ColunistasDestaquesFórmula 2Post
Tendência

F2 – Hadjar escapa de confusão na largada para vencer com folga prova Sprint na Austrália

Em corrida movimentada, Hadjar fatura vitória com folga, para dividir pódio com Stanek e Hauger

Neste sábado (23) o Circuito Albert Park foi palco para uma corrida caótica da Fórmula 2. Isack Hadjar conseguiu se valer de uma boa reação na largada, apesar do toque com o companheiro de equipe. Pelo restante da prova o piloto da Campos comandou a corrida, conseguiu controlar duas relargadas e cruzou a linha de chegada para receber a bandeirada com mais de 6 segundos de diferença para o segundo colocado.

Roman Stanek celebrou o segundo lugar, após realizar uma prova consistente, embora não tenha conseguido converter a chance de largar da primeira posição, para faturar uma vitória.

Dennis Hauger completou o pódio, o piloto da MP Motorsport conseguiu realizar a ultrapassagem decisiva no final da corrida, superando Kush Maini que estava em busca de um bom resultado para a Invicta.

Franco Colapinto teve que se contentar com a quinta posição, depois que não conseguiu ultrapassar o companheiro de equipe. Ritomo Miyata ficou com o sexto lugar, acompanhado por Victor Martins e Oliver Bearman, sendo os pilotos que faturaram pontos na prova Sprint na Austrália.

Zak O’Sullivan ficou com o nono lugar, superado por Bearman na última volta da corrida. Jak Crawford completou o Top-10.

O resultado da corrida pode sofrer alterações, pois os comissários vão avaliar o incidente ente Hadjar, Pepe Marti e Gabriel Bortoleto que ocorreu na largada.

A Fórmula 2 retorna neste sábado às 21h35 (pelo horário de Brasília).

Saiba como foi a prova Sprint da Fórmula 2 na Austrália

Dennis Hauger é o pole da corrida principal da Fórmula 2 na Austrália, mas por conta do grid invertido, foi Roman Stanek que faturou o direito de começar a corrida deste sábado na liderança.

Enzo Fittipaldi que venceu a corrida principal na Arábia Saudita, começou a prova deste sábado no Albert Park dos boxes. O piloto brasileiro não conseguiu alinhar no grid de largada com os outros competidores.

Com a largada autorizada, Stanek perdeu a primeira posição para Hadjar que contou com uma reação melhor na largada. Gabriel Bortoleto que não tinha tracionado tão bem, sem aderência nenhuma para os primeiros colocados e foi tocado diretamente por Marti, já que o piloto da Campos foi ensanduichado pelo companheiro de equipe e não pode evitar uma batida com o brasileiro.

Na sequência o Safety Car foi acionado. O pit-lane estava fechado pois os carros de Martí e Bortoleto estavam na saída dos boxes. Fittipaldi viu tudo de camarote, antes de conseguir a liberação para o traçado.

Neste momento os dez primeiros eram: Hadjar, Stanek, Aron, Maloney, Maini, Antonelli, Verschoor, O’Sullivan, Hauger e Colapinto.

As atitudes do começo da prova seriam investigadas pelos comissários. Quando o pit-lane foi liberado na sexta volta, Amaury Cordeel passou pelos boxes para instalar um jogo de pneus supermacios.

A relargada aconteceu ao final do sexto giro, desta forma Hadjar controlou a relargada. Maloney começou a perder várias posições, depois de ter extravasado os limites de pista. O piloto barbadiano passou a ser o décimo colocado.

As batalhas eram realizadas, Hauger faturou o sétimo lugar, após ultrapassar O’Sullivan. O piloto da ART Grand Prix também foi ultrapassado por Colapinto.

Em uma briga interna, Maiyata assumiu a décima posição e se aproveitando de um traçado defensivo, evitava os ataques de Maloney que queria recuperar posições após o erro.

No décimo primeiro giro, o Safety Car pintou na pista mais uma vez, por conta de um duelo um pouco mais intenso. Kimi Antonelli acabou na brita ao rodar sozinho, Richard Verschoor também cometeu um erro e perdeu o controle do carro. Paul Aron também esteve envolvido na confusão.

O incidente foi bom para quem estava atrás. Oliver Bearman estava em um bom pega e com tudo que aconteceu no pelotão, passou a assumir a nona posição, logo atrás de Victor Martins.

Com 12 voltas, os dez primeiros eram: Hadjar, Stanek, Maini, Hauger, Colapinto, O’Sullivan, Miyata, Martins, Bearman e Maloney.

A segunda relargada aconteceu para o início da volta quinze. Hadjar manteve a ponta, Satanek era o segundo colocado, enquanto Maini era o terceiro colocado. Paul Aeron que estava com a asa dianteira danificada extravasou os limites de pista e perdeu mais posições, caindo para o décimo oitavo lugar.

Maini aproveitou a proximidade do grid para atacar Stanek na brigada pela segunda posição. No final do pelotão, Crawford e Correa se tocaram, enquanto batalhavam pelo décimo segundo lugar. Restou à Aron passar pelos boxes para substituir a asa dianteira.

Maini pressionava Stanek, mas também era pressionado por Hauger. Durksen passou pela brita e provocou uma bandeira amarela momentânea, mas conseguiu retornar ao traçado sem provocar um novo Safety Car na prova.

Colapinto informava estar mais rápido que o companheiro de equipe, mas a MP Motorsport optou por não interferir na briga interna e deixou o argentino buscar Hauger. Hadjar por sua vez liderava com folga, enquanto Stanek ainda era pressionado pelos adversários.

Martins conseguiu realizar a ultrapassagem em O’Sullivan, para ocupar a sétima posição. Com 20 voltas os dez primeiros eram: Hadjar, Stanek, Maini, Hauger, Colapinto, Miyata, Martins, O’Sullivan, Bearman e Maloney.

Bearman buscava um espaço na pista para concluir a ultrapassagem no piloto da ART Gran Prix, tentando obter o último ponto em jogo da prova Sprint.

Na penúltima volta, Maini se defendeu de Hauger, mas pouco tempo depois, o piloto da MP Motorsport encontrou um espaço na pista, para concluir a ultrapassagem no piloto indiano.

Hadjar recebeu a bandeirada na primeira posição, para dividir o pódio com Stanek e Hauger.

Resultado da corrida Sprint da Fórmula 2 na Austrália – Foto: reprodução Fórmula 2
Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo