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Estratégias em Movimento: O Jogo de Posicionamento dos Fabricantes na MotoGP™

Um olhar adiante para as mudanças e permanências no próximo checkpoint, no verão de 2024

O sistema renovado de concessões na MotoGP™ já está em ação desde o final de 2023, estreando justo antes dos testes de Valência. Os resultados iniciais posicionaram a Ducati no Rank A, enquanto KTM e Aprilia ocuparam o Rank C, com Yamaha e Honda no Rank D. Estas classificações, determinadas pelo primeiro checkpoint ao final de 2023, refletem o desempenho durante toda a temporada anterior.

O próximo momento para recalcular as porcentagens de pontos e reavaliar as classificações das fábricas será durante as férias de verão deste ano. Este checkpoint considerará o desempenho desde o pós-verão de 2023 (começando no GP da Inglaterra) até o pré-verão de 2024 (incluindo o GP da Alemanha). Vale ressaltar que os pontos dos Construtores são determinados pela moto de melhor desempenho de cada fabricante.

Então, o que é necessário para cada fabricante subir ou descer nas classificações? Vamos aos números!

  • Yamaha e Honda: Atualmente classificadas como D, tanto a Yamaha quanto a Honda têm a oportunidade de tirar proveito máximo do novo sistema quando as corridas começarem em 2024. Para ascender ao Rank C no verão, a Yamaha precisaria de 171 pontos e a Honda de 175. Isso se traduz em uma média de 18 pontos por fim de semana de GP, equivalente ao quarto lugar em cada corrida de GP e Tissot Sprint.

Ambos os fabricantes têm como limite máximo alcançar o Rank C no próximo checkpoint.

  • KTM e Aprilia: A KTM precisa de apenas 65 pontos para manter seu atual Rank C, o que representa uma média de 7 pontos por GP, ou um nono lugar em cada corrida de Grande Prêmio e Sprint.

No entanto, para ascender ao Rank B, a fábrica austríaca precisa de 265 pontos, equivalente a uma média de 27 pontos por fim de semana de corrida, ou o segundo lugar em cada corrida de GP e Sprint.

A Aprilia, também atualmente no Rank C, precisa marcar 80 pontos para manter sua posição no próximo checkpoint das férias de verão. Isso significa uma média de 8 pontos por fim de semana, ou resultados em P8 em cada corrida de GP e Sprint.

Para subir à classificação B, seriam necessários 284 pontos antes do verão, com média de 29 pontos por Grande Prêmio, ou seja, um segundo lugar em cada corrida de GP e Sprint.

É altamente improvável que a Aprilia ou a KTM desçam para o Rank D.

  • Ducati: A Ducati está firmemente estabelecida no Rank A, já que o checkpoint de verão de 2024 considerará tanto a segunda metade da temporada passada quanto a primeira metade deste ano.

À medida que nos aproximamos de um ano recorde em 2024, isso implica que eles precisariam marcar menos de 28 pontos por fim de semana para perder seu lugar no Rank A. Para manter sua posição, os atuais líderes precisam acumular 277 pontos antes das férias de verão.

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Rubens Gomes Passos Netto

Editor chefe do Boletim do Paddock, me interessei por automobilismo cedo e ao criar este site meu compromisso foi abordar diversas categorias, resgatando a visão nerd que tanto gosto. Como amante de podcasts e audiolivros, passei a comandar o BPCast desde 2017, dando uma visão diferente e não ficando na superfície dos acontecimentos no mundo da velocidade. Nas horas vagas gosto de assistir a filmes e séries de ação, ficção científica e comédia. Atuando como advogado, também gosto de fazer análises e me aprofundar na parte técnica.

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