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Em classificação marcada pela chuva, Iwasa supera Pourchaire para conquistar a pole na Austrália

A classificação da Fórmula 2 contou com dois períodos em bandeira vermelha. Iwasa faturou a primeira pole da temporada

Acompanhando a Fórmula 1 como evento suporte, a Fórmula 2 vai disputar a sua terceira etapa na Austrália. A definição do grid já foi realizada com Ayumu Iwasa garantindo a pole. O piloto da Dams superou o tempo obtido por Théo Pourchaire para ter o direito de começar a corrida da primeira posição.

Victor Martin foi o terceiro colocado, mas o piloto da ART Grand Prix foi o responsável por encerrar a classificação de forma antecipada, pois o competidor bateu no muro de contenção. Enzo Fittipaldi ficou a décima sexta posição, depois de ter figurado entre os dez primeiros colocados.

Para a corrida que será disputada neste sábado à 0h20 (pelo horário de Brasilia), Dennis Hauger vai começar a prova da primeira posição por conta do grid invertido, seguido por Jak Crawford. Kash Maini e Arthur Leclerc completam a segunda fila.

Saiba como foi a Classificação da Fórmula 2 na Austrália

Quando os pilotos da Fórmula 2 foram liberados ao traçado, a chuva estava forte e a água tinha se acumulado na pista. A visibilidade era bem baixa. Os competidores estavam com os pneus de chuva instalados. Neste momento a temperatura na pista estava na casa dos 18°C, com 14°C no ambiente.

Com apenas cinco minutos de atividade, o regime de bandeira vermelha foi instaurado. Oliver Berarman perdeu o carro na reta, o piloto da Prema tocou no muro de contenção, danificando a asa dianteira do seu carro. Com os detritos que ficaram na pista, a atividade precisou ser paralisada.

Quando a sessão foi reestabelecida nenhum dos competidores tinha aferido tempo no traçado ainda. Doohan abriu a tabela de tempos ao anotar 1m52s238, mas na sequência Hadjar anotou 1m52s080, contra 1m50s355 de Vesti. A pista seguia em evolução, com potencial para os tempos melhorarem.

Fittipaldi surgiu na segunda posição ao anotar 1m50s456, para instantes depois Doohan cravar 1m49s340. Hadjar obteve um tempo na casa de 1m48s808, Martin obtendo 1m49s102. Boschung que é o atual líder do Campeonato, extravasou os limites de pista, mas apareceu na décima posição. Berman retornou ao traçado, mas o piloto também perdeu o controle do carro e recorreu a área de grama do traçado para conseguir se livrar de uma batida e retornar à pista.

Restando quinze minutos de atividade, os dez primeiros eram: Iwasa, Crawford, Hauger, Hadjar, Doohan, Fittipaldi, Verschoor, Vesti, Martins e Leclerc. Iwasa da Dams anotou 1m46s376.

Sem a chuva cair pelo traçado, a pista foi evoluindo, principalmente com o trilho seco que se formaram, colaborando para criar uma parte mais veloz na pista, assim como uma área de melhor aderência. Martins saltou para a ponta com 1m45s736, enquanto Pourchaire lutava por uma posição melhor, ocupando apenas o décimo quinto lugar, com 1ms48s005.

Diferente de uma classificação convencional, os pilotos permaneceram mais tempo no traçado, antes de retornar aos boxes e preparar os equipamentos para uma nova saída e sequência de voltas rápidas.

Nos últimos minutos da classificação da Fórmula 2, Pourchaire saltou para o décimo segundo lugar ao anotar 1m47s374. Algumas marcas foram melhorando, como foi o caso de Iwasa, Leclerc e Boschung. Mas Maloney surpreendeu ao anotar 1m46s045, pegando o elevador para ocupar a terceira posição.

Pourchaire saltou para a ponta depois de fazer uma classificação apagada, o piloto anotou 1m45s732, para superar Martins, mas na sequência o piloto francês perdeu a ponta para Iwasa que anotou 1m45s118.

A sessão foi encerrada com bandeira vermelha, pois Victor Martins bateu no muro de contenção. O piloto da ART Grande Prix perdeu o controle da traseira do carro, batendo com força, para danificar toda a lateral e suspensão do seu carro.

Iwasa estabeleceu a pole, acompanhado por Pourchaire. Martins era o terceiro colocado, mesmo após a batida.

Com essa definição do grid, Iwasa ganha o direito de largada da pole, mas durante a corrida Sprint, o piloto da Dams começa a prova do décimo lugar, em decorrência do grid invertido.

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Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

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