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Em duelo estratégico, Verschoor aproveita Safety Car e vence Corrida 2 da F2 na Áustria. Fittipaldi é 6º

Richard Verschoor se beneficiou no momento que o Safety Car entrou na pista. Realizou a troca de pneus e conseguiu fazer as ultrapassagens que eram necessária para vencer a prova. Por outro lado, o SC não colaborou com o trabalho que era realizado por Fittipaldi

A Fórmula 2 neste domingo (02) realizou mais uma corrida brilhante e extremamente agitada. O duelo de estratégias, além da garra dos pilotos marcou essa corrida na Áustria. Richard Verschoor venceu a prova com a Van Amersfoort Racing, depois de começar da décima primeira posição.

O final da corrida foi marcado pela ativação do Virtual Safety Car que se tornou um Safety Car e deu uma bagunçada em algumas escolhas que os pilotos fizeram. Verschoor estava bem-posicionado na pista quando a mudança aconteceu e pode realizar a sua parada, em um momento que foi decisivo para que ele realizasse as ultrapassagens necessárias para buscar a vitória. Ao final da corrida o piloto holandês ainda lidou com a pressão e os ataques de Iwasa. Verschoor dedicou a sua vitória para Dilano Van ‘T Hoff, piloto que faleceu aos 18 anos em uma corrida da FRECA nesse último sábado.

Enzo Fittipaldi estava muito veloz e era um potencial vencedor da corrida, mas na alteração para o SC, o piloto brasileiro já tinha passado da entrada dos boxes. Vários competidores foram realizando as suas trocas, enquanto Fittipaldi permanecia na pista, precisando completar o giro antes de fazer a troca. O piloto da Carlin teve que se contentar com o sexto lugar.

No final da corrida, aqueles pilotos que começaram a prova com os pneus macios e contavam com os compostos supermacios para as últimas voltas se beneficiaram. Nesse duelo estratégico, além de Verschoor ter se dado melhor, Ayumu Iwasa também realizou ultrapassagens importantes para faturar o segundo lugar. O piloto da Dams realizava a sua troca de pneus quando o VSC foi ativado na pista, neutralizando a prova, assim ele teve condições melhores ao retornar para a pista. Frederik Vesti que tinha se tornado o líder da corrida e comandava a prova até as últimas voltas da corrida, acabou por se tornar uma presa fácil e teve que se contentar com o terceiro lugar. Vesti também merecia a vitória, principalmente após a reação na largada e o trabalho feito ao longo da corrida.

Jack Doohan foi o quarto colocado, seguido por Oliver Bearman. Enzo Fittipaldi foi o sexto colocado, conseguindo fazer mais algumas ultrapassagens na pista, tentando amenizar o problema pós-Safety Car. Théo Pourchaire foi outro piloto que sofreu com os pneus no final da prova por conta da escolha da ART Grand Prix, dessa forma o piloto francês foi apenas o sétimo colocado. Jak Crawford faturou a oitava posição. Victor Martins teve uma corrida ruim, principalmente após a largada, mas ainda terminou na zona de pontuação obtendo o nono lugar. Jehan Daruvala completou o Top-10.

Iwasa foi o piloto que faturou o ponto da volta mais rápida na corrida, depois de anotar 1m17s575.

A Fórmula 2 retorna em Silverstone para disputar mais uma rodada do Campeonato de 2023. Vesti amplia a sua vantagem na liderança da tabela.

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Antes do início da prova estávamos cientes da punição para Enzo Fittipaldi, o piloto da Carlin perdeu três posições no grid de largada pois foi considerado que ele teve uma parte de culpa no incidente com Kush Maini.

Na prova Sprint Maini empurrou Enzo para fora da pista e os dois se tocaram. O piloto da Campos recebeu um Drive Though após o final da corrida que foi convertido em uma punição de 20 segundos. Enzo precisou cumprir a perda de três posições no grid nesta prova. Desta forma, Fittipaldi começou a corrida ocupando a nona posição, diferente do sexto lugar que conquistou na classificação.

Fazendo valer o grid que foi definido na sexta-feira, Victor Martins começou a prova da primeira posição, dividindo a primeira fila com Frederik Vesti, Théo Pourchaire e Kush Maini dividiram a segunda fila.

