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F2 – Crawford aproveita as bandeiras vermelhas do final da classificação para se definir como o pole na Holanda

Depois de uma porção de bandeiras vermelhas no final da atividade, Crawford conquista sua primeira pole na Fórmula 2

A pole-position para a corrida principal da Fórmula 2 na Holanda ficou com Jak Crawford, o piloto da Hitech estabeleceu a melhor marca da sessão durante o início da atividade. O encerramento da classificação foi marcado por períodos de bandeira vermelha, prejudicando outros competidores, desta forma ninguém conseguiu superar o piloto da Hitech.

Crawford fatura a sua primeira pole na Fórmula 2, garantindo a chance de começar a corrida do domingo comando a ponta do pelotão. O Circuito de Zandvoort é muito estreito, dificulta um pouco as ultrapassagens e desafiador para os pilotos da base.

Dennis Hauger tentou roubar essa pole, foram três tentativas, mas todas sem sucesso por conta das bandeiras vermelhas. Mesmo em volta rápida, o piloto teve as suas tentativas frustradas pelo momento que o regime de bandeira vermelha entrou em vigor. Hauger precisou se contentar com o segundo lugar. Frederik Vesti ficou com a terceira posição, seguido por Zane Maloney. Jack Doohan se envolveu em um conflito com Victor Martins e faturou apenas a quinta posição, o incidente ainda será investigado pela direção de prova.

Algumas posições podem ser alteradas para a corrida Sprint, já que os comissários vão avaliar alguns incidentes e infração pós-corrida.

Por conta de todas as interrupções, Enzo Fittipaldi foi apenas o 19° colocado. Entre os postulantes ao título, Vesti é o que está melhor posicionado na tabela para a corrida do domingo. Théo Pourchaire ficou com o décimo lugar e deve começar a prova Sprint da pole. Ayumu Iwasa foi apenas o décimo segundo colocado.

Saiba como foi a Classificação da Fórmula 2 em Zandvoort

Os pilotos não perderam tempo para ocupar o traçado e começar a buscar as suas voltas rápidas. Oliver Bearman foi o destaque o TL1 realizado em Zandvoort, o piloto comandou a atividade. Jack Doohan e Victor Martins começaram a se estranhar na pista, enquanto negociavam espaço pelo traçado. Os pilotos poderiam ser punidos pela atitude.

Com cerca de oito minutos de sessão, Hadjar era o líder da atividade depois de anotar 1m21s732, superando Bearman por 0s224. Novalak era o terceiro colocado, acompanhado por Iwasa e Maini. As marcas foram melhorando gradativamente.

Depois de se envolver em uma confusão com o piloto da ART Grand Prix, Doohan levou mais tempo para registrar uma marca no traçado, porém, o piloto da Virtuosi surgiu na ponta com 1m21s377.

Quando os pilotos completaram dez minutos de atividade, os dez primeiros eram: Crawford, Hauger, Vesti, Doohan, Bearman, Correa, Martins, Hadjar, Pourchaire e Maini. O piloto da Hitech registrou 1m21s210 quando se tornou a marca de referência na pista e o tempo a ser batido. Depois de todo o duelo com Doohan, Martins foi empurrado para a sétima posição.

Os pilotos realizaram uma breve pausa nos boxes para preparar os carros. Quando foram retornando para a pista, Crawford danificou a asa dianteira antes da saída dos boxes, em um toque com Novalak. O piloto da Hitech precisou retornar aos boxes para reparar o carro.

Com o segundo jogo de pneus macios, os pilotos foram preparando os seus pneus, antes de buscar uma volta rápida no traçado. No entanto, a sessão foi interrompida quando restavam 7m16s para o encerramento, pois Daruvala perdeu o controle do carro, acertando a barreira de proteção. Hauger foi prejudicado, pois não conseguiu concluir a volta antes do regime de bandeira vermelha ser aplicado.

Após uma pausa para a remoção do carro de Daruvala, os competidores foram mais uma vez liberados para o circuito. Os pilotos teriam que preparar os carros outra vez, antes de buscar a volta rápida, tentando de todas as formas evitar ser atrapalhado pelos adversários.

No entanto, mais uma bandeira vermelha surgiu no circuito, desta vez restando 3m49s para o encerramento. Correa que ocupava a sétima posição, perdeu o controle do carro e ficou parado na brita. Hauger pela segunda vez teve a sua volta atrapalhada pelo erro de outro competidor.

Alguns incidentes foram notados ao longo da sessão, gerando investigações para os competidores após o encerramento da atividade, podendo ocasionar algumas punições no final da corrida. Inclusive Enzo Fittipaldi era investigado por um incidente no pit-lane.

Durante a última liberação, novamente a bandeira vermelha foi acionada, Novalak atacou uma zebra e acertou o muro de contenção. Com a nova paralisação, a direção de prova não tinha como reestabelecer a atividade. Crawford faturou a sua primeira pole na Fórmula 2, pois nenhum outro competidor conseguiu superar a sua marca.

Resultado da classificação – Primeiros 18 colocados – Foto: reprodução F2
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Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

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