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Em atividade dominada pela chuva, Fernando Alonso lidera o TL1 em Suzuka

Após algumas voltas com os pneus intermediários, Fernando Alonso saltou para a ponta e liderou o TL1 em Suzuka, acompanhado pela dupla da Ferrari

A Fórmula 1 seguiu para o Japão depois de disputar o GP de Singapura, nesta sexta-feira (07) os pilotos tiveram o encontro marcado com o Circuito de Suzuka. A chuva como era esperada invadiu a pista e marcou a atividade. Os pilotos ainda completaram algumas voltas e verificaram os seus carros, pois tem chance de encontrar condições climáticas parecidas durante o domingo.

Fernando Alonso encontrou uma volta voadora no traçado ao usar os pneus intermediários, o piloto da Alpine anotou 1m42s248, separado de Carlos Sainz por 1s42s563. Parte da atividade foi bem movimentada, com os pilotos aferindo tempo em seus pneus intermediários enquanto o traçado evoluía pois a chuva tinha sessado.

Charles Leclerc foi o terceiro colocado depois de aparecer na liderança, acompanhado por Esteban Ocon e Kevin Magnussen. Max Verstappen apareceu momentaneamente no traçado, sendo o primeiro piloto a arriscar os pneus intermediários (faixa verde), depois de liderar a sessão, retornou aos boxes. Mick Schumacher ficou com a sétima posição, acompanhado por Lando Norris, Valtteri Bottas e Sergio Pérez.

O grid ficou bem misturado, a dupla da Mercedes foi enviada ao traçado quando a chuva estava voltando a cair, desta forma os pilotos ficaram mais próximo da parte final da tabela, sem exigir muito dos carros nessas condições de pista.

A Fórmula 1 retorna às 3h (pelo horário de Brasília) para a realização do TL2.

Saiba como foi o TL1 do GP do Japão 

A previsão de chuva se concretizou nesta sexta-feira, antes do início do TL1 chovia em Suzuka. Quando a sessão teve início, a temperatura na pista estava na casa dos 20°C, com 16°C no ambiente.

A pista foi liberada normalmente para o acesso das equipes, mas os times levaram um pouco de tempo para liberar os seus competidores ao traçado, ainda que no domingo a chuva possa mais uma vez invadir a pista durante a corrida.

Algumas equipes levaram atualizações para os seus carros, a Ferrari mudou o seu assoalho, enquanto a AlphaTauri instalou uma nova asa traseira, a Alfa Romeo mudou o bico do carro e sua asa dianteira, enquanto a Williams mudou a sua tampa do motor. A Aston Martin fez uma alteração naquela asa traseira que fica próximo ao escapamento.

Kevin Magnussen foi o primeiro piloto a seguir para a pista, acompanhado por Yuki Tsunoda, os dois competidores utilizavam os pneus para chuva extrema. A voltas foi apenas de verificação, pois rapidamente os dois pilotos retornaram aos boxes sem aferir tempo.

Os poucos outros pilotos eram liberados ao traçado para as suas voltas de instalação e verificação do traçado. Mick Schumacher foi o primeiro piloto a aferir tempo, anotando 1m52s537. Lance Stroll abortou a sua volta, mas era possível ver o carro levantando muito spray.

Carlos Sainz anotou 1m49s952, superado por Charles Leclerc que registrou 1m49s103. Schumacher melhorou o seu tempo para 1m50s343. Com cerca de 20 minutos de atividade, os pilotos foram entrando no traçado e aumentando a movimentação no traçado.

Sainz passou a liderança da sessão quando a primeira meia hora de atividade estava se aproximando de sua conclusão, o espanhol registrou 1m47s758. Após meia hora de atividade os dez primeiros eram: Sainz, Leclerc, Ricciardo, Alonso, Bottas, Norris, Magnussen, Schumacher, Gasly e Zhou. Apenas 11 pilotos contavam com tempo no traçado. Verstappen, Pérez, Ocon e Russell se quer tinham deixado os boxes para uma volta de verificação.

Uma chuva mais intensa se aproximava do circuito para o final da sessão. Nicholas Latifi perdeu o controle do carro, escapando momentaneamente na pista.  Enquanto o piloto da Williams tinha problemas com Latifi, Max Verstappen apareceu na liderança depois de anotar 1m44s059, usando os pneus intermediários. Na sequência Valtteri Bottas obteve 1m43s134, sendo superado por Esteban Ocon que obteve 1m44s267, também investindo nos pneus intermediários.

Vários pilotos deixavam os boxes com os compostos intermediários dada a evolução da pista, a chuva ainda não estava caindo no autódromo. Com a evolução do traçado, Ocon superou Verstappen por 0s340 ao anotar 1m43s022.

Mesmo com a quantidade de água no traçado, os pilotos estavam mostrando um bom controle do seus carros, poucos erros foram observados no traçado durante a atividade. Leclerc foi o primeiro piloto a entrar na casa de 1m42s634, todos os competidores tinham abandonando o uso dos pneus intermediários.

Alonso apareceu na ponta com 1m42s248, quando restavam cerca de 17 minutos para o final. A chuva começou a retornar ao traçado como os satélites tinham apontado. Neste momento os dez primeiros eram: Alonso, Sainz, Leclerc, Ocon, Magnussen, Verstappen, Schumacher, Norris, Bottas e Pérez. A dupla da Mercedes levou um pouco mais de tempo para liberar os seus pilotos, desta forma eles permaneceram no final da tabela, Russell com 1m47s148, enquanto Hamilton tinha 1m47s584, ainda usando os pneus de faixa verde.

Por conta da chuva o traçado foi ficando ainda mais molhado, Leclerc retornou aos pneus de chuva extrema. O traçado voltou a ficar vazio.

Valtteri Bottas e Zhou Guanyu ainda retornaram para a pista, em uma última avaliação dos carros da Alfa Romeo, mas o piloto finlandês escapou do traçado. Aqueles pilotos que retornaram ao traçado nos últimos segundos, tiveram a oportunidade de treinar a largada.

Com o cronômetro já zerado após o teste de largada, Mick Schumacher perdeu o controle do carro e bateu. Desta forma o trator entrou na pista para realizar a remoção do carro da Haas.

Programação para o GP do Japão – Foto: Ale Ranieri / BP
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Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

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