ColunistasFórmula 1Post

F1: Brawn acredita que mudanças dos carros e pneus foram satisfatórias

Apenas o GP do Bahrein foi realizado, mas a Fórmula 1 está se encaminhando para disputar a segunda corrida da temporada. Neste primeiro momento grande parte dos comentários são tecendo elogios aos níveis que a categoria atingiu com os novos regulamentos técnicos.

O diretor esportivo da Fórmula 1, Ross Brawn salienta essa percepção com novos comentários sobre essa nova era: “Bom, foi um ótimo começo, mas é apenas uma pequena amostra. Precisamos ver como isso funcionará agora, quando as equipes começarem o desenvolvimento dos carros, e para qual direção eles vão.”

Primeiro tivemos uma grande surpresa, mesmo com regulamentos técnicos e bem pensados, onde tiraram minimizar as brechas, cada um dos times realizou a sua interpretação do regulamento. Chegaram ao resultado de vários carros diferentes que tem outros tipos de conceito.

“E o que me agradou é, é tudo abstrato no momento, mas existem muitas evidências de que eles poderiam correr lado a lado, o que sempre foi uma fraqueza do carro antigo e que nem sempre foi apreciado”, disse Brown.

Ross Brawn acha que as mudanças que foram provocadas pela mudança dos regulamentos foram positivas para a Fórmula 1 – Foto: reprodução

E com leituras tão diversificadas, algumas equipes também estão enfrentando problemas com os seus projetos. Algumas questões não são fáceis de resolver, portanto demanda mais investimento, tempo e dinheiro.

“Você não pode esquecer o impacto que o teto orçamentário terá, porque ninguém neste momento será capaz de colocar US$ 100 milhões em seu programa de desenvolvimento para resolver seus problemas. Então, isso será fornece uma taxa de desenvolvimento mais plana e ninguém poderá de afastar.”

Brawn também comentou um pouco sobre os novos pneus que foram introduzidos para o campeonato de 2022. A Pirelli realizou a substituição dos pneus de 13 polegadas, para os compostos de 18 polegadas.

“O crédito também deve ir para a Pirelli, eles fizeram um ótimo trabalho com os pneus. Nos últimos anos você podia atacar, mas em uma ou duas voltas era necessário recuar, deixar os pneus se recuperarem e depois atacar novamente. E não acho que tudo se deve aos pneus, acho que se deve às características do carro. Então, um passo à frente com os pneus, um passo à frente com os carros. Você pode sustentar um ataque, você pode sustentar uma batalha, o que foi realmente encorajador.”

No Bahrein vimos Max Verstappen atacando Charles Leclerc por cerca de quatro voltas, além de diversas batalhas que ocorreram na pista, desta forma vemos que muitos estão otimistas com a temporada atual da Fórmula 1.

Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo