas na sequência foi tocado por Novalak.
SAFETY CAR DEPLOYED (LAP 1/30)
Cordeel takes P11 from Maini, who is then spun by Novalak
Nissany, Hauger, Leclerc and Boschung get caught in the mahyem!#MonacoGP #F2 pic.twitter.com/9WoHzDqYDq
— Formula 2 (@Formula2) May 27, 2023
Novalak, Leclerc e Hauger foram aos boxes para arrumar os seus carros pois se envolveram no incidente, enquanto o carro de Nissany e Boschung ficaram parados no traçado. Maini caiu para a 17ª posição. Por conta do incidente, o Virtual Safety Car, evoluiu para a entrada do Safety Car no traçado.
Os dez primeiros eram: Hadjar, Iwasa, Daruvala, Crawford, Verschoor, Maloney, Doohan, Martin, Pourchaire e Vesti. Fittipaldi era o décimo segundo colocado, ganhando duas posições por conta das confusões que aconteceram com outros competidores.
Na abertura da sexta volta, a corrida foi reestabelecida. Hadjar não fez muito suspense e logo acelerou para conservar a ponta, mas poucos metros depois, Hadjar começou a perdeu performance por conta de problemas no motor. Iwasa saltou para a ponta, enquanto Daruvala assumiu a segunda posição, Crawford herdou a terceira posição com o abandono do piloto da Hitech.
Evitando um toque com Doohan, Martins extravasou os limites de pista depois da saída do túnel. Novalak foi punido com 10 segundos pelo toque com Maini.
A corrida seguiu, com os pilotos andando bem próximos, tentando conservar a proximidade. Iwasa controlava a ponta com 1s9 de vantagem para o piloto da MP Motorsport.
Bearman quase acertou o muro de contenção, quando o carro começou a sair de traseira durante a décima segunda volta.
Daruvala começou a reduzir a distância para Daruvala, enquanto a distância para Crawford só aumentava. As distâncias entre os pilotos começaram a ficar maiores e poucos competidores tinham o direto de usar o DRS. Leclerc atacava Maini, na busca pela 16ª posição.
Quando a prova chegou na metade, os dez primeiros eram: Iwasa, Daruvala, Crawford, Verschoor, Maloney, Doohan, Martins, Pourchaire, Vesti e Cordeel.
Por ser uma corrida sem parada obrigatória, os pilotos tentavam ganhar alguma posição em duelos travados na pista. Na volta 17 Daruvala começou a andar mais próximo de Iwasa, conseguindo abrir o DRS em alguns momentos para ameaçar a primeira posição de Iwasa.
A corrida ficou nesse jogo de aproximação, queda de desempenho e ampliação da distância. As posições eram mantidas.
Foi na volta 22 que Fittipaldi fez a ultrapassagem em Cordeel, para ocupar a 10ª posição. Instantes depois foi a vez de Cordeel bater no muro de contenção da Mirabeu. Na sequência o Safety Car entrou em pista, com isso o grid foi reagrupado. O destaque nesse momento da prova, ficava com Fittipaldi, Bearman, Benavides e Stanek que conquistaram mais posições desde a largada.
SAFETY CAR DEPLOYED (LAP 23/30)
Cordeel slams the wall at Mirabeau and the race is neutralised 🚨#MonacoGP #F2 pic.twitter.com/ALilicoOig
— Formula 2 (@Formula2) May 27, 2023
Correa solicitou à equipe uma verificação do carro, pois estava envolvido no incidente com Cordeel.
O Safety Car deixou a pista ao final da volta 24, Iwasa levou mais tempo para a relargada, tentando evitar Daruvala. Foi nesse momento que Crawford tentou uma ultrapassagem, mas cometeu um erro. Na sequência Bearman foi para os boxes, por conta de danos no carro.
Como Crawford não conseguiu a ultrapassagem em Daruvala, Verschoor foi atacando o piloto da Hitech. No giro 27, Iwasa tinha pouco mais de 5 segundos de vantagem para Daruvala. Hauger comeu um erro pouco depois da saída do túnel e seu carro decolou na zebra. O piloto permaneceu na prova, mas era apenas o 17º colocado.
Adentrando na última volta, Crawford foi desafiado pela terceira posição por Verschoor. O piloto da Hitech foi fazendo o seu traçado, para não dar margem para ser ultrapassado e garantir o pódio.
Iwasa recebeu a bandeira quadriculada na primeira posição, acompanhado por Daruvala e Crawford. As posições foram mantidas, mesmo com a proximidade e os últimos duelos que aconteciam no traçado.