Largada autorizada, Martins rapidamente perdeu a ponta, pois Vesti teve uma excelente reação e assumiu a liderança da prova. Vesti ainda foi desafiado por Théo Pourchaire que também faturou o segundo lugar. Martins caiu para a terceira posição. Fittipaldi realizou uma boa largada e já ocupava o sétimo lugar, realizando duas ultrapassagens.

A corrida estava bem disputada e os pilotos aproveitavam a proximidade entre eles. Martins caiu para o quinto lugar, pois Doohan e Maini também realizaram ultrapassagens no piloto da ART. Instantes depois foi a vez do piloto da Campos ser surpreendido por Doohan que realizou o ataque para faturar a terceira posição.

Existia também uma diferença de desempenho entre os pneus macios e surpermacios, os compostos de faixa roxa eram mais rápidos, mas a duração era bem menor quando comparado ao pneu de faixa vermelha.

Versti disparou na ponta com mais de 2 segundos de vantagem para o segundo colocado. Doohan segurava um trenzinho na parte traseira do seu carro, pois vários pilotos estavam usando o DRS para atacar e buscar novas posições. Ao abrir a quinta volta, os dez primeiros eram: Vesti, Pourchaire, Doohan, Maini, Martins, Daruvala, Fittipaldi, Cordeel, Verschoor e Hauger.

Na sequência, Cordeel foi atacado por Verschoor que faturou a oitava posição, o piloto da Invicta Virtuosi começou a sofrer pressão, um embate mais direto aconteceu com Hauger passando fora da pista. Por fim, Iwasa foi o piloto que se deu melhor nessa disputa e saltou para a nona posição com as ultrapassagens que realizou.

Durante a sétima volta, Cordeel seguiu para os boxes para instalar os pneus macios, por conta da abertura dos da janela de box. Na volta seguinte foi a vez de Maloney realizar a sua troca. Foi nesse momento que o carro de Martins começou a render mais e o piloto da ART recuperou a posição perdida para Maini, Fittipaldi aproveitou a oportunidade para conquistar mais uma posição.

Durante o início da nona volta, Pourchaire, Maini e Daruvala se lançaram para os boxes para substituir os seus pneus. Martins se tornou o terceiro colocado, com Fittipaldi ocupando a quarta posição, mas instantes depois, o piloto da Carlin que estava embalado, concretizou a ultrapassagem em Martins para ocupar a terceira posição.

A movimentação nos boxes começou a se intensificar com apenas dez voltas da prova, os competidores tinham pela frente mais 30 voltas. Com a parada de Vesti no décimo primeiro giro, Fittipaldi assumiu a liderança da prova. Os dez primeiros eram: Fittipaldi, Verschoor, Iwasa, Leclerc, Hauger, Stanek, Crawford, Bearman, Hadjar e Boschung.

Fittipaldi usando os pneus macios, precisaria alongar a sua parada nos boxes. Hauger e Boschung que começaram a prova de supermacios, concretizaram as suas trocas de pneus. A corrida seguiu, Vesti ainda era o líder daqueles que pararam no começo da prova, ocupando o nono lugar. Pourchaire estava logo atrás do piloto da Prema, Doohan e Martins acompanhavam os competidores.

Durante a décima quarta volta, Hauger atacou Nissany brigando pela décima sétima posição, mas o piloto da MP Motorsport estava enfrentando certa dificuldade para encontrar um espaço na pista e concluir a ultrapassagem. Lá na frente do pelotão, Hadjar seguia pressionando Crawford pelo sétimo lugar.

Do primeiro ao oitavo colocado, os pilotos ainda não tinham realizado a parada obrigatória, porém, o final da prova prometia ser ainda mais disputado por conta do rendimento dos pneus supermacios, quando comparado com os compostos macios mais degradados.

Na décima sétima volta, Vesti chegou em Crawford e começou a sua escalada naqueles pilotos que estavam com os pneus do início da prova. Hauger tinha ultrapassado Cordeel, para ocupar a décima sétima posição e na sequência conseguiu se livrar de Nissany.

Hadjar também foi surpreendido por Vesti. No final do pelotão os duelos seguiam, Benavides conquistando a décima nona posição, em mais uma ultrapassagem realizada em Cordeel.

Com 20 voltas, os dez primeiros eram: Fittipaldi, Verschoor, Iwasa, Leclerc, Stanek, Bearman, Vesti, Hadjar, Pourchaire e Doohan. Pourchaire estava em um ritmo forte, acompanhando os movimentos de Vesti na escalada do pelotão. Fittipaldi que liderava a prova, também estava em um ritmo muito forte, controlando a liderança com mais de 2 segundos de vantagem para Verschoor.

Foi na volta 23 que Hauger recebeu uma punição de cinco segundos por ter cortado a linha do pit-lane. Na sequência Kush Maini também foi penalizado com cinco segundos por ter ultrapassado os limites de pista.

Pourchaire começou a lidar com a pressão de Doohan, pois o adversário tinha realizado a aproximação. O francês tinha dois carros separando-o de Vesti. No giro 25, Doohan concluiu a ultrapassagem, faturando o oitavo lugar.

Mesmo com o pneu dianteiro direito com certos problemas, Vesti concluiu a ultrapassagem em Arthur Leclerc. Na volta 27, Stanek, Leclerc, Bearman e Hadjar realizaram as suas trocas de pneus obrigatórias.

O grid começou a se reorganizar, mas foi no momento da parada de Iwasa, que Leclerc começou a ficar lento na pista e seu pneu traseiro direito se soltou, o problema aconteceu pouco depois da parada. O Virtual Safety Car foi ativado, mas pouco depois optaram por colocar o SC na pista.

Com o Safety Car em pista na volta 29, vários pilotos realizaram as suas trocas, alguns competidores optaram até mesmo por uma segunda parada, para contar com pneus melhores no final da prova.

A estratégia da Carlin para Fittipaldi foi péssima, o Safety Car poderia ter ajudado o brasileiro, mas o piloto foi prejudicado. Verschoor conseguiu se aproveitar, pois quando ocorreu a mudança do VSC pelo SC ele se lançou aos boxes, desta forma conseguiu a quinta posição. Fittipaldi por sua vez ficou apenas com o nono lugar.

Atrás do Safety Car, abrindo a volta 31, os dez primeiros eram: Vesti, Doohan, Pourchaire, Martins, Verschoor, Iwasa, Maloney, Nissany, Fittipaldi e Benavides.

O Safety Car deixou a pista ao final da volta 32, Vesti controlou a relargada. Foi neste momento que Verschoor faturou a quarta posição, pouco depois foi a vez de Iwasa atacar Martins e concluir a ultrapassagem. Fittipaldi assumiu a oitava posição.

Verschoor com pneus melhores não fez cerimônia e também conquistou a posição de Pourchaire. O piloto da ART por sua vez, ainda foi ultrapassado por Iwasa. Fittipaldi duelava com Maloney, foi nesse momento que Bearman viu uma oportunidade e realizou a ultrapassagem.

Maini enfrentou problemas após bater na traseira de Hauger e abandonou a prova na 35ª volta. O VSC foi ativado momentaneamente. Os dez primeiros eram: Vesti, Doohan, Verschoor, Iwasa, Pourchaire, Martins, Bearman, Fittipaldi, Maloney e Daruvala.

Quando o ritmo da prova foi retomado na volta 36, as batalhas recomeçaram. Usando o DRS, Bearman faturou a posição de Martins. Na sequência foi a fez de Fittipaldi escolher o lado de fora da pista para concluir a ultrapassagem no piloto da ART que estava completamente vendido nesse final de corrida.

A corrida de Pourchaire também estava prejudicada, pela escolha da ART. Bearman se lançou para a quinta posição e instantes depois foi a vez de Fittipaldi obter o sexto lugar. Doohan que estava sendo pressionado por Verschoor e Iwasa, caiu para o quarto lugar.

Restando duas voltas para o final, Vesti que era o líder da corrida, começou a ser extremamente pressionado pelos pilotos que tinham pneus melhores. Verschoor faturou a liderança na volta 39, pouco depois Iwasa também concluiu a ultrapassagem e obteve o segundo lugar. Vesti caiu para o terceiro lugar.

Benavides que ocupava a décima sétima posição, foi punido com cinco segundos.

Ao final da prova, Iwasa ainda tentou faturar a vitória, mas Verschoor conseguiu receber a vitória na primeira posição. Iwasa teve que se contentar com o segundo lugar, depois de imprimir uma performance alucinante no final da prova. Vesti cruzou a linha de chegada na terceira posição. Fittipaldi foi o sexto colocado.

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Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

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